Yokogawa América do Sul

Yokogawa Lança Nova Versão do Centum VP

Notícias
São Paulo - 21 de Março, 2017
Yokogawa Lança Nova Versão do Centum VP

Sistema de Controle de Produção Integrado CENTUM® VP R6.04

–Adição de Novos Módulos de IO–

 

A Yokogawa Electric Corporation está lançando uma versão melhorada de seu sistema integrado de controle de produção CENTUM® VP. As melhorias desta última versão, R6.04, incluem um novo módulo de entrada / saída (IO) que dará um maior leque de opções aos usuários.

Desenvolvimento

O CENTUM VP é uma plataforma de controle de produção altamente confiável que tem demonstrado seu valor em uma grande variedade de operações de processo. As soluções do CENTUM VP englobam todas as etapas do ciclo de vida da planta, desde o projeto, engenharia, instalação e startup até a operação completa, manutenções de rotina e mais complexas, incluindo a migração e atualização para plataformas tecnológicas mais atuais, baseado nas necessidades do usuário, dinâmica do mercado e avanços tecnológicos.

 

Os sistemas de controle necessitam de dispositivos de IO para poder aquisitar os dados dos instrumentos de campo, como sensores e válvulas, no intuito de automatizar o controle dos equipamentos da planta. O N-IO (Network-IO) do CENTUM VP é um desses dispositivos de IO de campo. Como o módulo universal de IO foi desenvolvido originalmente para o dispositivo N-IO para poder lidar com uma grande variedade de tipos de sinal IO, é extremamente fácil instalar diferentes tipos de sensores ao projetar uma nova planta ou renovar uma planta existente. Com isso, é possível economizar tempo e esforços significativos e concluir tais projetos antecipadamente. Há casos, no entanto, em que os usuários podem desejar adicionar sensores que não requerem essa característica versátil. Para esses casos, a Yokogawa adicionou à sua linha do N-IO um novo dispositivo de IO, de baixo custo e que manipula apenas sinais digitais.

 

 

Melhorias

1. Novo modulo de IO

Como os sistemas de controle mais recentes geralmente utilizam principalmente sinais digitais, um novo módulo de IO de baixo custo que manipula apenas sinais digitais foi adicionado à família do N-IO. Para acomodar sinais analógicos e digitais, este novo módulo pode ser usado em combinação com o módulo IO universal. Desta forma, o custo total de um novo projeto ou uma expansão poderá ser reduzido.

Além disso, uma nova função para conversão de sinal foi incluída no adaptador do novo módulo de IO. Com o módulo de IO universal, é necessária uma placa dedicada para conversão de sinal para receber diretamente sinais de um instrumento de temperatura. A incorporação desta função ao novo módulo de IO elimina a necessidade deste hardware.

 

2. Windows 10

Esta versão mais recente do CENTUM utiliza o Microsoft Windows 10 Enterprise, o sistema operacional ideal para sistemas de controle. Com base em seu modelo de serviço LTSB, a Microsoft fornece cinco anos de suporte estendido, além dos cinco anos de suporte padrão (suporte gratuito que inclui atualizações de patches de segurança), permitindo alcançar cerca de 10 anos de ciclo de vida do produto. Por esses meios, a Yokogawa continua aperfeiçoando seus sistemas e, por sua vez, garantindo um desempenho estável a longo prazo.

 

3. Topologia de Rede em Anel

O barramento de controle utilizada pelo Centum VP, que é capaz de disponibilizar os dados em tempo real, denominada Vnet/IP®* utiliza a topologia em estrela, na qual todos os dispositivos estão conectados a um hub central. Esta última versão do CENTUM, além de permitir a topologia em estrela, também permite o uso da topologia em anel, na qual os dispositivos são conectados entre si sob a forma de um anel. Com este recurso, redes mais flexíveis podem ser configuradas para atender as necessidades do cliente.

* Vnet/IP é uma rede de controle desenvolvida pela Yokogawa que apresenta alta confiabilidade e resposta rápida. A Vnet/IP está em conformidade com a norma internacional IEC61784-2.

 

 

Principais Mercados

Processos industriais como Petróleo e Gás, Petroquímicas, Químicas, Geração de Energia, Papel e Celulose, Farmacêutica, Alimentos, Ferro e Aço, Água e Tratamento de Água.

 

Aplicações

Operação, Monitoramento e Controle automático de plantas

 

Para mais informações

https://www.yokogawa.com/solutions/products-platforms/control-system/distributed-control-systems-dcs/centum-vp/

 

Sobre a série CENTUM

A Yokogawa lançou seu sistema de controle distribuído CENTUM (DCS) em 1975, o primeiro no mundo. O CENTUM VP é a nona geração da série CENTUM. Conhecidos por seu desempenho robusto, os sistemas CENTUM estabelecem altos padrões de excelência em engenharia e tecnologia, ao mesmo tempo em que garantem compatibilidade com as versões anteriores do sistema e com suporte para as mais recentes aplicações de tecnologia. A engenharia orientada para o conhecimento está no coração do CENTUM, um produto emblemático da Yokogawa que vem servindo com orgulho a indústria de processos, com mais de 25.000 instalações em todo o mundo ao longo dos últimos 40 anos.

 

Sobre a Yokogawa

A rede global da Yokogawa possui 114 empresas e abrange 59 países. Fundada em 1915, uma empresa de 3.7 bilhões de dólares, realiza pesquisas de ponta em inovação. A Yokogawa está envolvida em automação industrial e controle (IA), teste e medição, aviação e outros segmentos de negócios. O segmento de automação industrial desempenha um papel vital em uma ampla gama de indústrias, incluindo petróleo, produtos químicos, gás natural, energia, siderurgia, papel e celulose, produtos farmacêuticos e alimentos. Para mais informações sobre a Yokogawa, por favor, visite o site www.yokogawa.com.

 

Os nomes das empresas, organizações e marcas neste texto são marcas comerciais ou marcas registradas de seus respectivos detentores.