Yokogawa América do Sul

Yokogawa Adquire uma Empresa Norueguesa com Tecnologia de Injeção Química Avançada

Notícias
São Paulo, Brasil - 21 de Julho, 2017
Yokogawa Adquire uma Empresa Norueguesa com Tecnologia de Injeção Química Avançada

- Reforçando nossas soluções visando os setores upstream e midstream de óleo e gás -

 

A Yokogawa Electric Corporation anunciou a aquisição da TechInvent2 AS, uma empresa norueguesa que detém os direitos da FluidCom™, uma válvula medidora de injeção química (CIMV). A FluidCom previne bloqueios e corrosão em poços de óleo, tubulações e outras instalações, e emprega uma tecnologia patenteada para controle térmico. Ele incorpora funções de um medidor de vazão mássica, válvula de controle e controlador de válvula, e tem poucas partes móveis.

A FluidCom já foi entregue a diversas grandes indústrias internacionais de óleo e gás. Com a TechInvent2 se unindo ao Grupo Yokogawa, a Yokogawa visará a entrega desta solução aos setores upstream e midstream de óleo e gás, ajudando assim a aprimorar a eficiência operacional, reduzir custos operacionais e melhorar a saúde, segurança e o meio ambiente (HSE).

 

Desenvolvimento

Baseada no plano de negócios de médio prazo Transformation 2017, a Yokogawa continuará com foco nas indústrias de óleo e gás, e se esforçará para fortalecer suas soluções visando os setores upstream e midstream, além de seus negócios no setor downstream. Seguindo a aquisição da KBC Advanced Technologies em abril de 2016, uma fornecedora de serviços de consultoria que se baseia em suas próprias tecnologias de simulações avançadas de gás e óleo, a companhia tem se empenhado para trabalhar com os clientes para criar valor através da provisão de soluções que abordem todos aspectos de suas atividades comerciais.

Em poços de óleo e tubulações, esforços para garantir um caminho seguro de fluxo de óleo (garantia de fluxo) realizam um papel importante papel na manutenção da eficiência da produção. A aderência de várias substâncias químicas às paredes de dentro dos tubos podem reduzir seu diâmetro interno e causar corrosão. Para prevenir o acúmulo de substâncias e corrosão, certos produtos químicos devem ser injetados nos tubos. Aprimorar a eficiência deste processo é um grande desafio nos setores upstream e midstream.

 

Válvula Medidora de Injeção Química da FluidCom

Válvulas de injeção química têm sido tradicionalmente operadas manualmente no setor upstream, no entanto há casos em que a injeção química foi automatizada usando uma solução atualizada. No primeiro caso, as válvulas tenham que ser frequentemente abertas, fechadas e ajustada pelos operadores da planta. Isso é caro, pois necessita a contratação de pessoal adicional e é um trabalho feito sob condições ambientais muito difíceis no campo.  

Também é um problema conhecido que a dosagem imprecisa e instável de substâncias químicas leva a custos operacionais e desafios com processos específicos. Para direcionar e resolver estes problemas, há um incremento de demanda por soluções automáticas de injeção integradas que performem estavelmente e ofereça um alto nível de precisão na dosagem.

A Válvula Medidora de Injeção Química da FluidCom tem um design único baseado em uma tecnologia patenteada, fornecendo controle de fluxo integrado e medição usando uma combinação única de materiais e efeitos térmicos. FluidCom é um dispositivo totalmente automático e confiável com um design simples que performa controles de válvulas autônomas e medição de fluxo contínuos. O dispositivo é capaz de estabilizar injeções químicas em pequenas quantidades requeridas. Ele tem poucas partes móveis e tem se mostrado preciso, uma solução confiável para o controle de aplicações de injeção química. Não é necessária manutenção regular e são fornecidas características remotas de controle.

O dispositivo tem como característica um mecanismo de autolimpeza que reduz a carga de trabalho de manutenção, e a injeção automática de produtos químicos em quantidades corretas elimina a necessidade de intervenções manuais de operadores da planta e trabalhadores de manutenção, permindo que o pessoal diminua a exposição a condições duras de ambiente no campo. Isso aumenta o HSE.

A FluidCom é também uma solução valiosa para operações downstream, onde a prevenção de corrosão é sempre uma preocupação. Uma versão ISA100 Wireless™* está planejada.

Comentando sobre a aquisição desta companhia, Shigeyoshi Uehara, chefe de Negócios de Produtos e Serviços de AI da Yokogawa, disse:

A FluidCom vai melhorar a garantia do fluxo, que é uma preocupação chave de nossos clientes nas indústrias de óleo e gás e trará uma grande contribuição a suas operações ajudando não somente a aprimorar sua eficiência de produção e reduzir custos operacionais, mas também aumentar o HSE. A combinação da FluidCom das simulações tecnológicas da KBC e dos dispositivos de campo da Yokogawa nos permitirão expandir o range de nossas soluções upstream e midstream e permitirá a entrega de valor de novas maneiras para nossos clientes.

 

* ISA100 Wireless

Uma tecnologia que foi baseada no padrão ISA100.11ª. Isso inclui as comunicações ISA100.11ª-2011, uma camada de aplicação com processos de controle padrão da indústria, descrições e capacidades do dispositivo, uma interface de gateway, provisionamento infravermelho e um roteador backbone.

 

 

Sobre a TechInvent2

A TechInvent2 é uma subsidiária integral da TechInvent AS, uma companhia situada em Stravanger, na Noruega, fundada em 2008. A TechInvent é de propriedade do fundador e CEO, Alf Egil Stensen, uma empresa de capital de risco da Statoil Technology Invest AS, Aarbakke Innovation AS e Ipark. A companhia tem fornecido tecnologia de injeção química FluidCom para grandes empresas desde 2016. Alf Egil Stensen continuará como CEO da companhia agora que é parte da Yokogawa. 

 

Sobre a Yokogawa

A rede global da Yokogawa possui 113 empresas e abrange 60 países. Fundada em 1915, é uma empresa de 3.5 bilhões de dólares, e realiza pesquisas de ponta e inovação. A Yokogawa está envolvida em automação industrial e controle (IA), teste e medição e outros segmentos de negócios. O segmento de automação industrial desempenha um papel vital em uma ampla gama de indústrias, incluindo petróleo, produtos químicos, gás natural, energia, siderurgia, papel e celulose, produtos farmacêuticos e alimentos. Com foco nestes segmentos, a Yokogawa maximiza seus ganhos oferecendo uma gama de produtos altamente confiáveis e trabalhando com sua subsidiária KBC Advanced Tecnologies para fornecer soluções e serviços premium. Para mais informações sobre a Yokogawa, por favor, visite o site www.yokogawa.com

 

Os nomes das companhias, produtos e marcas neste texto são marcas registradas ou marcas de seus respectivos titulares.