Yokogawa América do Sul

Yokogawa Conduz Teste PoC de Serviço de Monitoramento de Bomba Remota Utilizando Arquitetura IIoT

Notícias
São Paulo, Brasil - 28 de Setembro, 2017
Yokogawa Conduz Teste PoC de Serviço de Monitoramento de Bomba Remota Utilizando Arquitetura IIoT

- Criando novos valores ao trabalhar com empresas parceiras -

A Yokogawa Electric Corporation anunciou que começou a trabalhar com a Iwaki Co., Ltd. em um teste de conceito de produto (PoC) para um serviço de monitoramento de bomba remota. Este serviço utilizará uma arquitetura IoT (IIoT), que está sendo desenvolvida pela Yokogawa. O teste PoC vai analisar o mercado potencial para este serviço e investigar os meios pelos quais ele pode ser oferecido.

A Yokogawa exibirá e demonstrará um protótipo deste serviço no IoT Solutions World Congress 2017, que será realizado em 3 de outubro em Barcelona, na Espanha, e no IoT Korea Exhibition 2017, que ocorrerá em 11 de outubro em Seul, na Coreia do Sul.

 

Sobre este serviço

A Yokogawa e a Iwaki irão conduzir em conjunto um teste PoC de um serviço para monitorar remotamente o status de operação das bombas de acionamento magnético*1 da Iwaki, que será amplamente utilizado em plantas químicas, farmacêuticas e alimentícias para o transporte de vários tipos de fluidos. Com este serviço, os dados de operação, como a corrente desenhada pela bomba, pressão de descarga da bomba, taxa de fluxo, temperatura do líquido transportado e status cheio/vazio do tanque, serão coletados por um protetor de bomba DRN da Iwaki e transferidos para a nuvem utilizando a infraestrutura IIoT da Yokogawa, que está sendo desenvolvida, e permitirá que um gerente de planta os acesse remotamente de qualquer localização. Com a habilidade de monitoramento remoto do status da operação das bombas da planta, o gerente será capaz de detectar problemas no início e consultar oos funcionários da sede para decidir sobre contramedidas abrangentes e adequadas. Os fabricantes de bombas poderão utilizar este serviço para garantir uma manutenção oportuna dos produtos de campo de seus clientes. Com este serviço, será possível monitorar o status da operação de múltiplas bombas remotamente, e uma mensagem de aviso poderá ser enviada por e-mail para o gerente de fábrica ou manutenção para garantir uma resposta rápida quando um limite definido for excedido.

A Iwaki é lider na fabricação de bombas químicas e farmacêuticas no Japão. Ao se tornar parceira desta companhia, a Yokogawa terá acesso ao seu abundante conhecimento e expertise, e também será capaz de rapidamente avaliar o mercado potencial deste serviço.

Com a arquitetura IIoT que está sendo desenvolvida pela Yokogawa, um dispositivo gateway IoT receberá dados do sensor através de uma rede de área ampla de baixa potência (LPWAN) ou algum outro link wireless, ou ainda através de uma interface de comunicação analógica/digital. Uma vez na nuvem, estes dados podem ser acessados usando um celular ou rede de linha fixa. A Yokogawa pretende criar um sistema que simplifique o processo de conexão a sensores e outros instrumentos, e transfira os dados para a nuvem. Com a funcionalidade plug-and-play*2, a detecção e configuração do dispositivo será feita automaticamente e outras funções facilitarão as tarefas da transferência de dados, controle remoto e notificações de alarme. Espera-se que este dispositivo seja compatível com bombas de diversos fabricantes além da Iwaki, desde que utilizem o protetor de bomba DRN.

Durante o teste PoC, será avaliado o mercado potencial para este serviço e analisada a viabilidade de acelerar sua comercialização ao oferecê-lo baseado em um modelo de assinatura*3. Ao trabalhar em conjunto com a Iwaki, líder de mercado na indústria de bombas, a Yokogawa será capaz de apresentar soluções que gerarão novos valores para seus clientes.

 

 

1* Uma bomba centrífuga na qual a força rotacional de um motor é transmitida para um impulsor usando força magnética, eliminando a necessidade de vedação para evitar vazamento de fluidos. A parte molhada é revestida com Teflon ou carboneto de silício e é resistente a produtos químicos.

*2 A detecção automática e configuração de um sensor ou algum outro dispositivo quando ele é conectado à rede. Dispositivos assim configurados se tornam imediatamente disponíveis para uso.

*3 Um sistema no qual as taxas são pagas dependendo do período de uso.

 

 

* Um padrão de comunicação serial publicado conjuntamente pela Associação de Indústrias de Telecomunicação e Aliança de Indústrias Eletrônicas (TIA/EIA)

Imagem do sistema de um serviço de monitoramento de bomba remota

 

Sobre Iwaki Co., Ltd.

Desde sua fundação em 1956, a companhia tem fornecido uma variedade de produtos de controle de fluidos, principalmente bombas, para produtores farmacêuticos, químicos e de outros produtos.

http://www.iwakipumps.jp/en/corporate/profile

 

Sobre a Yokogawa

A Yokogawa é uma empresa global com 113 filiadas em 60 países. Fundada em 1915, a companhia de 3,5 bilhões de dólares está engajada em pesquisas de ponta e inovação. A Yokogawa atua no ramo de controle e automação industrial, teste e medição e aviação, além de outros segmentos de negócios. O segmento de automação industrial é um importante negócio em vários tipos de indústrias, como óleo, química, gás natural, energia, siderurgia, papel e celulose, farmacêutica e alimentícia. Pensando neste segmento, a Yokogawa ajuda as empresas a maximizar o seu processo oferecendo uma grande variedade de produtos confiáveis e soluções da KBC, que apresenta soluções e serviços diferenciados. Para maiores informações, por favor visite www.yokogawa.com.br

 

 

Os nomes de corporações, organizações e produtos são marcas comerciais ou marcas registradas de seus respectivos proprietários.