Yokogawa América do Sul

Yokogawa Lança Novo Sistema de Detecção de Gás Wireless SIL2 ProSafe®-RS

Notícias
São Paulo, Brasil - 25 de Julho, 2017
Yokogawa Lança Novo Sistema de Detecção de Gás Wireless SIL2 ProSafe®-RS

- Oferecendo uma solução total do sistema, incluindo consultoria e engenharia -

 

A Yokogawa Electric Corporation anuncia que lançará o sistema de detecção de gás wireless ProSafe-RS® SIL2*1 em setembro.

 

O sistema de detecção de gás wireless ProSafe-RS SIL2 consistirá no aprimoramento de uma versão recente do Sistema Instrumentado de Segurança Yokogawa, ProSafe-RS SIL3 (R4.03.10), dispositivos de rede wireless Yokogawa, painéis anunciadores e detectores de gás wireless GasSecure*2 GS01 ou GS01-EA*3.

Para este sistema, a Yokogawa estabelecerá uma solução total que incluirá consultoria e engenharia.

 

Desenvolvimento

Nas indústrias de energia e materiais básicos, como petróleo, gás, petroquímica e química, os Sistemas Instrumentados de Segurança são utilizados para iniciar uma parada de emergência com segurança quando uma falha crítica é detectada e iniciar a operação de outros sistemas que podem extinguir ou prevenir um incêndio.

O sistema wireless consiste em dispositivos de campo capazes de se comunicar sem fio com sistemas de monitoramento e controle. Os dispositivos sem fio têm uma série de vantagens, como permitir a instalação em locais de difícil acesso e a redução de custos de instalação, e eles são cada vez mais vistos como elementos essenciais nas soluções de segurança da planta. Esta é uma consideração particularmente importante com os sistemas de detecção de gases, cuja operação pode ser facilmente impactada por fatores como localização de instalação e condições ambientais. E mesmo após a instalação do sistema, os esforços contínuos para otimizar sua configuração geral podem exigir mudanças ocasionais na localização e no número de dispositivos de detecção. O uso da tecnologia sem fio elimina a necessidade de se preocupar com a fiação e, portanto, facilita muito o processo de movimentação e / ou instalação de dispositivos de detecção adicionais.

Para alcançar a redução do risco de nível SIL2 ao usar detectores de gás wireless com um Sistema Instrumentado de Segurança, são necessários protocolos de comunicação que atendam aos requisitos de segurança funcional especificados no padrão internacional*4 da IEC 61508. Para atender a esta necessidade, a Yokogawa fornecerá um sistema de detecção de gás wireless SIL2 com base em uma nova versão do sistema instrumentado de segurança ProSafe-RS, que interligará dispositivos de campo usando um protocolo de comunicação compatível com IEC 61508.

 

Características do Sistema

O sistema de detecção de gás wireless ProSafe-RS SIL2 consistirá em uma nova versão do sistema instrumentado de segurança ProSafe-RS, R4.03.10, que será aprimorado para adicionar suporte para uma tecnologia de comunicação de segurança compatível com IEC 61508 usada na automação distribuída, painéis anunciadores, dispositivos wireless compatíveis com o protocolo ISA100 Wireless*5 e os detectores de gás wireless GasSecure GS01 ou GS01-EA, que são os únicos dispositivos deste tipo na indústria que conseguem redução de risco SIL2.

 

1. Solução total do sistema, incluindo consultoria e engenharia

Através do uso da tecnologia wireless, o sistema de detecção de gás wireless ProSafe-RS SIL2 permitirá uma maior flexibilidade com a configuração de dispositivos de detecção e será adequado para uso como Sistema de Fogo & Gás (F&G) e Sistema de Parada de Emergência (ESD) graças à sua redução de risco SIL2. Com base em seu conhecimento sobre cada um dos componentes deste sistema e sua experiência em controle de produção, instrumentação de segurança, engenharia e consultoria em campo, a Yokogawa poderá oferecer uma solução total do sistema, incluindo suporte ao cliente.

 

2. Maior eficiência operacional

Nas telas integradas do sistema de controle de produção Yokogawa CENTUM® VP, os operadores poderão monitorar facilmente o funcionamento do sistema de detecção de gás wireless ProSafe-RS SIL2, bem como de qualquer sistema convencional de detecção de gás com fio. Uma vez que o detector de gás wireless GasSecure GS01 ou GS01-EA usa o mesmo faceplate como um detector de gás com fio, os operadores não terão problemas para identificar quaisquer alterações no status do detector, ajudando assim a evitar erros que possam resultar da má interpretação da informação.

 

3. Manutenção melhorada

Com o CENTUM® VP, os operadores terão acesso na tela a informações sobre o status de todos os dispositivos de rede, a carga restante nas baterias do detector de gás e o status das comunicações sem fio, e assim poderá detectar e responder rapidamente a qualquer anormalidade. Graças a estas funcionalidades, podem ser elaborados planos de manutenção mais eficientes que, por exemplo, exigirão menos verificações periódicas.

Configuração do Sistema

 

Sobre o ProSafe-RS

Lançado em fevereiro de 2005, o Sistema Instrumentado de Segurança ProSafe-RS ajuda a prevenir acidentes detectando condições anormais nas operações da planta e iniciando ações de emergência, como a parada da planta. Um órgão de certificação independente certificou que o ProSafe-RS pode ser utilizado em aplicações até SIL3. Ao contrário dos Sistemas Instrumentados de Segurança convencionais e sistemas de controle distribuídos, que são considerados como tendo diferentes papéis e funções e operam separadamente, o funcionamento do ProSafe-RS e do sistema de controle CENTUM pode ser totalmente integrado. O ProSafe-RS é altamente recomendado pelos usuários e foi instalado em mais de 2.100 projetos em todo o mundo (até abril de 2017).

 

Compromisso da Yokogawa com negócios em Wireless

A Yokogawa desenvolveu tecnologias de comunicação wireless para processos contínuos que exigem controle avançado e lançou os primeiros dispositivos do Sistema Wireless ISA100 no mundo em julho de 2010, oferecendo aos seus clientes uma gama mais ampla de produtos. Atualmente, a Yokogawa oferece aos seus clientes no setor de petróleo, gás e outras indústrias uma grande diversidade de Gateways wireless, Access Points wireless, dispositivos de campo wireless e adaptadores wireless para dispositivos com fio convencional.

 

Principais Mercados alvo e Aplicações

Para uso em sistemas de fogo & gás (F&G) e sistemas de parada de emergência (ESD) em indústrias de processo como petróleo, gás natural, petroquímica, produtos químicos, produtos farmacêuticos, energia elétrica e ferro e aço

 

 

* 1 Estabelecido pela International Electrotechnical Commission (IEC), um nível de integridade de segurança (SIL) indica o nível relativo de risco fornecido por uma função de segurança. Os SIL 1 a 4 são definidos pela IEC 61508. No SIL2, o fator de risco para uma planta está em uma faixa entre 1/100 e 1 / 1.000. No SIL3, o fator de risco está em um intervalo entre 1 / 1.000 e 1 / 10.000.

*2 Uma subsidiária da empresa alemã Drägerwerk AG & Co.

*3 Equipado com uma antena de extensão

*4 Padrão para a segurança funcional de sistemas elétricos / eletrônicos / programáveis ​​relacionados à segurança

*5 Um protocolo de rede baseado no padrão de comunicação wireless ISA100.11a para automação industrial desenvolvido pela International Society of Automation (ISA) e as aplicações necessárias para sua implementação. Isto foi aprovado como o padrão internacional IEC 62734 em outubro de 2014.

 

 

Sobre a GasSecure

A GasSecure AS é uma subsidiária da Dräger e desenvolve, comercializa e vende o primeiro detector de gás óptico verdadeiramente sem fio do mundo para aplicações industriais exigentes. Representando uma evolução na detecção de gás, o detector baseia-se em tecnologia óptica inovadora de ultra-baixa potência MEMS e introduziu um novo nível de confiabilidade e flexibilidade para a detecção de vazamentos de gás. Os detectores totalmente sem fio aumentam a segurança e reduzem drásticamente os custos das indústrias de petróleo e gás, petroquímica, marinha e outras. Para mais informações, visite www.gassecure.com.

 

Sobre a Dräger

A Dräger é líder internacional nos campos da tecnologia médica e de segurança. Seus produtos protegem, apoiam e salvam vidas. Fundada em 1889, a Dräger gerou uma receita de cerca de 2,43 bilhões de euros em 2014. O Grupo Dräger está atualmente presente em mais de 190 países e tem cerca de 13.500 funcionários em todo o mundo. Para mais informações, visite www.draeger.com

 

Sobre a Yokogawa

A rede global da Yokogawa possui 113 empresas e abrange 60 países. Fundada em 1915, uma empresa de 3.5 bilhões de dólares, realiza pesquisas de ponta em inovação. A Yokogawa está envolvida em automação industrial e controle (IA), teste e medição, aviação e outros segmentos de negócios. O segmento de automação industrial desempenha um papel vital em uma ampla gama de indústrias, incluindo petróleo, produtos químicos, gás natural, energia, siderurgia, papel e celulose, produtos farmacêuticos e alimentos. Para mais informações sobre a Yokogawa, por favor, visite o site www.yokogawa.com.

 

Para maiores informações:

ProSafe-RS:

https://www.yokogawa.com/solutions/products-platforms/control-system/safety-instrumented-systems-sis/

Field Wireless:

https://www.yokogawa.com/solutions/products-platforms/field-instruments/field-wireless/

 

Os nomes das empresas, organizações e marcas neste texto são marcas comerciais ou marcas registradas de seus respectivos detentores.