Yokogawa América do Sul

Yokogawa Lança o Sistema de Descoberta Citológica de Alto Rendimento CellVoyager® CV8000

Notícias
São Paulo, Brasil - 05 de Setembro, 2017
Yokogawa Lança o Sistema de Descoberta Citológica de Alto Rendimento CellVoyager® CV8000

 - Para uma descoberta mais rápida de novos medicamentos e aprimoramento da eficiência na pesquisa biomédica -

A Yokogawa Electric Corporation anunciou o lançamento do CellVoyager® CV8000, um sistema de descoberta citológica de alto rendimento com funções aprimoradas.

O CV8000 apresenta uma célula incubadora com um design totalmente selado e aprimorado que facilita a observação do comportamento da célula por longos períodos. Adicionalmente, o CV8000 vem com o CellPathfinder, um novo programa que pode analisar imagens de células não rotuladas e amostras de imagens 3D. Com estes recursos, o CV8000 melhora a eficiência na pesquisa de descoberta de medicamentos e pesquisa biomédica com assuntos de ponta como células iPS e ES (células-tronco pluripotentes induzidas e células-tronco embrionárias).

A Yokogawa vai expor o CV8000 na Conferência de Análise de Alto Conteúdo Europa SLAS 2017, que acontecerá em 19 e 20 de setembro em Madri, Espanha. A organizadora deste evento, a Sociedade para Automação Laboratorial e Análise (SLAS), é mundialmente renomada no campo da ciência da vida.

 

Cenário de Desenvolvimento

Os sistemas de análise de alto conteúdo (HCA), que podem identificar novos candidatos a medicamentos ao analisar até um milhão de componentes separados, estão entrando em grande uso no campo de descoberta de medicamentos. Com o HCA, as células são tratadas com compostos candidatos, exibidas por uma câmera de microscópio e as imagens são analisadas para determinar como as células reagem aos componentes. Os sistemas HCA estão em alta demanda porque eles podem executar a sequência de teste automaticamente. Por acelerar o processo de análise, eles são capazes de analisar rapidamente grandes números de compostos candidatos.

Para determinar a eficácia do componente candidato e o mecanismo de seus efeitos, as células devem também ser observadas por um longo período de tempo. Consequentemente, pesquisadores que usam sistemas HCA necessitam que eles ofereçam um ambiente que permita que as células sejam incubadas em observadas por longos períodos.

Organelas, como núcleo e mitocôndria, são frequentemente tratadas com tinta fluorescente para facilitar sua observação sob um microscópio, mas isso às vezes pode ser prejudicial na célula. Para permitir a observação das células vivas, há uma necessidade crescente por alternativas a técnica de marcação fluorescente. Eliminar do processo de rotulagem demorado também aprimoraria consideravelmente o alto rendimento. No entanto, ele dificulta a análise automática de imagens de células não rotuladas devido ao seu baixo contraste. O CV8000 foi desenvolvido para atender a esta necessidade.

 

Características do produto

1.      Ambiente de incubação aperfeiçoado para observação das células por longos períodos

Um estágio incubador para a incubação de células está disponível com os sistemas CellVoyager series. As células são cultivadas em centenas de poços em placas de micro-poços e são tratadas com componentes que são aplicados utilizando um mecanismo especial. Embora a versão anterior deste mecanismo ser capaz de aplicar compostos candidatos em cada um dos poços enquanto imagens das células são capturadas, ela foi projetada de uma forma que dificultava alcançar uma vedação hermética na célula incubadora. Para alcançar uma melhor vedação, a Yokogawa reprojetou este mecanismo. Como resultado, o CO2 pode ser mantido em um nível constante, oferecendo às células nos poços uma incubação em um ambiente mais uniforme.

 

2.      Software para analisar imagens de células não rotuladas e amostras de imagens 3D

O software de análise de imagem CellPathfinder foi desenvolvido para o CV8000. Através de algoritmos de aprendizado de máquina, este programa é capaz de reconhecer e analisar padrões em imagens de células não reconhecidas feitas com microscópio de campo claro*¹. Esta função de análise de imagem que a Yokogawa desenvolveu em 2015 foi baseada em uma tecnologia transferida da empresa finlandesa Chip-Man Technologies. Com esta função, múltiplas sobreposições de imagens de células em campo claro feitas de várias distâncias são combinadas para produzir uma imagem de alto contraste. Isto claramente visualiza os perfis de célula sem a necessidade de lentes de contraste de fase*². Além disso, ao usar a nova função de reconhecimento de padrões com estas imagens, é possível analisar com precisão as mudanças na proliferação da célula que ocorrem ao longo do tempo. Este software também tem uma função de análise de imagem 3D para observação das células que estão crescendo sob condições 3D similares ao ambiente natural. Esta função torna mais fácil quantificar o volume agregado da célula, área da superfície e localização. O CellPathfinder também pode ser utilizado com o citômetro de imagem quantitativa confocal da Yokogawa para uma mais precisa quantificação de células.

 

3.      Rápida imagiologia de células identificadas multicoloridas

Para imagiologia, organelas das células como núcleo e mitocôndria são rotuladas com diferentes corantes fluorescentes e cada uma destas fluorescências é excitada por um set de laser que corresponde a um comprimento de onda. Para capturar imagens destas organelas, é necessária uma câmera separada para cada corante. Se um sistema HCA não tem múltiplas câmeras, a imagem deve ser repetida para cada comprimento de onda. O CV8000 pode acomodar quatro câmeras (superior às três do CellVoyager CV7000). Como as células são catalogadas usualmente com não mais do que quatro cores, o CV8000 pode capturar imagens em um clique. Comparado ao CV7000, isso reduz o tempo necessário para a imagem em quatro cores em pelo menos 20%. Além disso, imagens contínuas permitem a observação de mudanças rápidas em células que ocorrem assim que um composto é administrado.

O número de comprimentos de ondas que podem ser selecionados foi aumentado de quatro para cinco. E enquanto oferece um número poderoso de novas funções, o CV8000 também é 40% menor e 20% mais leve que o CellVoyager CV7000.

 

4.      Disco de Nipkow tamanho pinhole com desempenho lider do setor

A série CellVoyager utiliza microlentes melhoradas com discos confocais Nipkow*³. O CV8000 pode aceitar discos com dois diferentes diâmetros pinhole: 25 μm e 50 μm. O disco de 25 μm permite observação das estruturas da célula em alta definição e o convencional disco de 50 μm é adequado para observar células com fraca fluorescência. Dependendo das condições, os usuários podem selecionar o disco apropriado para obter imagens nítidas.

 

Principais Mercados Alvo

Departamentos de pesquisa e desenvolvimento de companhias farmacêuticas, instituições de pesquisa de descoberta de medicamentos e organizações de pesquisa biomédica básica.

 

Aplicações

Análise de compostos candidatos para novos medicamentos, medicina regenerative e pesquisa de aplicação de descoberta de medicamentos com células iPS/ES, análise de funções celulares, estudo da formação de tecido.

 

CellVoyager

O sistema de análise de alto rendimento (HTS) executa uma análise de alta velocidade de componentes candidatos para novos medicamentos. Existem diversos métodos de análise. A análise de alto conteúdo (HCA) é um método de alta precisão e objetividade que utiliza múltiplos parâmetros para analisar imagens microscópicas da célula alvo e assim determina mudanças temporais dentro da célula e um sistema HCA utiliza este método de análise. O CellVoyager é um sistema HCA com análise de alto rendimento similar ao do sistema HTS. Para a observação de múltiplas amostras em altas velocidades, ele utiliza uma unidade de scanner confocal que é capaz de observar células vivas em tempo real e um mecanismo de direção que usa uma tecnologia de posicionamento de alta precisão. (Esta tecnologia foi originalmente desenvolvida para a fabricação de semicondutores, painéis LCD e similares). A Yokogawa lançou a primeira geração do CellVoyager CV6000 em 2009 e o CellVoyager CV7000 em 2011. Com a velocidade de análise*4 e resolução*4 líderes do mercado e sua capacidade de adquirir imagens continuamente para observação de mudanças das células antes e depois do tratamento com os compostos, o CellVoyager tem ajudado a acelerar a descoberta de novos medicamentos e a aprimorar a eficiência na pesquisa biomédica.

 

 

*1 Um tipo de microscópio amplamente utilizado que tem uma lâmpada para iluminar as amostras que não estão rotuladas com corantes fluorescentes.

*2 Um tipo de lentes que são utilizadas com um microscópio de campo claro que permite a observação de alto contraste de objetos transparente de outra forma.

*3 Um disco com múltiplas aberturas pinholes colocadas em padrões espirais para focar raios laser.

*4 Baseado em pesquisa de mercado Yokogawa de setembro de 2017

 

Para mais informações sobre o CellVoyager CV8000 Sistema de Descoberta Citológica de Alto Rendimento, acesse https://www.yokogawa.com/solutions/products-platforms/life-science/high-throughput-cytological-discovery-system/cv8000/

 

Sobre a Yokogawa

A rede global da Yokogawa possui 113 empresas e abrange 60 países. Fundada em 1915, é uma empresa de 3.5 bilhões de dólares, e realiza pesquisas de ponta e inovação. A Yokogawa está envolvida em automação industrial e controle (IA), teste e medição e outros segmentos de negócios. O segmento de automação industrial desempenha um papel vital em uma ampla gama de indústrias, incluindo petróleo, produtos químicos, gás natural, energia, siderurgia, papel e celulose, produtos farmacêuticos e alimentos. Com foco nestes segmentos, a Yokogawa maximiza seus ganhos oferecendo uma gama de produtos altamente confiáveis e trabalhando com sua subsidiária KBC Advanced Tecnologies para fornecer soluções e serviços premium. Para mais informações sobre a Yokogawa, por favor, visite o site www.yokogawa.com

 

Os nomes das companhias, organizações e produtos neste texto e suas marcas são marcas registradas ou marcas de seus respectivos titulares.