Yokogawa América do Sul

A Yokogawa lança a Plataforma de Operação Enterprise em Tempo Real baseado em Web FAST/TOOLS® R10.03

Notícias
São Paulo, Brasil - 04 de Dezembro, 2017
A Yokogawa lança a Plataforma de Operação Enterprise em Tempo Real baseado em Web FAST/TOOLS® R10.03

A Yokogawa Electric Corporation (Tóquio: 6841) anuncia o lançamento em 4 de dezembro do FAST/TOOLS® R10.03, a última versão de uma solução de software de visualização e gerenciamento de operação em tempo real baseado em web que perfeitamente escalona a partir de um sistema SCADA híbrido e pequeno para uma framework de engenharia e operação gerencial (enterprise), permitindo portabilidade de aplicações de níveis mais alto, modularização e padronização que ajudará nossos clientes em obter rendimentos máximos no investimento sobre o ciclo de vida do sistema inteiro.

 

Características do Desenvolvimento

Direcionado por fatores tais como IoT (Internet das Coisas), Big Data, analítica e nuvem, uma transformação digital está em curso que está levando para uma convergência de tecnologia de informação, operação e de engenharia (TI, TO e TE) sem intervenção humana, controlada remotamente e outras operações que vão além da tradicional solução em SDCD e SCADA. Para se beneficiar de processamento de transações próximas do tempo real e outros recursos já estabelecidos no domínio de TI, está se realizando um esforço crescente de se alcançar uma integração suave e convergente com o domínio de TO. Como os ciclos de produção e distribuição ficam mais enxutos e requerem maior flexibilidade, o compartilhamento instantâneo de dados em tempo real na capacidade operacional e condições para o planejamento de produção / manutenção e previsão se tornam fatores críticos para os resultados de chão de fábrica. Uma plataforma de SCADA moderna e aberta deve habilitar a ponte entre as lacunas entre os domínios de TI e TO ao nivelar a arquitetura “OPC Unified Architecture” (OPC UA), a linguagem de arquivos (XML), e interface direta com base de dados. Ao simplificar operações, atividades automatizadas e melhorando a experiência dos usuários, o CAPEX pode ser reduzido.

Reconhecendo que a maioria das empresas utilizam uma abordagem híbrida em seu gerenciamento e soluções de controle, a Yokogawa continuamente persegue inovações que garantem aos seus clientes a capacidade de transformar seus dados em informação pertinente e alavancar os seus investimentos. Este lançamento inclue novas funções que garantem maior transparência por integrar arquiteturas em camadas múltiplas e habilitar acesso global para compartilhar uma variedade de recursos.

 

Principais Características

O FAST/TOOLS R10.03 oferece melhorias significantes que melhoram a eficiência operacional, processamento de dados, utilização de aplicação, segurança e configuração, então permitindo que clientes ajustem suas aplicações para melhor se adaptar a suas metodologias de trabalho. Suporta o ecossistema industrial digital com modelos de informação aberta que simplificam e ampliam a integração de sub-sistemas e diagnósticos e habilita arquiteturas mais planas e enxutas. Isto se realiza através de soluções de virtualização (baseado em nuvem) que são gerenciados como sistema único.

1.      IHMs baseadas em alto desempenho da ISA-101

Para auxiliar os clientes a implementar uma estratégia de IHM mais efetiva foi desenvolvido uma biblioteca padrão baseada nos conceitos especificados no padrão da ISA-101. O padrão da ISA-101 foi desenvolvido para promover uma abordagem mais consistente no desenvolvimento e implementação efetiva de IHMs para aplicações de manufatura, particularmente nas indústrias de processamento. Baseado neste padrão, os usuários finais, os provedores de automação e integradores de sistema podem criar IHMs mais efetivas que lideram uma produtividade maior e um ambiente operacional mais seguro. A ISA-101 tem uma abordagem de ciclo de vida para gerenciar uma IHM e buscar identificar, definir e endereçar as diferentes necessidades que aparecem ao longo da vida útil do sistema. “Templates” (modelos) e estruturas orientadas a objeto que são criadas se utilizando esta biblioteca são elementos chave para o alto desempenho da IHM.

2.      Modelo de Informação (objetos em objetos)

Os requisitos de soluções de automação de processo em escala empresarial estão direcionando a necessidade por meios que façam sentido no constante aumento de volume de dados. Para este propósito a Yokogawa implementou um modelo de informação (árvore) que permite hierarquias de processo e expandir suas soluções habilitando objetos em objetos. Isto reduzirá custos de engenharia por simplificar o uso e reuso de templates e típicos.

3.      Integração aprimorada com SDCD

A integração de sistema é uma estratégia de desenvolvimento chave para prover aos usuários uma melhor experiência para operações, engenharia e perspectiva de manutenção. Enquanto os limites continuem ainda difusos na área de automação a Yokogawa está direcionando para interligar os ambientes e criar uma abordagem híbrida final por enfatizar a integração. Com ferramentas de integração aprimoradas para o SDCD que se tornam possíveis através do suporte de blocos de função adicionais e denominação hierárquica, assim como suporte avançado para integração do SDCD da Yokogawa (o sistema de controle de produção integrado CENTUM) em níveis corporativos e de SCADA.

4.      Novo componente com função de Tabela

Como parte da filosofia de ajudar a desbloquear e visualizar dados de forma pró-ativa, a Yokogawa incluiu um novo componente do tipo tabela que converte dados históricos, dados de rastreamento e outros tipos de dados num formato tabular simples. Isto permite que operadores executem filtros aos dados do FAST/TOOLS para criar rapidamente valores em tabela com referência cruzada. A transparência de dados é otimizada ao permitir que estas tabelas sejam utilizadas para gerar relatórios diretamente no formato gráfico nativo. 

5.      Função de Servidor OPC UA

Na era da Internet Industrial das Coisas (IIoT), conectividade com dispositivos de ponta no chão de fábrica e a integração de SCADA, MES, ERP e outros sistemas de gerenciamento de alto nível com sistemas em outros níveis é importante assegurar o acesso a dados preciosos e torna-lo acessível ao longo da solução inteira. O suporte de OPC UA permite a construção de soluções efetivas e simples para usuários que necessitam comunicar com sistemas de gerenciamento de nível superior. O OPC UA é a última versão do padrão OPC, e suas características são coesa, segura e confiável em framework multi plataforma para acessar dados em tempo real, histórico e eventos. Possui todas as funções do OPC “clássico”, incluindo acesso de dados, alarmes e eventos e histórico, então ajudando a reduzir os custos de integração de sistema. O servidor OPC UA permite que os usuários nivelem a coleção extensiva de drivers de protocolo do FAST/TOOLS para conectar um equipamento a uma rede de gerenciamento confiável e segura.

 

 

6.      Aprimoramento do sistema de segurança e de dados

A Yokogawa criou uma nova ferramenta de segurança de dados e de sistema padrão por providenciar uma solução de automação integrado com a habilidade de criptografar a comunicação entre hosts como um segundo nível de defesa, em adição a serviços baseados em TI como a integração nativa com serviço de Active Directory (AD). Com uma assinatura única (SSO) para requisições HTTP utilizando o Mecanismo de Negociação GSS-API Protegida e Simples (SPNEGO), a autenticação web agora é suportada. Este método é um padrão para autenticação de usuários para servidores web que incluem o suporte para AD SSO para browsers e aplicações tais como o MS Excel. Os usuários então podem negociar e autenticar com segurança as requisições HTTP para recursos seguros no servidor de aplicação/host do FAST/TOOLS empregando SPNEGO como serviço de autenticação de web. O SPNEGO providencia um mecanismo para estender o protocolo de autenticação de rede Kerberos para aplicações web usando o protocolo padrão HTTP. Diferentes tipos de clientes, particularmente aqueles que são baseados em browser (e.g. HTML5, JAVA), então se conectarão ao mesmo servidor web, mesmo se utilizam tecnologias que não possuem acesso direto ao AD.

 

Principais mercados alvo

Sistemas upstream/midstream (exploração, transporte e refino) de óleo e gás, petroquímica, química, energia renovável, energia, papel e celulose, farmacêutica, alimentos, mineração, siderurgia, distribuição de água e tratamento de água e esgoto.

 

Características do FAST/TOOLS

O primeiro lançamento foi em 1978, o FAST/TOOLS evoluiu de um sistema SCADA centralizado e software de IHM para um ambiente de automação empresarial que é usado pela Yokogawa de forma global para facilitar o controle supervisório em sistemas de clientes. Este software industrial no estado da arte beneficia nossos clientes através de visualização aprimorada, colaboração, suporte de decisão, configuração, comunicação, segurança, virtualização, instalação mínima, conectividade, análise/gerenciamento de alarmes operacionais e gerenciamento/salvamento de dados. O FAST/TOOLS também provê um sistema de arquivamento e restauração de dados históricos de produção com um historiador de processo de alto desempenho e em conjunto com um serviço de informação via web que dramaticamente simplifica o envio de informação de operação.

A Yokogawa continuará seu trabalho em aprimorar seu conjunto de soluções e serviços, incluindo o FAST/TOOLS, com o objetivo de assegurar operações altamente eficientes e seguras durante o ciclo de vida completo das facilidades dos clientes.

 

Sobre a Yokogawa

A rede global da Yokogawa é composta de 113 companhias distribuídas entre 60 países. Fundada em 1915, a companhia de US$3.5 bilhões é engajada em inovação e pesquisa no estado da arte. A Yokogawa está ativa na indústria de automação e controle (IA), teste e medição, aviônica e outros segmentos de negócios. O segmento IA possui um papel vital em uma grande variedade de indústrias incluindo óleo, química, gás natural, energia, siderúrgica, papel e celulose, farmacêutica e alimentos. Focando neste segmento, a Yokogawa ajuda as companhias a maximizar seus lucros por oferecer um agama de produtos de alta confiabilidade e serviço com a nossa subsidiária “KBC Advanced Technologies” para proporcionar soluções premium e serviços. Para maiores informações sobre a Yokogawa, por favor visite www.yokogawa.com

 

Os nomes das companhias, organizações e marcas neste texto são marcas comerciais ou marcas registradas dos seus respectivos portadores.