Yokogawa América do Sul

Yokogawa Lança Versão Aprimorada do STARDOM

Notícias
São Paulo, Brasil - 25 de Abril, 2017
Yokogawa Lança Versão Aprimorada do STARDOM

Yokogawa lança versão aprimorada do Sistema de Controle Baseado em Rede (NCS) STARDOMTM

–Reunindo as necessidades dos nossos clientes adicionando suporte para o último Sistema Operacional

 

 

A Yokogawa Electric Corporation anuncia que desenvolveu uma versão aprimorada do Sistema de Controle Baseado em Rede (NCS) STARDOMTM e que será lançado no dia 27 de Abril.

Esta última versão suporta o Windows 10, e o novo módulo de CPU de alta velocidade do STARDOM possui uma nova função que habilita aplicações em Java rodar no controlador do STARDOM. Em adição, foi acrescentado uma função de cálculo para atender as necessidades em operações de poço de gás e óleo.

Com a adição do suporte ao Windows 10 e outras novas funcionalidades, a Yokogawa está demonstrando seu comprometimento contínuo em aprimorar o sistema STARDOM para reunir as necessidades mais atuais das plantas dos clientes.

 

Histórico de Desenvolvimento

O STARDOM é um Sistema de controle baseado em rede (da sigla em inglês NCS) cujos principais componentes são o controlador autônomo FCN, a IHM baseada em web VDS e o software SCADA FAST/TOOLSTM. Desde que o STARDOM foi lançado pela primeira vez no Mercado em 2001, A Yokogawa vem continuamente aprimorando as funções deste sistema para satisfazer as mudanças de necessidades dos clientes. Baseado no conceito “Faster, Stronger, Smarter,” (mais rápido, mais forte, mais inteligente) nós lançamos recentemente um novo módulo de CPU em Março de 2016.

Com este último lançamento, o STARDOM vem se aprimorando como parte do nosso esforço contínuo de atender a evolução das necessidades dos clientes, incluindo-se as operações em poços de gás, óleo, gasodutos e oleodutos. Neste lançamento se inclui a funcionalidade de gerenciamento dos pacotes de dados locais para reduzir a quantidade de tráfego de dados de comunicação entre a sala de controle e monitoração e as localidades distribuídas ao longo de uma área vasta.

 

Aprimoramentos

1. Suporte a Windows 10

O suporte ao Windows 10, a última versão do Sistema Operacional da Microsoft, foi acrescentado neste lançamento, garantindo que o STARDOM continue a realizar as últimas necessidades dos clientes.

 

2. Configuração de Sistema Simples

Uma função chamada Duolet que habilita aplicações em Java de rodar no controlador da FCN foi agora encapsulado no módulo da CPU de alta velocidade. Por causa desta função, o controlador pode gerenciar os arquivos e dados a serem transmitidos. Isto simplifica a configuração total do Sistema eliminando a necessidade de um PC.

 

3. Função para cálculo de vazão de óleo

Em adição às funções existentes de cálculo de vazão de gás, uma função para cálculo de vazão de óleo baseado nas normas da American Petroleum Institute (API) foi acrescentada. Esta nova função torna possível se calcular a quantidade de água produzida de um poço de gás ou óleo, o qual serve de fator KPI para monitorar a performance de degradação relacionado ao envelhecimento de um poço e auxiliar na assistência de melhorias na eficiência de recuperação.

 

Sobre o STARDOM

O STARDOM é um Sistema aberto de controle baseado em rede consistindo de componentes de controle, operação, funcionalidade de monitoração e a combinação ideal da disponibilidade de um Sistema SDCD e a versatilidade e economia de um Sistema CLP. O controlador autônomo FCN, o cérebro do STARDOM,  é robusto e permite a configuração de maneira fácil de um sistema redundante de controle. Este controlador é largamente usado como Unidade Terminal Remota (da sigla RTU em inglês) não somente em aplicações que requerem disponiblidade alta como versatilidade / economia, tais como em fábricas de pequeno e médio porte, mas também em poços de gás e óleo (upstream) e aplicações em gasodutos e oleodutos.

 

Principais Mercados Alvo

- Em sistemas distribuídos por um vasto território tais como poços de óleo e gás, gasodutos e oleodutos, estações de tratamento de água e esgoto.

- Fábricas de pequeno e médio porte nas áreas de óleo, química, siderurgia, papel e celulose, alimentícia e farmacêutica.

- Plantas de pequeno e médio porte de geração de energia por turbinas hidráulicas, eólicas e vapor.

 

Aplicações

Monitoração, operação, controle, coleta de dados e gravação de dados para unidades de manufatura de pequeno e médio porte.

 

Sobre a Yokogawa

A Yokogawa possui uma rede global de 114 companhias distribuídas em 59 países. Fundada em 1915, uma companhia de US$3.7 bilhões que atua na área de inovação e pesquisa de ponta. A Yokogawa está ativa no controle e automação industrial (IA), teste e medição, aviação e outros segmentos de negócios. O segment de IA (Automação e controle industrial) tem um papel vital em uma grande variedade de indústrias tais como óleo, química, gás natural, energia, siderurgia, papel e celulose, farmacêutica e alimentícia. Para maiores informações sobre a Yokogawa, por favor visite http://www.yokogawa.com

 

Para maiores informações:

STARDOM (NCS) Sistema de Controle Baseado em Rede:  http://stardom.biz

 

Os nomes das companhias, organizações e marcas registradas no texto são marcas registradas dos seus respectivos fornecedores.