Yokogawa América do Sul

Yokogawa Lança Versão Atualizada do Sistema de Controle Baseado em Rede STARDOM™

Notícias
São Paulo, Brasil - 20 de Novembro, 2017
Yokogawa Lança Versão Atualizada do Sistema de Controle Baseado em Rede STARDOM™

–Escalabilidade e Disponibilidade Alta –
 

A Yokogawa Electric Corporation anuncia que lançará uma versão atualizada do Sistema Baseado em Rede STARDOM no primeiro trimestre do ano fiscal de 2018. Esta nova versão do sistema incluirá um novo módulo de interface de barramento que se desenvolveu para se utilizar nas unidades de extensão do controlador autônomo FCN-500. Permitirá a construção de sistemas que contenham mais pontos de I/O cobrirá uma área maior.

 

Esta nova versão do STARDOM será exibida na feira de Sistema de Controle de 2017 / Show de Medição e Controle de 2017 em Tóquio, que ocorrerá de 29 de novembro até 1 de dezembro no centro de exposições Tokyo Big Sight.

 

Histórico de Desenvolvimento

O STARDOM é um sistema de controle baseado em rede que consiste de um controlador autônomo chamado FCN, uma IHM baseada em web chamada VDS e um pacote de software SCADA chamado FAST/TOOLSTM. O STARDOM desde seu primeiro lançamento em 2001, a Yokogawa aprimora continuamente as funções do sistema para satisfazer as necessidades evolutivas dos clientes.

 

Uma demanda recente por aplicações de monitoração e controle onde dispositivos de entrada e saída de diversos tipos serem distribuídos em uma área ampla, em lugares onde as condições são geralmente insalubres. Outras necessidades incluem a diminuição de cabeamento e custos de manutenção ao mesmo tempo que garantindo alta disponibilidade. Baseado nos objetivos mútuos de alcançar excelência em disponibilidade e escalabilidade, a Yokogawa tem procurado satisfazer suas necessidades por fortalecer as funções do sistema STARDOM.

 

Aprimoramentos

1. Escalabilidade Excelente: três vezes o número de unidades conectáveis, cem vezes o valor de distância de transmissão

A FCN-500 é um controlador do tipo modular. Consiste de uma unidade de controle com um módulo de CPU montado em uma base modular (Um módulo adicional de CPU pode ser instalado para garantir redundância) e unidades de extensão são usadas para acomodar módulos de I/O. Para conectar a unidade de controle com a unidade de extensão, a Yokogawa desenvolveu o barramento de expansão E2. O barramento E2 consiste de um módulo de interface de barramento E2 que é instalado em cada unidade junto com um cabo convencional de rede Ethernet. Com este barramento E2 até 9 unidades de expansão são conectadas (incluindo a unidade de controle FCN-500), uma ampliação de três vezes da configuração anterior. Como resultado a quantidade de pontos de I/O permitido triplicou. Utilizando o módulo de CPU ultrarrápido que foi lançado em março de 2016, um sistema maior pode se construir baseado na FCN-500.

 

Em adição, a distância máxima possível entre unidades individuais aumentou para 100 metros. Portanto, com uma configuração de 9 unidades, a distância máxima de transmissão será de 800 m, o qual será 100 vezes mais longo que a configuração anterior. Usando cabos de fibra ótica comercial e conversores de mídia um sistema STARDOM pode alcançar distâncias de muitos quilômetros. A instalação de unidades de extensão próxima aos sensores reduzem os custos de fiação e carga de manutenção.

 

Três tipos diferentes de base de módulos estarão disponíveis: uma base longa com 10 slots para módulos, uma base curta para 5 slots de módulos e uma base compacta nova para 3 slots de módulos. Clientes poderão combinar os três tipos diferentes de base de módulos dependendo da quantidade de pontos de I/O e a quantidade de espaço disponível para a instalação.

 

Comparação dos barramentos de expansão

 

Módulo de interface de extensão de Barramento

Número máximo de unidades de extensão

Distância máxima de transmissão

Produto existente

 

Módulo repetidor SB bus

 

2 unidades

(incluindo a unidade de controle, 3 unidades)

8 m

(Distância máxima entre unidades:
8 m)

Novo produto

Módulo de interface E2 bus

8 unidades básicas

(incluindo a unidade de controle, 9 unidades)

800 m

(Distância máxima entre unidades: 100 m)

 

 

2. Excelente disponibilidade: Barramento duplicado e aumento da resistência ao ambiente

O novo barramento E2 assim como a CPU, fonte de alimentação, rede de controle e barramento interno da FCN-500 podem se duplicar. Então, mesmo quando um sistema grande é configurado utilizando o barramento E2 se garante alta disponibilidade.

 

A manutenção também é um fator chave para garantir alta disponibilidade do sistema. Assim como nas versões anteriores do STARDOM, existe verificação de status de operação dos módulos nas unidades de extensão e se detecta qualquer mal funcionamento rapidamente usando-se o supervisório VDS HMI, FAST/TOOLS SCADA e outros meios, e qualquer módulo defeituoso se troca sem paralisar o controlador FCN-500. Em adição, o novo módulo de interface de barramento de extensão foi desenvolvido para suportar temperaturas ambiente extremas como de −20°C a 70°C. (Nosso módulo atual suporta uma faixa de 0 a 55°C.). Este desenvolvimento permitirá que unidades de extensão podem trabalhar em locais com condições extremamente agressivas.

 

Sobre o STARDOM

O STARDOM é um sistema de controle em rede aberta que consiste de componentes para controle, operação e funcionalidades de monitoração, e a combinação ideal de disponibilidade de um SDCD e a versatilidade e economia de um CLP que é altamente requisitado. O controlador autônomo FCN, o núcleo do STARDOM, é robusto e se implementa facilmente em configuração de redundância. O controlador é largamente empregado como uma unidade terminal remota (RTU) não somente em aplicações que requerem alta disponibilidade e versatilidade / economia, tais como plantas de pequeno e médio porte, mas também em aplicações de dutos de óleo e gás e poços de óleo e gás (upstream). Desde o primeiro lançamento do STARDOM no mercado em 2001, a Yokogawa continua a desenvolver funções aprimoradas do sistema para satisfazer as necessidades em mudanças exigidas pelos clientes. Baseado no nosso conceito de "mais rápido, mais forte, mais inteligente," nós liberamos o novo módulo de CPU em março de 2016.

 

Principais Mercados em Destaque

  • Sistemas largamente distribuídos como poços de óleo e gás, gasodutos, oleodutos e plantas de produção de água e de saneamento
  • Fábricas de pequeno para médio porte de óleo, química, siderurgia, papel e celulose, alimentícia e farmacêutica
  • Plantas de geração de energia elétrica por sistemas hidráulicos, turbina eólica, turbina a vapor de pequeno para médio porte

 

Aplicações

Monitoração, operação, controle, coleta de dados e armazenamento de dados

 

Para maiores informações

http://STARDOM.biz/

 

Sobre a Yokogawa

A rede global da Yokogawa é composta de 113 companhias distribuídas entre 60 países. Fundada em 1915, a companhia de US$3.5 bilhões é engajada em inovação e pesquisa no estado da arte. A Yokogawa está ativa na indústria de automação e controle (IA), teste e medição, aviônica e outros segmentos de negócios. O segmento IA possui um papel vital em uma grande variedade de indústrias incluindo óleo, química, gás natural, energia, siderúrgica, papel e celulose, farmacêutica e alimentos. Focando neste segmento, a Yokogawa ajuda as companhias a maximizar seus lucros por oferecer um agama de produtos de alta confiabilidade e serviço com a nossa subsidiária “KBC Advanced Technologies” para proporcionar soluções premium e serviços. Para maiores informações sobre a Yokogawa, por favor visite www.yokogawa.com

 

Os nomes das companhias, organizações e marcas neste texto são marcas comerciais ou marcas registradas dos seus respectivos portadores.