Yokogawa América do Sul

Yokogawa Lança a Versão R3.10 do Sistema de Gerenciamento de Informações da Planta Exaquantum™

Notícias
São Paulo, Brasil - 14 de Novembro, 2017
Yokogawa Lança a Versão R3.10 do Sistema de Gerenciamento de Informações da Planta Exaquantum™

- Com suporte OPC UA e segurança reforçada -

 

A Yokogawa Electric Corporation anuncia o lançamento do ExaquantumTM R3.10. Esta última versão do sistema de gerenciamento de informações da planta Exaquantum vem com a segurança reforçada e aprimoramento da capacidade através do suporte do OPC Unified Architecture (OPC-UA)*, o mais recente padrão de comunicação OPC.

 

 

Cenário de Desenvolvimento

Entre os fabricantes, há uma necessidade crescente de armazenar e analisar grandes quantidades de dados de temperatura, pressão e outras variáveis que podem ser usadas para melhorar a eficiência das operações da planta. Para facilitar a coleta e armazenamento desses dados, existe uma crescente demanda por sistemas de gerenciamento de informações de plantas. A Yokogawa desenvolveu o Exaquantum para atender a essa necessidade, e vem melhorando suas funções. O Exaquantum pode ser usado em uma ampla gama de indústrias, incluindo óleo, refino, petroquímica, ferro e aço, metais não-ferrosos, energia elétrica, gás, papel e celulose, alimentos, produtos farmacêuticos, tratamento de água e açúcar e álcool.

 

Com o crescimento no uso da tecnologia da informação em aplicações de gerenciamento e controle de produção, manter a segurança dos sistemas de informação e controle de plantas é um desafio crescente. E à medida que as empresas procuram introduzir as últimas tecnologias de rede de comunicação, a segurança torna-se uma preocupação ainda mais premente. Para atender a essas necessidades, a Yokogawa adicionou ao Exaquantum R3.10 um suporte para os padrões de comunicação mais recentes e atualizou seus recursos de segurança.

 

Melhorias

1. Suporte do OPC UA para maior segurança e compatibilidade com outros sistemas

O Exaquantum R3.10 suporta o OPC UA (client) e, portanto, agora pode trocar dados de forma segura com uma maior variedade de fontes de dados, incluindo dispositivos compatíveis com o OPC UA, como os sistemas de aquisição de dados da série Yokogawa SMARTDAC +.

 

2. Fortalecimento da segurança do sistema

Baseado em uma revisão das vulnerabilidades da versão anterior deste software, os paths do programa (rotas para arquivos e pastas) e a autorização de direitos de acesso se tornaram mais rígidos no Exaquantum R3.10. O Exaquantum agora é menos vulnerável a vírus e ataques cibernéticos.

 

3. Suporte aos mais recentes sistemas operacionais

O Exaquantum R3.10 suporta as versões mais recentes de sistemas operacionais e outros tipos de software, incluindo o Windows Server 2016 (sistema operacional de servidor), o Windows 10 Enterprise 2016 LTSB (sistema operacional para PC) e o Microsoft SQL Server 2014 (sistema de gerenciamento de banco de dados relacionais).

 

* A tecnologia OPC tornou-se de fato o padrão de interoperabilidade no setor de automação industrial e outros campos, permitindo que os dados sejam trocados de forma segura e confiável e o OPC Unified Architecture (OPC-UA) é a versão mais recente deste padrão. O OPC UA é independente de qualquer plataforma específica de hardware ou sistema operacional e garante alta segurança e extensibilidade. Como tal, este padrão de comunicação é uma grande promessa para a Indústria 4.0.

 

Principais Mercados

Indústrias de processos como óleo e gás, petroquímica, produtos químicos, ferro e aço, metais não ferrosos, energia elétrica, papel e celulose, alimentos, produtos farmacêuticos, tratamento de água e açúcar e álcool.

 

Aplicações

- Coleta em tempo real de dados do processo da planta e armazenagem em bancos de dados

- Cálculos a partir dos dados coletados

- Exibição de dados coletados em gráficos de tendência e outros tipos de gráficos, planilhas, etc.

 

Sobre Exaquantum

O Exaquantum é um sistema de gerenciamento de informações de plantas que é usado em uma grande variedade de indústrias, incluindo óleo e gás, refino, petroquímica, produtos químicos, ferro e aço, metais não ferrosos, energia elétrica, papel e celulose, alimentos, produtos farmacêuticos, tratamento de água e açúcar e álcool.

 

A grande quantidade de dados armazenados em um sistema de controle é um recurso importante que pode ser usado pelo gerenciamento para melhorar a produtividade, qualidade e segurança. O Exaquantum adquire, processa e armazena dados do sistema de controle e os fornece para aplicativos no domínio do sistema MES para uso no gerenciamento e análise de operações. O Exaquantum fornece um ambiente em que os dados podem ser analisados, não só do ponto de vista das operações e gerenciamento da planta, mas também da perspectiva de negócios, facilitando o fluxo de informações em todos os níveis, tornando a gestão em tempo real uma realidade.

 

A Yokogawa continuará utilizando o Exaquantum para criar valor com seus clientes e expandir o negócio de soluções.

 

Os nomes das corporações, organizações e produtos aqui contidos são marcas comerciais ou marcas registradas de seus respectivos proprietários.

 
Sobre a Yokogawa
 
A rede global da Yokogawa de 113 empresas abrange 60 países. Fundada em 1915, a empresa de US$ 3,5 bilhões atua em pesquisa e inovação de última geração. A Yokogawa atua nos campos da automação e controle industrial (IA), teste e medição e aviação, entre outros segmentos de negócios. O segmento de IA desempenha papel vital em uma grande variedade de setores de mercado, como petróleo, produtos químicos, gás natural, energia, ferro e aço, papel e celulose, produtos farmacêuticos e alimentos. Visando este segmento, a Yokogawa ajuda as empresas a maximizar seus lucros, oferecendo uma ampla gama de produtos altamente confiáveis e trabalhando com a subsidiária KBC Advanced Technologies para oferecer soluções e serviços de alto nível. Para obter outras informações sobre a Yokogawa, acesse www.yokogawa.com.