Yokogawa América do Sul

Yokogawa Recebe o Prêmio SICE

Notícias
São Paulo, Brasil - 25 de Outubro, 2017
Yokogawa Recebe o Prêmio SICE

A Yokogawa Electric Corporation anunciou que dois colaboradores e a subsidiária Yokogawa Solution Service Corporation foram premiados pela Sociedade de Engenheiros de Instrumentos e Controles (SICE)*1. Estes prêmios, que serão descritos abaixo, são por um artigo científico, contribuições para o estabelecimento de padrões internacionais e o desenvolvimento de metodologias. A premiação ocorreu em 21 de setembro.

 

Prêmio de Excelência em Artigos

O Prêmio de Exelência em Artigos é dado aos autores de artigos de novas teorias ou tecnologias significantes que foram publicados no Keisoku Jidou Seigyo Gakkai Ronbun-shu (coleção de artigos da Sociedade de Engenheiros de Instrumentos e Controles – disponível somente em japonês) ou no SICE Journal of Control, Measurement and System Integration (disponível somente em inglês) durante os dois anos anteriores.

■ Ganhador

Hisanori Hayashi (Yokogawa Electric Corporation)

■ Artigo

Segurança Intrínseca para Sensor de Gás Hidrogênio Wireless

■ Justificativa do prêmio

Sensores de hidrogênio são utilizados em sistemas que detectam vazamentos em estações de carregamento de hidrogênio e instalações de produção de hidrogênio. Este artigo examinou como fazer estes sensores a prova de explosões, propondo o uso de sensor wireless de hidrogênio com um oscilador de cristal de quartzo que possa operar em baixas temperaturas e o uso da comunicação wireless ISA100.11a*2 para transmitir os sinais do sensor. A SICE selecionou este artigo para o prêmio porque propõe uma forma comercialmente viável e comparativamente fácil de implementar para a fabricação destes sensores a prova de explosões, que faz um uso prático da comprovada e efetiva tecnologia ISA100.11ª.

 

Prêmio de Tecnologia

O Prêmio de Tecnologia é dado em reconhecimento pelo desenvolvimento de tecnologia ou metodologia durante os cinco anos anteriores que representa um significante avanço em algum dos campos de ciência e tecnologia ou indústrias nas quais a SICE está envolvida.

■ Ganhador

Yokogawa Solution Service Corporation

■ Tema

Identificação de medidas para a restauração rápida de operações após um desastre natural.

■ Justificativa do prêmio

A Yokogawa Solution Service Corporation trabalhou arduamente para ter seu sistema de controle distribuído (DCS) funcionando novamente em plantas que foram danificadas no Grande Terremoto no Leste do Japão. Baseado nos conhecimentos adquiridos durante este trabalho, a companhia identificou várias medidas que se mostraram efetivas na restauração das operações nestas plantas e são uma promessa para o uso na manutenção do ciclo de vida. A companhia anunciou suas descobertas em artigos em jornais acadêmicos e apresentações. A SICE premiou a Yokogawa Solution Service Corporation em reconhecimento por esta conquista no estabelecimento de medidas que possam rapidamente trazer plantas de volta ao funcionamento após um desastre natural e que se mostrem úteis nas atividades de manutenção do ciclo de vida da planta.

 

Prêmio Internacional de Padronização: Prêmio de Conquista

O Prêmio Internacional de Padronização: Prêmio de Conquista é dado a indivíduos e organizações que fizeram contribuições significantes para o estabelecimento de padrões internacionais nos campos em que a SICE atua.

■ Ganhador

Toshi Hasegawa (Yokogawa Electric Corporation)

■ Padrões Internacionais:

  • ANSI/ISA-100.11a-2011 – Sistema wireless para automação industrial: Controles de processo e aplicações relacionadas
  • ISA-TR100.00.02-2009 – O Guia de Engenharia de Automação para Tecnologia Wireless: Parte 2
    - Uma Revisão de Tecnologias para Rastreamento de Ativos Industriais
  • ISA-TR100.14.01-Part I-2011 Confiabilidade na Automação Industrial Wireless: Parte 1, Informação para Usuário Final e Reguladores

■ Justificativa da premiação

O Sr. Hasegawa trabalhou intensivamente para estabelecer e difundir o uso pela indústria do padrão de comunicação wireless ISA100.11ª, e também promoveu o uso de redes de sensores wireless nas indústrias de óleo, petroquímicas e químicas. Além disso, ele desempenhou um papel de liderança no estabelecimento do Instituto de Conformidade Wireless ISA100*3, palestrou e conduziu seminários sobre os padrões e organizou programas de teste de verificação. Em reconhecimento destes esforços, a SICE deu a ele este prêmio.

 

*1 A Sociedade de Engenheiros de Instrumentos e Controles (SICE) foi fundada em 1961 para promover a colaboração entre cientistas e engenheiros em vários campos. Em áreas como medição, controle e sistemas de informação, a SICE vem trabalhando com afinco para resolver os problemas encontrados pelas indústrias de óleo, petroquímicas, siderurgias, químicas, telecomunicações e outras. Desde seu estabelecimento, a SICE vem dando suporte a pesquisas acadêmicas avançadas no Japão.

*2 Uma comunicação sem fio padrão para a indústria de automação industrial que foi estabelecida em setembro de 2009 pelo Comitê ISA100 da Sociedade Internacional de Automação (ISA)

*3 ISA100.11a é um padrão de comunicação wireless utilizado na automação industrial e o ISA100 Wireless é um grupo de tecnologias e aplicações baseadas neste padrão. O Instituto de Conformidade Wireless ISA100 promove o uso comercial do ISA100 Wireless.

 

Sobre a Yokogawa

A rede global da Yokogawa possui 113 empresas e abrange 60 países. Fundada em 1915, uma empresa de 3.5 bilhões de dólares, realiza pesquisas de ponta em inovação. A Yokogawa está envolvida em automação industrial e controle (IA), teste e medição, aviação e outros segmentos de negócios. O segmento de automação industrial desempenha um papel vital em uma ampla gama de indústrias, incluindo petróleo, produtos químicos, gás natural, energia, siderurgia, papel e celulose, produtos farmacêuticos e alimentos. Visando estes segmentos, a Yokogawa auxilia as empresas a maximizar seus lucros oferecendo uma ampla gama de produtos altamente confiáveis e trabalhando com a subsidiária KBC Advanced Technologies para fornecer soluções e serviços premium. Para mais informações sobre a Yokogawa, por favor, visite o site www.yokogawa.com.

 

Os nomes das empresas, organizações e marcas neste texto são marcas comerciais ou marcas registradas de seus respectivos detentores.