ETH Bioenergia

Caso de Sucesso: ETH Bioenergia


Localização: São Paulo – BR
Data do Pedido: Junho 2009
Início das operações: Novembro 2009
Indústria: Bioenergia

 

A Usina Conquista do Pontal é localizada na fazenda de mesmo nome à beira da rodovia Euclides de Oliveira Figueiredo na altura do quilometro 13, no município paulista de Mirante do Paranapanema. A planta dista aproximadamente 700 quilômetros a oeste da capital paulista na região conhecida como Alto Paranapanema.
Concebida para produzir álcool e açúcar, a Usina Conquista do Pontal é quinta do grupo ETH Bioenergia. A instalação tem capacidade anual de moagem de 2,7 milhões de toneladas de cana resultando em 140 milhões de litros de etanol. A engenharia e montagem foram de responsabilidade da empresa integradora Authomathika, que aplicou no projeto o controlador CENTUM VP com instrumentação de campo HART Yokogawa. No dia 16 de novembro de 2009 a Usina Conquista do Pontal iniciou suas operações.
 

Desafios

 
Desde o início, a ETH estipulou como premissa básica a utilização das mais avançadas tecnologias disponível para o controle das plantas. A missão da Yokogawa, juntamente com a Authomathika, seria a de desenvolver soluções que fossem o estado da arte em termos de automação. Os sistemas deveriam ser confiáveis e robustos não se tornando obsoletos em curto prazo, facilitando as futuras ampliações da planta. Somente com os equipamentos da Yokogawa essa exigência seria atendida, uma vez que a Yokogawa usa esta filosofia como prioridade no desenvolvimento dos seus produtos. Além disso, era a primeira vez que um SDCD seria aplicado a uma planta sucroenergética, sendo que o know-how necessário foi importado de indústrias de outros setores como químico e petroquímico. Cada planta envolveu individualmente mais de 3750 pontos PROFIBUS-DPV1, 850 pontos de entrada/saída analógicos 4 a 20 mA + HART, 1800 pontos de entrada/saída digitais via rede ASI, e 200 pontos de acesso via ModBuss.
Além de fornecer todos os equipamentos dentro dos prazos exigidos, sempre com altíssimo nível de qualidade, a Yokogawa América do Sul foi responsável pelo treinamento e capacitação de todos os colaboradores da integradora Authomathika envolvidos no projeto. Ao todo, foram mais de 30 colaboradores devidamente capacitados para operar e configurar o SDCD da Yokogawa CENTUM VP. Após o término do projeto os treinamentos perduram, porém desta vez com os colaboradores da ETH Bioenergia.
Certamente, o principal desafio é que Usina Conquista do Pontal foi construída juntamente com mais duas do mesmo grupo, ou seja, foram três usinas completas sendo montadas simultaneamente. Com isso, os colaboradores envolvidos colocaram a prova todo seu potencial e conhecimento garantindo que todos os prazos e exigências fossem devidamente cumpridos, sempre com a mais alta qualidade característica dos projetos onde a Yokogawa está presente.
 
 

Procurando mais informações sobre nossos funcionários, tecnologia e soluções?

Entre em Contato