Notícias

11 de Agosto, 2014

Yokogawa lança o Sensor de Temperatura Distribuída DTSX®3000.

Com resolução de temperatura e distância de medição, líder de mercado para manutenção de fábricas e outras infraestruturas, a Yokogawa Electric Corporation anuncia o lançamento do sensor de temperatura distribuído DTSX®3000 em 12 de Agosto. Com uma resolução especial de um metro, este sensor de temperatura distribuída consegue medir a temperatura ao longo de uma fibra ótica com até 50 km de comprimento, oito vezes mais que a distância permitida no modelo anterior. Em termos de distância de medição e resolução de temperatura entre os demais sensores de temperatura distribuída é o líder de mercado em desempenho.
 
O DTSX®3000 é apropriado para aplicações de manutenção de infraestrutura e de planta que necessitam de monitoração de temperatura sobre longas distâncias ou por áreas extensas. Algumas aplicações específicas incluem detecção de vazamento de gás e líquido em tanques e em outras grandes instalações de produção além de detecção de níveis de sobreaquecimento anormal em linhas de transmissão de energia elétrica.
 
 Histórico de Desenvolvimento
 
A Yokogawa atualmente vende o sensor de temperatura distribuída DTSX®200 empregado em aplicações que incluem a monitoração de temperaturas em poços de óleo e gás não convencionais, na detecção de vazamento de gases e líquidos de baixa ou alta temperatura em relação ao ambiente em linhas de distribuição ou tanques, na detecção de aquecimento anormal em armazenamento de carvão e em correias transportadoras de cavaco de madeira. Em contraste a técnicas convencionais que utilizam múltiplas câmeras de monitoramento ou detectores de temperatura empregando termo resistência ou termopares, o sensor de temperatura distribuída é facilmente moldado em torno de qualquer objeto que necessita de gerenciamento de monitoração da temperatura. Suas leituras de temperatura são apresentadas em um monitor de computador permitindo que especialistas de manutenção visualizem e respondam rapidamente a qualquer problema.
 
 Com sua distância de medição e alta resolução de temperatura, o DTSX3000 reúne as necessidades do cliente de um único dispositivo capaz de detectar mudanças de temperatura por minuto e monitorar a distribuição de temperatura em longas distâncias ou em áreas extensas.
 
 Recursos do Produto
 
1. Distância de medição líder de mercado
 
O DTSX3000 pode medir a distribuição de temperatura ao longo de uma fibra ótica com até 50 km de comprimento, mais do que oito vezes a distância possível no produto atual (6 km). O DTSX3000 é ideal para medição de temperatura em linhas de distribuição de energia elétrica, linhas de distribuição de gases e líquidos com baixa ou alta temperatura em relação ao ambiente e em tanques e outros equipamentos de grandes dimensões.
 
 2. Resolução de temperatura de alto nível
 
Na exploração de gás de xisto existe a necessidade de sensores capazes de detectar mudanças em minutos da temperatura distribuída no leito rochoso durante o processo de fratura hidráulica. Em apenas 10 minutos, o DTSX3000 consegue medir a distribuição de temperatura em 6 km de fibra ótica com uma resolução de temperatura de 0,03ºC, 20 vezes maior que a precisão de produtos convencionais. Portanto, o DTSX3000 permite ser empregado em uma grande variedade de aplicações, a partir de fratura hidráulica de leito rochoso até a monitoração de níveis de temperatura dentro de poços durante o processo de recuperação de gás.
 
Principais Alvos de Mercado
 
Óleo e gás natural, papel e celulose, siderurgia, distribuição de energia elétrica, metais não ferrosos e indústria química.
 
 Aplicações
 
- Monitoração de temperaturas subterrâneas em exploração e produção de gás natural e óleo em poços não convencionais
- Monitoração de distribuição de temperatura em múltiplos poços
- Detecção de fogo em correias transportadoras
- Monitoração da temperatura distribuída em linhas de transmissão de energia elétrica
- Detecção de vazamento de gases e líquidos em linhas de distribuição e tanques
- Monitoração de temperatura das paredes externas de alto-fornos nas siderúrgicas, indústria química, etc.
 
Sobre a Yokogawa
 
A Yokogawa é uma rede global de 86 companhias distribuídas entre 56 países. Fundada em 1915, a companhia de US$4 bilhões lidera a inovação e pesquisa de ponta. A Yokogawa está engajada na Automação Industrial e Controle (IA), teste e medição e outros segmentos de negócios. O segmento IA possui um papel vital em uma grande variedade de indústrias incluindo óleo, químicas, gás natural, energia, siderurgia, papel e celulose, farmacêutica e alimentos. Para mais informação sobre a Yokogawa, favor visitor o website da companhia www.yokogawa.com