Notícias

08 de Setembro, 2015

Yokogawa ganha pedido de Sistema de Controle para a Maior Planta de Biomassa energética do Brasil

A Yokogawa Electric Corporation anuncia que sua subsidiária, Yokogawa América do Sul, recebeu um pedido da AREVA Renewables Brasil, uma subsidiária da empresa francesa AREVA SA, para entregar um Sistema de Controle para uma planta de biomassa energética que será a maior instalação deste tipo no Brasil. A planta está sendo construída pela Bolt Energias* em São Desidério, Bahia, no nordeste do país.

 

A planta de biomassa terá três unidades de energia com capacidade total de 150 MW, e irá utilizar a queima de eucalipto como combustível. Para esta instalação, a Yokogawa deverá entregar o Sistema de Controle de Produção Integrado CENTUM® VP, o Sistema Instrumentado de Segurança ProSafe®-RS, e outros produtos. A Yokogawa também será responsável pela engenharia, e proporcionará assistência para instalação e comissionamento para estes produtos. A planta será conectada na rede elétrica em meados de 2017.

 

Embora o Brasil e outros países da América do Sul sejam fortemente dependentes da energia hidrelétrica, esta fonte de energia tem se tornado menos confiável nos últimos anos por causa da grave escassez de água. Existe, portanto, uma necessidade urgente de construção de plantas elétricas que utilizem fontes de energia alternativas nestes países. Como o Brasil é o maior produtor mundial de celulose de eucalipto e cana de açúcar, as plantas de biomassa energética que podem utilizar este tipo de energia são uma promissora solução.

 

Yasuharu Shoda, Presidente e CEO da Yokogawa América do Sul, comentou, “A Yokogawa tem uma sólida trajetória no Brasil, depois de ter instalado mais de 500 Sistemas de Controle em uma ampla variedade de instalações industriais. As soluções da Yokogawa ajudam nossos clientes a operarem suas instalações de forma segura e com alto nível de eficiência. Estimulada por este projeto, a Yokogawa continuará com foco nos mercados de energia elétrica e energias renováveis no Brasil e em outros países da América do Sul, para ajudar a proporcionar o fornecimento de energia estável.”

A Yokogawa continuará a expandir seus negócios no promissor mercado de energia elétrica.

 

* Uma holding fundada em 2010 pelo Grupo Ártico, uma companhia de investimentos. Como sua subsidiária de propriedade absoluta, a Bolt Energias gera e vende eletricidade.