Notícias

11 de Novembro, 2015

Nova versão de Sistema de Controle Stardom

 

Yokogawa aprimorou o Sistema de Controle baseado em Rede (NCS) STARDOMTM através do Desenvolvimento de um Novo Módulo de CPU para o Controlador Autônomo FCN

–Mais rápido, mais resistente, mais inteligente–

 

A Yokogawa Electric Corporation anuncia que lançará uma versão aprimorada do Sistema de controle baseado em rede (NCS – CLP híbrido) STARDOMTM em março de 2016 que inclui um novo módulo de CPU desenvolvido com alta velocidade para o controlador autônomo FCN. Baseado no conceito de introduzir um produto que seja mais Rápido, mais Resistente e mais Inteligente, o STARDOM apresentará um novo módulo de CPU, com aprimoramento na sua resistência ambiental e nas suas ferramentas de engenharia. Com este produto, a Yokogawa pretende expandir seus negócios em sistemas de controle em rede aberta.

 

O sistema STARDOM será exibido na feira “Measurement and Control Show 2015” em Tóquio, que se realizará de 2 a 4 de Dezembro na Tokyo Big Sight exhibition center.

 

Retrospectiva de Desenvolvimento

O STARDOM é um Sistema de Controle baseado em Rede (NCS) que consiste de um controlador autônomo FCN e software supervisório (SCADA) FAST/TOOLS. Desde que este sistema foi introduzido em 2001, a Yokogawa tem aprimorado continuamente por adicionar novas funções para satisfazer as necessidades dos clientes. Combinando a confiabilidade de um sistema digital de controle distribuído (SDCD) com a versatilidade e a economia de um controlador lógico programável (CLP), o STARDOM é amplamente utilizado em fábricas de manufatura de médio porte e em aplicações distribuídas geograficamente tais como poços de gás e óleo. Até o presente momento, mais de 20.000 sistemas STARDOM foram instalados.

 

O controlador autônomo FCN do STARDOM possui a capacidade de controlar de forma confiável equipamentos de alta velocidade tais como compressor, grandes geradores eólicos de energia e outros tipos de turbinas e também tem capacidade de trabalhar em condições climáticas de maior variação. Além disso, incluirá uma função que auxilia engenheiros no melhor desempenho em tarefas de instalação, modificação e manutenção do sistema.

Recursos do Produto

1. Comunicação e cálculos em Alta velocidade

O processador do novo modulo de CPU do controlador autônomo FCN possui velocidade de processamento cinco vezes mais rápida que a CPU atual. Também terá porta Ethernet de 1 Gigabit para uma comunicação mais rápida. Isto permitirá que a FCN possa controlar com confiabilidade equipamentos de alta velocidade tais como compressores e turbinas. Com estas capacidades aprimoradas a FCN também terá um controle estável para aplicações mais complexas e avançadas de controle. O novo modulo de CPU terá um total de quarto portas Ethernet, facilitando um grande número de conexões e a configuração de roteamentos de comunicação redundante com sistemas SCADA.

 

* Com CPUs redundantes e 120 malhas de controle proporcional-integral-derivativa (PID), a velocidade média de processamento para cada malha foi de aproximadamente 0.2 ms (não incluindo tempo de processamento de sinal). O controle PID é uma tecnologia de controle por realimentação que é largamente empregado em indústrias de matérias-primas tais como óleo, gás e petroquímicas. Para cada malha temperatura, pressão, vazão e outros dados de processo obtidos por sensores e outros tipos de dispositivos de detecção são controlados baseados em um valor fixo especificado (set point) e o resultado deste controle são saídas para válvulas e outros elementos de controle.

 

2. Resistência ambiental aumentada

Poços de óleo e gás são geralmente localizados em desertos, áreas montanhosas e outras localidades com condições climáticas adversas e é essencial que os controladores consigam trabalhar de forma estável em ambientes inóspitos. Em adição ao modelo padrão que cobre a temperatura de 0 a 55ºC, um novo modelo cobrindo o range de -20 a 70ºC para a FCN será disponibilizada. Além disso, o controlador terá um sistema de arquivo robusto que não é afetado por quedas repentinas de energia.

 

3. Aprimoramento de eficiência nas tarefas de engenharia e manutenção

A diminuição de pessoal de manutenção experiente em âmbito global está obrigando os sistemas oferecerem atualmente funções que auxiliem pessoas menos experientes no desempenho correto de tarefas de modificação e manutenção. Para reduzir a probabilidade de ocorrerem erros durante a execução de modificações, uma função que compara os programas do módulo da CPU da FCN e dos PCs será adicionada à ferramenta de engenharia chamada Logic Designer. E mesmo que não exista uma conexão de rede com o PC disponível, o cartão de sistema poderá ser atualizado e informações de sistema obtidas para manutenção através de um cartão SD.

 

Anteriormente, era necessário obter uma licença de software para se carregar cada função em um módulo de CPU. O novo modulo de CPU incluirá todas as licenças necessárias de modo que não será mais necessário o carregamento de licenças. Espera-se aumentar desta forma a eficiência de engenharia.

 

Sobre o STARDOM

O STARDOM é um sistema de controle baseado em rede (NCS) que consiste de componentes para controle, operação e monitoração e sua combinação ideal da confiabilidade de um SDCD com a versatilidade e economia de um CLP o torna consagrado. O controlador autônomo FCN, que é o núcleo principal do STARDOM, é robusto e facilmente implementado para trabalhar em configuração de redundância dupla. O controlador é largamente empregado como unidade terminal remota (RTU) não somente em aplicações que necessitam de alta disponibilidade, versatilidade e economia, tais como plantas de pequeno e médio porte, mas também em poços de óleo e gás e aplicações de dutos. A combinação do controlador autônomo da FCN com software SCADA, com interface web para IHM que são acessados em qualquer lugar que tiver uma conexão de rede aumentando a flexibilidade do STARDOM em aplicações distribuídas.

 

Principais Mercados Alvo

- Facilidades que estejam distribuídas ao longo de um território tais como poços de óleo e gás, gasodutos, oleodutos, sistema de água e esgoto

- Fábricas de pequeno para médio porte com processamento de óleo, química, siderurgia, papel e celulose, alimentícios e farmacêuticos

- Facilidades de geração de energia por hidroelétrica, turbinas a vapor e eólicas de pequeno para médio porte

 

Aplicações

Monitoração, operação, controle, aquisição e armazenamento de dados para facilidades de pequeno para médio porte

 

Sobre a Yokogawa

A rede global da Yokogawa é composta de 88 companhias distribuídas em 56 países. Fundada em 1915, com capital de US$3.5 bilhões, a empresa está engajada na pesquisa e inovação de tecnologia de ponta. A Yokogawa está ativa na automação industrial e controle (IA), teste e medição, aviação e outros segmentos de negócios. O segmento IA executa um papel vital em uma grande variedade de indústrias incluindo óleo, química, gás natural, energia, siderurgia, papel e celulose, farmacêutico e alimentício. Para mais informações sobre a Yokogawa, visitar www.yokogawa.com.br