Notícias

17 de Dezembro, 2012

A Yokogawa é a responsável pela Automação da maior fábrica de celulose em linha única do mundo.

Desde o início de 2011 a Yokogawa e a Eldorado Brasil estão trabalhando em busca das melhores tecnologias disponíveis para uma gestão de projeto focada na sustentabilidade dos processos industriais.

Com uma base própria instalada em Três Lagoas (MS), uma equipe foi dedicada para trabalhar no desenvolvimento da planta, no time, técnicos especializados em Sistemas e Instrumentação, além de modernas instalações e salas de controle com equipamentos de última geração, fazem parte do que a Yokogawa preparou para deixar a maior fábrica de celulose do mundo mais completa e automatizada.

Para o Gerenciamento da Planta foi utilizado o Centum VP, que é o sistema digital de controle distribuído (SDCD), que possui comunicação aberta com subsistemas de terceiros, facilitando a comunicação entre todos os processos da fábrica.

O projeto exigia também um Sistema Instrumentado de Segurança, para garantir a integridade do processo, dos equipamentos e das pessoas, para isto foi usado o Prosafe RS que é o PLC de segurança da Yokogawa.

Durante o desenvolvimento, foram utilizados mais de 2.500 instrumentos de campo, entre medidores de vazão, analisadores de pH, transmissores de pressão, entre outros.

“Para a Yokogawa é uma honra ter participado deste projeto, que faz parte do processo de desenvolvimento do Brasil, para nós foi um imenso desafio e um orgulho muito grande.”, declara Satoshi Yoshida, Presidente da Yokogawa.

Saiba mais sobre em eldoradobrasil.com.br/Pt/index.html