Notícias

13 de Dezembro, 2013

A Yokogawa ganha projeto de Sistemas para um Projeto de Dessalinização na Arábia Saudita

A Yokogawa anunciou que sua subsidiária, a Yokogawa África Oriente Médio, participarão de um projeto da companhia PCMC *, para fornecer um sistema de controle para a planta de dessalinização SWRO, que está sendo construída em Jubail e em Yanbu, na Arábia Saudita pela compania Power & Water Utility.
 
Jubail é localizada na parte norte do Golfo Pérsico e é uma das duas grandes cidades industriais da Arábia Saudita (a outra é Yanbu, no Mar Vermelho), a província de Marafiq fornece energia elétrica e água para ambas as cidades. A planta em construção, SWRO-4 irá utilizar o método de membranas com osmose reversa, para dessalinizar a água do mar, e será capaz de produzir 100 mil metros cúbicos de água potável por dia. Isso é maior do que a potência combinada de 77 mil metros cúbicos por dia das cinco usinas de dessalinização que Marafiq atualmente possui e que operam em Jubail. A água dessalinizada da nova planta será fornecida para a área de Jubail.
 
A Yokogawa vai fornecer o sistema integrado de controle de produção CENTUM VP ® e o pacote de gerenciamento de recursos e dispositivos integrados PRM®, que será utilizado para o monitoramento e diagnóstico on-line dos dispositivos de instrumentação nesta planta. Além disso, a Yokogawa irá realizar um treinamento de operadores para melhorar o desempenho de cada funcionário, a Yokogawa será responsável por todo o projeto, incluindo a engenharia e comissionamento destes produtos. A entrega está prevista para 2014 e a usina entrará em operação no final de setembro de 2014.
 
No Oriente Médio, há uma grave escassez de água devido à rápida industrialização e crescimento da população, especialmente nas áreas urbanas. Para minimizar esse problema, existem muitos planos para a construção de usinas de dessalinização. As plantas de dessalinização que usam membranas de osmose reversa são mais eficientes do que aqueles que contam com a evaporação da água do mar, e por isso há uma demanda significativa para a construção de plantas em toda esta região, também em outras regiões: como a América do Norte e Ásia. A Yokogawa planeja alavancar e expandir seus negócios com usinas de dessalinização e controle de outros segmentos do mercado de infraestrutura de água.
 
* 1: Uma grande empresa de EPC (Engenharia Projeto Consultoria) na Arábia Saudita envolvida na construção, engenharia e operação de usinas nas indústrias de petróleo, petroquímica e gás
* 2: Plantas deste tipo dependem de uma tecnologia que envolve a aplicação de pressão à água do mar, empurrando-o, assim, através de uma membrana especial a dessalinização ocorre, como o sal não pode passar através da membrana.