Notícias

30 de Maio, 2016

Atualização do Centum VP

Yokogawa Lança o Sistema de Controle de Produção Integrado CENTUM® VP R6.03

–Atualização do Sistema simples e rápido–

 

A Yokogawa Electric Corporation anuncia o lançamento do CENTUM VP® R6.03, uma nova versão do sistema de controle de produção integrado da empresa com novas funcionalidades e que estará disponível a partir de 1 de junho.

Seguindo com a visão do VigilantPlant® para os negócios em Controle, a Yokogawa tem continuamente realizados melhorias para o Sistema de Controle de Produção Integrado CENTUM VP. Com as melhorias implementadas na versão R6.03, os sistemas CENTUM CS, CENTUM CS1000 e CENTUM CS3000 podem ser facilmente atualizados para a versão mais recente do CENTUM VP.

Desenvolvimento

O CENTUM VP oferece uma excelente operação, monitoramento e um ambiente de engenharia que atende a todas as fases do ciclo de vida da planta, desde a concepção inicial, engenharia, instalação de sistemas e equipamentos, inicialização para pleno funcionamento, desempenho contínuo após reformas e modificações até o momento da desativação da planta.

Ao longo das várias décadas que uma planta permanecerá em uso, as atualizações deverão ser realizadas para substituição de softwares e hardwares antigos do sistema de controle, mantendo baixo os custos de manutenção, melhorar a capacidade de produção e cumprir com as novas regulamentações. Para não interferir nas operações de produção, tais atualizações do sistema devem ser rápidas e sem problemas.

O CENTUM VP R6.03 foi desenvolvido para garantir atualizações do sistema de forma rápida e suave. Os recursos fornecidos no R6.03 tornará possível para os usuários dos sistemas CENTUM CS (lançado em 1992), CENTUM CS1000 (lançado em 1997 e CENTUM CS3000 (lançado em 1998), atualizarem rapidamente e sem problemas seus sistemas para o CENTUM VP. A seção a seguir fornece informações sobre os principais recursos dessa nova versão do CENTUM VP.

Melhorias

Com o R6.03, os dispositivos de entrada e saída (I/O) do CENTUM VP e programas foram modificados para melhorar a compatibilidade com o CENTUM CS, CENTUM CS1000 e CENTUM CS3000, tanto para hardware quanto software, facilitando assim o processo de atualização do sistema, reduzindo os riscos associados a este tipo de operação.

 

(1) Compatibilidade com os gabinetes existentes, blocos de terminais e cabos de instrumento campo.

Os principais componentes de um sistema CENTUM, são as estações de interface humana (HIS) que servem como uma interface de monitoramento e controle para os operadores em uma sala de controle central e as estações de controle de campo (FCS) que controlam o funcionamento real das instalações de plantas. Cada FCS possui um controlador e uma numerosa quantidade de dispositivos IO que estão conectados a válvulas e sensores utilizados para medir valores de vazão, pressão, temperatura e outras variáveis ​​do processo de produção.

 

As funções e a forma do dispositivo de IO do CENTUM VP R6.03 foram modificados, de modo que é totalmente intercambiável com o RIO, o dispositivo de IO usado com o CENTUM CS, CENTUM CS1000 e certos sistemas CENTUM CS3000. O dispositivo de IO modificado do CENTUM VP R6.03 é, portanto, compatível com os gabinetes de FCS e blocos terminais utilizados com estes sistemas CENTUM mais antigos. A atualização para o novo IO do CENTUM VP é simples: basta substituir o módulo de IO existente pelo o novo módulo de IO. Não há necessidade de reconfigurar a fiação que liga o IO aos sensores e válvulas. Graças às modificações feitas no IO do CENTUM VP R6.03, os usuários dos sistemas de controle integrados CENTUM podem realizar atualizações rápidas e de mínimo risco para o CENTUM VP.

 

(2) Melhoria na compatibilidade do software aplicativo desenvolvido em versões anteriores do CENTUM

O CENTUM VP R6.03 foi modificado para garantir a compatibilidade com versões anteriores dos programas aplicativos usados ​​no CENTUM CS, CENTUM CS100 e CENTUM CS3000. Os gráficos das HIS e as lógicas de controle desenvolvidas para estes sistemas CENTUM anteriores, também podem ser usados com o CENTUM VP R6.03. Isto permite uma maior eficiência no uso de programas aplicativos, facilita atualizações rápidas e de risco mínimo e reduz o tempo de parada da planta.

 

Masatoshi Nakahara, vice-presidente e diretor executivo da Yokogawa que comanda a Industrial Automation Platform Business Headquarters, comenta o seguinte sobre esta nova versão:

A Yokogawa tem continuamente se esforçado para melhorar a plataforma CENTUM, mantendo a compatibilidade com versões anteriores do sistema. No desenvolvimento de CENTUM VP, as quatro inovações seguintes foram destacadas:

1. Operação Avançada

Habilita os operadores a tomar decisões mais inteligentes.

2. Engenharia Inteligente

Um novo ecossistema de engenharia que proporciona segurança e confiança

3. Agilidade do Sistema

Flexibilidade, adaptabilidade e extensibilidade para melhorias na planta e expansão, mudanças nas operações da planta e exigências de negócios

4. Planta Sustentável

O desempenho do sistema em seu nível ótimo ao longo de todo o ciclo de vida da planta

Seguindo com a visão do VigilantPlant®, a Yokogawa continuará a desenvolver e levar ao mercado novos produtos e outros tipos de soluções que ajudam nossos clientes a alcançar a planta ideal.

 

Principais Mercados de Destino

Indústrias de processo, como petróleo e gás natural, petroquímica, química, energia elétrica, papel e celulose, produtos farmacêuticos, alimentos, ferro e aço, e água e águas residuais

 

Aplicações

Operação, monitoração e controle automático de plantas

 

Sobre VigilantPlant

VigilantPlant é o conceito de automação da Yokogawa para as operações industriais seguras, confiáveis ​​e rentáveis. Destina-se a permitir que um estado permanente de excelência operacional, onde o pessoal da fábrica está vigilante e atento, bem informado e pronto para tomar ações que otimizem o desempenho da planta e dos negócios. Com base neste conceito, a Yokogawa introduz uma variedade de soluções através de sua Excelência em Segurança, Excelência em Ativos, Excelência em Produção e em iniciativas sobre Excelência em Ciclo de Vida.

 

 

Sobre a Yokogawa

A rede global da Yokogawa possui 92 empresas e abrange 59 países. Fundada em 1915, uma empresa de 3.7 bilhões de dólares, realiza pesquisas de ponta em inovação. A Yokogawa está envolvida em automação industrial e controle (IA), teste e medição e outros segmentos de negócios. O segmento de automação industrial desempenha um papel vital em uma ampla gama de indústrias, incluindo petróleo, produtos químicos, gás natural, energia, siderurgia, papel e celulose, produtos farmacêuticos e alimentos. Para mais informações sobre a Yokogawa, por favor, visite o site www.yokogawa.com.

 

Para mais informações

Distributed Control Systems: http://www.yokogawa.com/dcs/

 

 

Os nomes das empresas, organizações e produtos neste texto são marcas comerciais ou marcas registradas dos respectivos detentores.