Notícias

15 de Outubro, 2015

Parceria entre Yokogawa Solution Service e Cisco cria solução para Refinarias de Petróleo

A nova solução integrada utiliza o que há de melhor em segurança para indústria, equipamentos de rede de alta qualidade e serviços de sistemas de informação.

A Yokogawa Solution Service Corporation[1]  e a Cisco Systems G.K. anunciam que irão fornecer uma nova solução para refinarias de petróleo que fará uso de suas respectivas informações e tecnologias de automação industrial. Esta plataforma integra produção, qualidade, controle de progresso, e outras tecnologias de informações com sistemas de controle que são utilizadas para monitorar e controlar processos de produção em tempo real, garantindo que as instalações possam ser eficientemente reconstruídas e modificadas. Isso também melhora a eficiência da gestão empresarial tornando mais fácil o acesso às informações pelo sistema de gerenciamento.

 

Background

Como resultado de uma revisão da política energética japonesa, uma nova lei conhecida como Lei de Métodos Sofisticados de Estruturas de Fornecimento de Energia foi aprovada, exigindo que a indústria de petróleo faça uma utilização mais eficiente de combustíveis fósseis. Para alcançar este objetivo, as companhias de refinaria de petróleo estão agora consolidando suas operações, e como parte deste processo elas também devem reestabelecer e reconfigurar seus sistemas de informações e controle. Isto requer um ambiente onde controle, MES e sistema ERP possam ser rapidamente construídos ou reconfigurados e onde vários tipos de dados complexos possam ser acessados de forma integrada e flexível em cada nível do sistema. 

 

Características da Nova Solução

A solução melhora a eficiência através da estruturação e padronização de sistemas de informações e controle de plantas bem como, os dados manipulados por estes respectivos sistemas. Isso melhora a portabilidade de dados, estabelece um quadro que facilita a integração, construção e modificação de todos os sistemas de informações e controle de plantas e cria um ambiente com o que há de melhor em segurança na indústria, para toda comunicação e gerenciamento de informações. Isto é fato não somente para os próprios sistemas de controle da planta e sistemas de informações, mas também para conexão entre plantas. Em adicional para facilitar a consolidação das operações de refinaria da empresa, esta solução é útil na instalação e expansão da planta, e pode entregar os mesmos benefícios. As principais características desta solução são as seguintes.

 

Informação integrada de relatórios

Sistemas com diferentes funções que estão em diversos lugares agora podem ser tratados como uma única plataforma virtual de informações, permitindo a geração de relatórios sempre que forem necessários, e em qualquer formato desejado. Isso melhora a facilidade de acesso à informação e permite a livre escolha de indicadores de desempenho (KPIs).

 

Acesso às informações

Esta solução possui conectividade de rede em toda a refinaria e proporciona um ambiente altamente seguro, permitindo que os sistemas de uma planta troquem dados estruturados e padronizados com sistemas na sede da empresa e com outras plantas com o que há de melhor em segurança para indústria. Informações podem ser rapidamente importadas para outros lugares, comparadas e conectadas, permitindo que pessoas tenham toda a informação necessária para a tomada de decisões.

 

Análises (Business Intelligence)

A habilidade de coletar uma vasta gama de informações e fazer uso efetivo de uma larga quantidade de dados da planta permite a realização de análises de desempenho multifacetadas que podem identificar soluções e melhorar qualidade e eficiência.

 

Esta parceria da Cisco e da Yokogawa Solution Service não irá se limitar no setor de refinaria de petróleo. Com o histórico comprovado da Cisco no fornecimento de alta segurança, equipamentos de alta qualidade de rede e serviços de sistema de informações e com a expertise da Yokogawa em automação industrial, as duas companhias serão capazes de responder de forma flexível as necessidades do mercado e fornecer soluções que entreguem grandes benefícios em melhorar a forma que sistemas de controle e informações trabalham juntos, fazendo o máximo uso eficaz de grandes quantidades de controle de dados. Ambas companhias planejam expandir esta parceria com outras indústrias, e pretendem, por exemplo, implantar esta solução para as indústrias petroquímicas e farmacêuticas no final deste ano.

 

Sobre Yokogawa
 
A rede global da Yokogawa possui 88 empresas e abrange 56 países. Fundada em 1915, é uma empresa de 3,5 bilhões de dólares e se engaja na vanguarda e tecnologias de ponta. A Yokogawa é ativa na automação industrial e controle (IA), teste e medição, e segmentos de aviação e outras empresas. O segmento IA desempenha um papel vital em uma ampla gama de setores, incluindo petróleo, produtos químicos, gás natural, energia, ferro e aço, celulose e papel, produtos farmacêuticos e alimentos. Para mais informações sobre Yokogawa, visite www.yokogawa.com.
 

[1] Uma subsidiária da Yokogawa Electric Corporation, responsável pelo negócio de controle da companhia no Japão.