Notícias

29 de Maio, 2015

Você sabe qual equipamento utilizar para automatizar e aprimorar seu processo de fermentação?

No processo de fabricação que utiliza procedimento de fermentação, ele é realizado em um tanque onde a temperatura e a pressão devem ser controladas. Com o aumento do rendimento da fermentação, o valor do extrato (açúcar) diminui. Uma vez que existe uma correlação entre a diminuição do valor de extrato e a gravidade específica (densidade) do mosto, o grau de fermentação do processo pode ser encontrado.

Um dos pontos críticos é o controle no processo de monitorização da fermentação. Este procedimento, muitas vezes é feito através de retirada de amostras e análise em laboratório, porém pode ser realizado de forma simples e automática com uso de equipamentos com medição de densidade direta e contínua no processo, substituindo métodos de medição por Refratômetro e Densímetro.

Para automatizar esta etapa do processo, o medidor de vazão e densidade Rotamass da Yokogawa oferece alta sensibilidade e estabilidade, realiza um controle preciso, reduz a carga de trabalho e os custos. Veja os benefícios que este equipamento pode trazer para o seu processo:

  • Medição do mosto com alta precisão (0,0005 g/cm3) para otimizar a conversão de açúcares em álcool;
  • Medição simultânea de Vazão Mássica com 0,1% de precisão, temperatura, além do Brix, no mesmo equipamento;
  • Imune à variação de viscosidade, densidade e pressão;
  • Não sofre interferência por presença de sólidos;
  • Redução de custos de operação;

Conheça essa e outras soluções para automação no nosso site!

www.yokogawa.com.br