Notícias

22 de Janeiro, 2019

Yokogawa Adiciona à sua Linha OpreX Analyzer o TDLS8100, Espectrômetro de Diodo Laser Sintonizável Tipo Sonda

– Menor custo para instalação, garantindo operações seguras e eficiência de energia –

 

A Yokogawa Electric Corporation anuncia o desenvolvimento do TDLS8100, um espectrômetro de diodo laser sintonizável tipo sonda, que será lançado para venda em 23 de janeiro de 2019 como parte da família OpreXTM Analyzer. O TDLS8100 destina-se às aplicações nas indústrias de petróleo, petroquímica, energia, siderurgia, entre outras, que requeiram capacidade de medir diretamente a concentração de Oxigênio ou Monóxido de Carbono, em altas velocidades. Com o emissor e o detector integrados, este novo espectrômetro de diodo laser sintonizável tipo sonda reduz, significativamente, a necessidade de instalação de flanges*1 e andaimes, permitindo assim uma redução de 50% ou mais nos custos de instalação.

 

TDLS8100 espectrômetro de diodo laser sintonizável tipo sonda

 

O TDLS8100 junta-se a linha de produtos que inclui o espectrômetro de diodo laser sintonizável TDLS8000 para aplicações que envolvem medição de concentração de gás em alta temperatura e em alta pressão, e destina-se à medição de gases onde há a necessidade de reduzir os custos de instalação. Com a inclusão do TDLS8100, a Yokogawa oferecerá aos seus clientes uma gama maior de opções em soluções que podem ajudá-los a garantir operações seguras e maximizar a eficiência energética. Dentro do primeiro semestre deste ano, a Yokogawa também planeja lançar um modelo TDLS8100 para medição de concentrações de Amônia (gás) e de Ácido Clorídrico (gás).

 

Cenário de desenvolvimento

Analisadores de gás são utilizados ​​em plantas industriais para obter dados sobre as concentrações de Oxigênio e Monóxido de Carbono necessários para otimizar a relação ar-combustível de um determinado processo, reduzindo assim o consumo de energia, ajudando a garantir a segurança e a conformidade com as regulamentações ambientais.

Vários tipos de analisadores de gás estão em uso atualmente, incluindo analisadores tipo Zircônia, infravermelho, paramagnéticos e laser. Os analisadores de gás tipo laser, podem medir diretamente no processo e com alta velocidade as concentrações de gases, como Oxigênio, Monóxido de Carbono, Dióxido de Carbono e Amônia, que são absorvidos na região do infravermelho. Tais instrumentos não requerem sistemas de amostragem e alcançam repetibilidade*2 e linearidade*3 superiores a outras tecnologias de medição. No entanto, tais analisadores são mais caros para instalar devido à necessidade de montagem dos flanges para o emissor e o detector em ambos os lados dos dutos, bem como a necessidade de instalar andaimes para acessar os pontos de instalação. Com o desenvolvimento do TDLS8100, a Yokogawa permite reduzir estes custos de instalação em 50% ou mais.

 

Características do produto

1. Redução significativa nos custos de instalação

Com um analisador de gás convencional, os flanges do emissor e do detector devem ser instalados em ambos os lados do duto. Para executar este trabalho de instalação, manter uma rotina de manutenção e acompanhar o desempenho do equipamento, deve ser montada uma plataforma permanente no local. Além disso, andaimes temporários devem ser colocados para que um cabo especial conectando o emissor e o detector seja instalado. O custo de instalação destes analisadores de gás é altamente variável, podendo chegar a 10 milhões de ienes*4. Como o TDLS8100 vem com o emissor e o detector integrados, o flange e o andaime precisam ser instalados apenas em um dos lados do duto, reduzindo os custos de instalação em 50% ou mais. Isso também elimina a necessidade de executar periodicamente*5 procedimentos de manutenção complicados e demorados, bem como a necessidade de ajuste óptico no caso de detectores que utilizam o emissor e o detector separadamente.

2. Medição de concentração altamente precisa e altamente confiável

Assim como o TDLS8000, o TDLS8100 usa o método de absorção direta sobre a área do espectro para calcular a concentração de gás a partir de um gráfico de distribuição de absorção de luz. Medições estáveis ​​são obtidas mesmo em ambientes onde a pressão e a temperatura do gás flutuam ou outros tipos de gases e grandes quantidades de particulado podem estar presentes. Embora o TDLS8100 seja um instrumento do tipo sonda, ele é capaz de medir nessas condições graças ao design de seus componentes ópticos que permite manter o eixo e comprimento do caminho óptico estáveis (comprimento da transmissão do laser através de uma amostra) por longos períodos de tempo.

 

Principais mercados

Indústrias no segmento de petróleo, petroquímica, produtos químicos, energia elétrica, siderurgia e cerâmicas.

 

Aplicações

- Medição da concentração de O2 em fornos para melhorar a segurança e gestão do ciclo de vida.

- Medição da concentração de CO durante o processo de combustão.

O TDLS8100 é certificado para uso no padrão à prova de explosão IECEx. Aplicações para TIIS no Japão, FM nos Estados Unidos, FM no Canadá e outras certificações estão pendentes.

 

Analisadores de Gás tipo Laser da Yokogawa

Os analisadores de gás tipo laser da Yokogawa utilizam o método de medição por espectroscopia de diodo laser sintonizável (TDLS) para detectar a concentração de gás. Eles oferecem desempenho superior em tempo real porque são instalados diretamente na tubulação de processo e não necessitam de um sistema de amostragem para que possam medir a concentração do gás desejado. Esses analisadores utilizam o método de absorção direta sobre a área do espectro para calcular a concentração de gás a partir de um gráfico de distribuição de absorção de luz, permitindo a medição de concentração estável mesmo em ambientes onde a temperatura e pressão oscilam, ou onde outros gases de background ou grandes quantidades de particulado possam estar presentes na medição. Desde o seu lançamento em 2008, os analisadores de gás tipo laser da Yokogawa entraram em uso em todo o mundo, graças à sua alta confiabilidade e desempenho superior em ambientes desafiadores. A Yokogawa passa a oferece dois modelos: o TDLS8000 e o TDLS8100. O TDLS8000 com o conceito do emissor e detector separados, adequado para medir a concentração de gases em alta temperatura e em alta pressão, mesmo na presença de grandes quantidades de particulado, e o TDLS8100 é o novo modelo para medição de concentração de gases onde a vazão caia dentro da faixa de 1 a 30m/s.

 

Para mais informações

TDLS8100 espectrômetro de diodo laser sintonizável tipo sonda

 

Sobre o OpreX

OpreX é a marca abrangente da automação industrial (IA) da Yokogawa e dos negócios de controle. O nome OpreX representa a excelência nas tecnologias e soluções que a Yokogawa cultiva através da cocriação de valor com seus clientes e engloba toda a gama de produtos, serviços e soluções de IA da Yokogawa. Essa marca compreende as cinco categorias a seguir: OpreX Transformation, OpreX Control, OpreX Measurement, OpreX Execution e OpreX Lifecycle. O espectrômetro de diodo laser sintonizável tipo sonda TDLS8100 faz parte da linha de produtos OpreX Analyzer, que está alinhada sob a categoria OpreX Measurement. A categoria OpreX Measurement inclui sistemas e instrumentação de campo que permitem alta precisão de medição, sistema de aquisição de dados e análise.

Com esta marca, a Yokogawa fornecerá soluções integradas que atendam a necessidades específicas e apoiem seus clientes em seus esforços para transformar e expandir seus negócios.

 

*1: Uma parte usada para conectar um dispositivo a uma tubulação, duto etc.

*2: O grau em que as medições nas mesmas quantidades e nas mesmas condições de medição combinam-se entre si.

*3: O grau de desvio da relação linear entre sinais de entrada e saída (margem de erro de medição)

*4: Estimativa da Yokogawa sobre os custos de instalação dos flanges e andaimes permanentes e/ou temporários. Exclui o preço do analisador de gás.

*5: Necessário somente após a sonda for recolocada no corpo principal do analisador (após a calibração).

 

Sobre a Yokogawa

Fundada em 1915, a Yokogawa desenvolve atividades abrangentes nas áreas de medição, controle e informação. O negócio de automação industrial fornece produtos, serviços e soluções vitais para uma ampla gama de indústrias de processo, incluindo petróleo, produtos químicos, gás natural, energia, siderurgia e papel e celulose. Com o negócio de inovação da vida, a empresa visa melhorar radicalmente a produtividade nas cadeias de valor da indústria farmacêutica e alimentícia. As empresas de teste e medição, aviação e outras continuam a fornecer instrumentos e equipamentos essenciais com precisão e confiabilidade líderes do setor. A Yokogawa co-inova com seus clientes por meio de uma rede global de 113 empresas em 61 países, gerando US $ 3,8 bilhões em vendas no ano fiscal de 2017. Para mais informações, visite www.yokogawa.com

 

Os nomes de empresas, organizações, produtos, serviços e logotipos aqui mencionados são marcas registradas ou marcas comerciais da Yokogawa Electric Corporation ou de seus respectivos proprietários.