Notícias

12 de Novembro, 2019

Yokogawa Adquire Tecnologia de Nanopipeta da US Venture para Uso em Aplicações de Ciências da Vida

- Baixa invasividade permite injeção de célula única de substâncias alvo e extração de materiais intracelulares -

 

Yokogawa Electric Corporation anunciou a aquisição de uma tecnologia de nanopipeta*1 que foi desenvolvida pela BioStinger, Inc., uma subsidiária da Universidade da Califórnia, Santa Cruz. Essa tecnologia é capaz de atingir locais específicos dentro de células individuais, permitindo a injeção de substâncias alvo, como genes ou medicamentos, e a extração de materiais intracelulares. A baixa invasividade*2 desta tecnologia para células permite uma análise mais detalhada de células únicas vivas, organelas e componentes citoplasmáticos.

 

Histórico

Para observar como as células reagem a novos compostos candidatos a medicamentos, os compostos são frequentemente infiltrados nas células. No entanto, pode ser difícil confirmar que os compostos passaram pela membrana celular e atingiram o interior das células. Portanto, há uma necessidade de uma tecnologia que possa injetar substâncias experimentais nas células com altos níveis de precisão. Além disso, órgãos e tecidos são compostos de muitas células diferentes e a ocorrência de anormalidades em células específicas leva ao aparecimento de doenças. Como as células não estão em um estado uniforme, as células individuais devem ser analisadas para identificar a causa de uma doença e o estado patológico. Dessa forma, a capacidade de determinar a forma e a posição de uma célula específica e extrair informações intracelulares dessa célula é considerada útil no esclarecimento do mecanismo de aparecimento da doença e na pesquisa e desenvolvimento de novos medicamentos. No entanto, até agora não havia tecnologia estabelecida capaz de obter informações posicionais sobre células específicas em uma população de células e extrair materiais dessas células individuais.

 

Visão Geral da Tecnologia

Essa tecnologia incorpora um manipulador*3 que usa uma nanopipeta com uma ponta cuja abertura é uma das menores disponíveis para uso no campo da pesquisa biológica e uma micro bomba que usa fenômenos eletroquímicos. Essa tecnologia permite a injeção de substâncias alvo, como genes e medicamentos, no local alvo de uma célula específica e a extração de materiais intracelulares individuais. Além disso, sua baixa invasividade permite uma análise mais detalhada de células únicas vivas, organelas e componentes citoplasmáticos.

 

Soluções de Análise de Célula Única da Yokogawa

A Yokogawa desenvolve soluções de análise de célula única desde 2014. Um manipulador de célula única em desenvolvimento usa uma micropipeta (1 μm é igual a um milionésimo de metro), que permite a amostragem automática de células únicas que foram selecionadas usando uma interface gráfica do usuário e é adequado para uso em pesquisas que exigem a amostragem de um grande número de células.

A Yokogawa acelerará o desenvolvimento de sistemas de amostragem que utilizam micropipetas e contribuirá para a pesquisa e desenvolvimento nos campos de descoberta de medicamentos e ciências da vida, comercializando produtos manipuladores que usam essa tecnologia de nanopipeta adquirida.

 

BioStinger, Inc.

Foi fundada em 2014 como uma subsidiária da Universidade da Califórnia, Santa Cruz. O professor Nader Pourmand, um dos fundadores e inventor dessa tecnologia e é uma autoridade no campo de análise de célula única.

 

*1 Uma pipeta é um tubo para injetar e aspirar uma quantidade mínima de líquido e sólido. Uma nanopipeta é um tubo com um diâmetro de ponta de 1 nm a menos de 1.000 nm. Um nanômetro (nm) é igual a um bilionésimo de metro. Uma nanopipeta também se refere a um tubo cujo volume de injeção/aspiração é medido em nanômetro.

*2 Não causando muito dano físico a um organismo vivo. Este termo é usado nos campos médico e biológico.

*3 Um dispositivo que executa uma operação em vez de um operador humano

 

Sobre Yokogawa

Fundada em 1915, a Yokogawa se envolve em atividades abrangentes nas áreas de medição, controle e informação. O negócio de automação industrial fornece produtos, serviços e soluções vitais para uma ampla gama de indústrias de processo, incluindo petróleo, químico, gás natural, energia, ferro e aço e papel e celulose. Com o negócio de inovação em vida, a empresa visa melhorar radicalmente a produtividade nas cadeias de valor da indústria farmacêutica e de alimentos. Os negócios de teste e medição, aviação e outros continuam a fornecer instrumentos e equipamentos essenciais com precisão e confiabilidade líderes do setor. A Yokogawa coinova com seus clientes por meio de uma rede global de 113 empresas em 60 países, gerando US$ 3,6 bilhões em vendas no ano fiscal de 2018. Para mais informações, visite www.yokogawa.com.

 

Os nomes de empresas, organizações, produtos, serviços e logotipos aqui mencionados são marcas registradas ou comerciais da Yokogawa Electric Corporation ou de seus respectivos proprietários.