Notícias

16 de Abril, 2013

Yokogawa anuncia conceito Wireless Anywhere

A Yokogawa anunciou um novo conceito de negócios “Wireless Anywhere” (Wireless em qualquer lugar) que incentiva a utilização de tecnologias de comunicação sem fio baseadas na ISA100.11ª(*1) em toda planta industrial para aplicações de monitoração e controle. A Yokogawa vai promover agressivamente este conceito buscando ampliar o uso das soluções em instrumentação de campo baseados na norma ISA100.11ª. Alinhado com nosso conceito atual “Crescer”, o novo conceito incentiva a introdução de tecnologia de comunicação sem fio, apresentando sua inerente confiabilidade, flexibilidade e interoperabilidade.

A norma ISA100.11a garante alta confiabilidade, flexibilidade em diversas aplicações, grande capacidade de expansão da rede e cobertura, e compatibilidade com uma grande variedade de padrões de comunicação com fio, como Fundation Fieldbus, Hart e Profibus. “ISA100.11a totalmente funcional” apresentam o estado da arte em tecnologias redundantes que permitem o nível máximo de confiabilidade, permitindo escalabilidade massiva e comunicação de longo alcance (até 2500 metros de comunicação direta).

 O conceito “Wireless Anywhere”

Seguindo o ideal de crescimento a Yokogawa incentive o uso de soluções sem fio em todas aplicações industriais. O desenvolvimento de instrumentos sem fio conforme a norma ISA100.11a garante a cobertura de todas aplicações industriais. Para este fim, a Yokogawa desenvolve as seguintes iniciativas:

 1. Modularizando componentes sem fio para acelerar o desenvolvimento de produtos

A Yokogawa esta desenvolvendo componentes sem fios modulares que incorporam as diversas tecnologias em seus dispositivos de campo. Isto torna mais fácil a implementação da tecnologia ISA100.11a em novos produtos e sensores, acelerando a oferta ao mercado. Até o final de 2013 Yokogawa planeja lançar novos dispositivos sem fio de campo com esses componentes.

2. Promover a adoção do padrão ISA100.11a

A Yokogawa vai trabalhar com outros membros do Instituto de Compliance sem fio ISA100 (ISA100WCI) para aumentar o número de empresas associadas WCI e promover a aceitação do padrão ISA100.11a, ampliando assim o mercado wireless industrial. Para fazer com que uma ampla gama de produtos ISA100.11a estejam disponíveis no mercado, a Yokogawa vai fornecer componentes modulares para outros fornecedores.

3. Facilitando a conectividade do host para ambas as redes de campo, com e sem fio

Para incentivar o uso de sistemas sem fio de campo em aplicações de monitoramento e controle, a Yokogawa vai melhorar a eficácia da planta em todas as redes digitais de campo, fazendo o possível para dispositivos com fio, dispositivos sem fio se conectarem com os sistemas de controle e monitoramento. Isto exigirá o desenvolvimento de tecnologias que garantam que os sistemas host e dispositivos de campo possam se comunicar uns com os outros usando uma variedade de protocolos. Por exemplo, um adaptador ISA100.11a-compliant permitiria um dispositivo de campo com fios se comunicar com uma rede sem fios.

Nossa abordagem para o campo de Comunicações Sem Fio

Para processos contínuos que necessitam de tecnologias sofisticadas de controle sem fio, a Yokogawa foi a primeira empresa no mundo a lanças dispositivos em conformidade com a norma  ISA100.11a em julho de 2010, dando aos clientes uma ampla gama de opções de dispositivo. Em julho de 2012, Yokogawa lançou um sistema sem fio de alta confiabilidade, para cobertura total da área industrial.

ISA100.11a  Características do sistema

Os sistemas baseados nesta norma asseguram respostas em tempo real apresentando o estado da arte em tecnologias redundantes, permitindo conexões de até 500 dispositivos sem fim em uma única gateway. O tempo de atualização é de 5 segundos quando uma gateway comunica com 500 dispositivos, e 1 segundo quando comunica com 200 dispositivos sem fio. Os dispositivos sem fio podem se comunicar até 10 km(*2), isso é 2 vezes mais do que o alcance de sistemas convencionais.

Para mais informações: http://www.field-wireless.com/en/

* 1 Um padrão de comunicação sem fio para a indústria de automação industrial estabelecido em setembro de 2009 pelo Comitê ISA100 da Sociedade Internacional de Automação (ISA)

* 2 Com uma antena de alto ganho. Os regulamentos locais podem restringir o uso de tais antenas com dispositivos sem fio de campo.