Notícias

07 de Janeiro, 2020

Yokogawa anuncia o lançamento do Exaquantum R3.20, Sistema de Gerenciamento de Informações da Planta integrante do portfólio OpreX

- Melhorando de forma significativa os recursos de aquisição e exportação de dados relativamente à versão anterior-

A Yokogawa Electric Corporation anuncia o lançamento do Exaquantum ™ R3.20, uma versão melhorada de seu sistema de gerenciamento de informações da planta (PIMS). O Exaquantum suporta as iniciativas de transformação digital dos clientes nas indústrias de processo, reunindo grandes volumes de dados da planta e transformando-os em informações de negócio úteis e de alto valor agregado. A versão R3.20 vem com conectividade estendida para OPC Unified Architecture (OPC UA), que possibilita uma comunicação mais eficiente e segura com sistemas de gestão de negócios e ferramentas de análise de dados, com o propósito de obtenção de melhorias operacionais significativas.
 


Imagem da interface do usuário do Exaquantum

 

Contexto do Desenvolvimento

Implementar jornadas de transformação digital e impulsionar iniciativas de melhoria requer uma visibilidade aprimorada das operações e a remoção de silos de informações em uma empresa. Nas indústrias de processo, isso significa que as plantas estão se tornando mais sofisticadas com sensores e dispositivos inteligentes, gerando volumes crescentes de dados do processo que precisam ser acumulados, integrados e estruturados, para análise posterior e tomada de decisões, a partir da utilização de sistemas de gerenciamento de informações da planta (PIMS). Cada vez mais, esse grande volume de dados também é demandado por outros sistemas e ferramentas de negócios. Dessa forma, há necessidade de disponibilizar no PIMS recursos para que esses dados possam ser exportados para os mesmos, de forma eficiente e segura, e utilizando um formato padronizado. Na realidade, os dados de processo são utilizados não apenas pelos operadores e engenheiros de processo da planta, mas também por outras funções dentro da estrutura organizacional da empresa, tais como gestores, pesquisadores e staff de logística e compras, de modo que os dados possam estar acessíveis a todos através das redes de dados corporativas, dessa forma, quebrando quaisquer silos que possam existir e abrindo oportunidades para que um público mais amplo possa  extrair valor dessa informação.

 

Aprimoramentos

 

Suporte estendido para OPC UA

Um número crescente de sistemas e dispositivos de automação industrial está sendo disponibilizado para tirar proveito do padrão de comunicação OPC UA, seguro e independente de plataforma. De forma a capitalizar as crescentes quantidades de dados disponíveis nesse padrão, o Exaquantum R3.20 passou a ser aderente ao padrão OPC UA. 

 

Melhora na performance para atividades de análise de dados

 Com o objetivo de otimizar a atividade de análise de dados frente ao aumento do volume dos mesmos, o Exaquantum R3.20, através do Excel Add-in, possibilita a utilização dessa ferramenta e permite a importação de dados históricos cerca de 16 vezes mais rápido do que era possível anteriormente. Além disso, melhora a sua capacidade de interação com outros sistemas e ferramentas, exportando arquivos em formato CSV com maior agilidade.

 

Suporte aos mais recentes sistemas operacionais e pacotes de software

Para garantir que o PIMS possa ser operado nos ambientes de TI corporativos mais atuais, o Exaquantum R3.20 oferece suporte ao Microsoft Office 365 e Microsoft SQL Server 2014 SP3. Além disso, a plataforma-cliente do Exaquantum passou a ser compatível com o Windows 10 Pro / Enterprise SAC e passou a ser compatível também com o sistema de controle distribuído CENTUM VP R6.07 e Exaopc R3.78 OPC da Yokogawa.

 

Principais mercados-alvo

Indústrias de processo, como petróleo e gás, petroquímica, química, ferro e aço, metais não ferrosos, energia elétrica, celulose e papel, alimentos, produtos farmacêuticos e tratamento de água.

 

Aplicações

• Coleta em tempo real de dados de processo da planta para armazenagem em bancos de dados históricos;           

• Cálculos a partir dos dados coletados;            

• Exibição dos dados coletados em gráficos de tendências e outros tipos de gráficos, planilhas etc.           

 

Sobre OpreX

OpreX é a marca abrangente para os negócios de automação industrial (IA) e controle da Yokogawa. O nome OpreX significa excelência nas tecnologias e soluções que a Yokogawa cultiva através da co-criação de valor com seus clientes e abrange toda a gama de serviços, soluções e produtos IA da Yokogawa. Essa marca compreende as seguintes cinco categorias: OpreX Transformation, OpreX Control, OpreX Measurement, OpreX Execution e OpreX Lifecycle. O PRM, uma solução da família OpreX Asset Management and Integrity na categoria OpreX Transformation, oferece excelência operacional em todas as atividades da empresa, desde a produção até a otimização da cadeia de suprimentos e gerenciamento de riscos e negócios.

Com esta marca, a Yokogawa fornecerá soluções integradas que atendem a necessidades específicas e apoiam seus clientes em seus esforços para transformar e expandir seus negócios.

 

Sobre Yokogawa

Fundada em 1915, a Yokogawa se envolve em atividades abrangentes nas áreas de medição, controle e informação. O negócio de automação industrial fornece produtos, serviços e soluções vitais para uma ampla gama de indústrias de processo, incluindo petróleo, químico, gás natural, energia, ferro e aço e papel e celulose. Com o negócio de inovação em vida, a empresa visa melhorar radicalmente a produtividade nas cadeias de valor da indústria farmacêutica e de alimentos. Os negócios de teste e medição, aviação e outros continuam a fornecer instrumentos e equipamentos essenciais com precisão e confiabilidade líderes do setor. A Yokogawa coinova com seus clientes por meio de uma rede global de 113 empresas em 60 países, gerando US$ 3,6 bilhões em vendas no ano fiscal de 2018. Para mais informações, visite www.yokogawa.com.