Notícias

27 de Outubro, 2014

Yokogawa anuncia o lançamento do Sistema de Aquisição de Dados SMARTDAC+® GM Estrutura simples e comunicação Bluetooth, aumentando a eficiência operacional

A Yokogawa Eletric Corporation anuncia o desenvolvimento do Sistema de Aquisição de Dados SMARTDAC+GM, com lançamento no mercado em 17 de novembro de 2014.

O Sistema de Aquisição de dados SMARTDAC+GM proporciona o aumento da eficiência operacional em razão de sua estrutura modular, facilitando a instalação e remoção de seus módulos. Adicionalmente, o sistema SMARTDAC+GM suporta comunicação sem fio via Bluetooth, permitindo a sua operação através de dispositivos móveis como tablets.

 

Razões do Desenvolvimento

Sistemas de aquisição de dados são largamente utilizados em aplicações diversas e em uma grande variedade de industrias, adquirindo e gravando dados de processo tais como temperatura, tensão, corrente, pressão e vazão. Em 1951 a Yokogawa se tornou a primeira companhia no Japão a introduzir no mercado o registrador eletrônico tipo “self-balancing” e em 1986, lançou o sistema de aquisição e registro de dados multiponto. Atualmente a Yokogawa oferece uma grande variedade de sistemas de registro e aquisição de dados .

Dependendo da aplicação, muitos sistemas de aquisição de dados utilizam uma grande variedade de módulos de forma a adquirir um grande range de dados. Historicamente, muitos destes sistemas de aquisição tem sido dotados de placa base para acondicionamento de seus módulos.Entretanto atualmente , usuários tem tido preferência por equipamentos que permitam a instalação e remoção de módulos de maneira mais prática e flexível.

Os sistemas de aquisição de dados atualmente podem ser classificados em dois tipos: sistemas dotados de monitores (registradores autônomos) e sistemas de aquisição baseados em PC, onde o instrumento necessita ser interligado a um computador para sua configuração e operação.

De forma a atender melhor a necessidade de seus clientes, a Yokogawa desenvolveu o sistema de aquisição de dados SMARTDAC+GM. Através de sua estrutura modular de I/Os, os usuários podem configurar seu sistema de aquisição de dados baseados em suas necessidades do processo e expandi-lo facilmente conforme a sua evolução.

 

Melhorias 

1. Estrutura

A Yokogawa desenvolveu uma nova estrutura modular, eliminando assim a necessidade de placas base e permitindo desta forma a simples instalação e remoção de módulos. Com um novo designe, módulos são conectados em linha , de forma que eles sejam interconectados.

Para substituir um módulo, o usuário apenas necessita saca-lo da estrutura e inserir um novo, tornando o processo de configuração mais eficiente. Os módulos são fixados uns aos outros através de trava deslizante, podendo ser também fixados através de parafusos.

 

2. Comunicação Bluetooth

O Sistema de aquisição SMARTDAC+GM suporta conectividade Bluetooth com tablets utilizando sistema operacional Android. Através de um dispositivo handheld portanto, o usuário pode monitorar e configurar o sistema. Um tablet por exemplo, pode ser utilizado para iniciar e parar uma aquisição de dados, alterar configurações e monitorar em tempo real os dados do processo.

 

3. Medição de Potência

O Sistema de aquisição SMARTDAC+GM pode ser conectado via ethernet aos analisadores de potência das séries WT300, WT500 e WT1800, permitindo medição simultânea de variáveis elétricas e temperatura. Monitorações com esta característica são largamente utilizadas para testes e ensaios de performance, principalmente eletrodomésticos.

 

Foco

● Segmento de P&D com foco em desenvolvimento de eletrodomésticos, dispositivos automotivos, semicondutores e eficiência energética.

● Segmento Industrial: siderurgia , automotivo, petroquímico, químico, alimentício, papeleiro, farmacêutico e eletroeletrônico.

Aplicações

Aquisição e registro de dados tais como temperatura, tensão, corrente, pressão e vazão, em testes de avaliação ou monitoração de plantas e ambientes.

 

* Em 2015 o Sistema SMARTDAC+GM terá conformidade com a regulação CFR 21 part 11.

 

Sobre o SMARTAC+

A nova geração de sistemas de aquisição e controle de dados SMARTDAC+ foi inicialmente anunciada em outubro de 2012 através dos registradores “paperless” da série GP/GX e do software de monitoração e registro GA10. Esta nova geração de instrumentos garante uma vasta aplicação de aquisição e registro de dados nos diversos segmentos do mercado.

A Yokogawa tem o constante compromisso de desenvolver novos produtos e soluções, de forma a contribuir com o aumento cada vez maior da eficiência operacional de seus clientes.

 

Sobre a Yokogawa

A Yokogawa possui uma rede global composta de 86 companhias abrangendo 56 países. Fundada em 1915, a empresa investe U$ 4 bilhões em pesquisas e inovações de ponta. A Yokogawa atua nas áreas de automação industrial e controle (IA), teste e medição (T&M) e outros segmentos de negócio, atendendo aos diversos segmentos da indústria como químico, petroquímico, papeleiro, farmacêutico, siderúrgico, gás, energia, transportes, eletroeletrônicos e telecomunicações.

Para mais informações, visite o nosso site www.yokogawa.com.br