Notícias

27 de Maio, 2013

Yokogawa anuncia parceria exclusiva com a Petrobrás no Fornecimento de Instrumentação de Campo Wireless

A Yokogawa anuncia parceria com Petrobrás na avaliação da tecnologia Field Wireless baseada na ISA100.11a, padrão de comunicação sem fio em automação industrial.

Com essa parceria, a Yokogawa fornecerá suporte técnico para a Petrobrás no uso de comunicações de campo Wireless e têm a oportunidade de demonstrar seus produtos Field Wireless nas plantas de teste da empresa. Com base no seu forte histórico global no fornecimento de sistemas de controle, sensores e tecnologia avançada Field Wireless, a Yokogawa irá utilizar esta parceria com a Petrobras, para expandir a o fornecimento de soluções de tecnologia de campo sem fio para operadores de planta de produção ao redor do mundo.

Informações Importantes

 Uma rede Wireless pode ser utilizada para ligar um sistema de controle com os dispositivos de campo que são distribuídos ao longo de uma planta. Estas redes têm muitas vantagens que incluem redução de custos na instalação de cabos e outras instalações. Além de permitir a instalação do equipamento em lugares difíceis.

Para ampliar o uso de produtos ISA100.11a e serviços relacionados em aplicações de comunicações sem fio em toda a planta, Yokogawa está promovendo agressivamente o seu conceito de negócio "Wireless Anywhere". A Petrobras, por outro lado, pretende recolher mais dados sobre a utilização desta tecnologia em seus processos de produção, com o objetivo de avaliar a robustez e o desempenho de comunicação sem fio. Ao fazê-lo, será capaz de aplicar esta tecnologia adequada e explorar totalmente as suas vantagens.

Por ser o primeiro a introduzir essa tecnologia de comunicação sem fio, a Petrobrás busca reduzir a complexidade em suas plantas e acelerar a implementação do projeto de instrumentação em determinadas instalações de produção, melhorando a produtividade. Para garantir à máxima utilização da tecnologia Field Wireless, as duas empresas concluíram um acordo de parceria para que eles possam colaborar plenamente no processo de testes de campo e se envolver em uma troca de experiência e conhecimento, a fim de compreender aplicá-lo da melhor forma possível.

Características do Sistema Field Wireless

O padrão ISA100.11a garante alta confiabilidade, flexibilidade de aplicação, capacidade de expansão de rede, e compatibilidade com uma variedade de padrões de comunicação com fio, como FoundationTM fieldbus, HART ® e PROFIBUS. “ISA100.11a funcionais" sistemas de campo e dispositivos de rede sem fio, que permitem um nível muito mais elevado de confiabilidade e escalabilidade massiva e comunicações de longo alcance.

Tais sistemas permitem assegurar respostas em tempo real, fazendo uso de tecnologias state-of-the-art redundantes e podem ser muito grandes em escala, apoiando conexões de até 500 dispositivos de campo sem fio. O tempo de atualização de dados é de 5 segundos quando o sistema é composto por um sistema de acolhimento e 500 dispositivos de campo sem fio, e um segundo com um sistema de acolhimento e 200 dispositivos de campo sem fio. Como tal, estes sistemas são os mais rápidos da sua classe. Os dispositivos de campo sem fio são capazes de se comunicar em distâncias de até 10 km * 2, que é 20 vezes o alcance de sistemas convencionais.

Para mais informações acesse: http://www.field-wireless.com/en/