Notícias

09 de Novembro, 2017

Yokogawa Apresenta o Serviço de Suporte de Comunicação Baseado em Realidade Aumentada SensPlusTM Buddy

- Uma solução de fácil utilização que melhora a manutenção da planta -

A Yokogawa Electric Corporation anunciou o lançamento do serviço de suporte de comunicação SensPlusTM Buddy em 10 novembro. Com esta solução, os operadores de campo terão acesso às informações de suporte a partir de seus dispositivos móveis.

O SensPlus Buddy pode ser acessado utilizando um navegador de internet padrão em qualquer dispositivo móvel ou computador pessoal e não requer a instalação de software. Com este serviço online, os usuários podem facilmente fazer chamadas de vídeo e o uso de tecnologia de realidade aumentada (RA) para transmitir imagens fáceis de visualizar e dados de texto. O SensPlus Buddy vai melhorar a eficiência da manutenção e a qualidade do trabalho de campo.

 

Características do Desenvolvimento

A medida que as plantas dependem de sistemas cada vez mais sofisticados e complexos, que possibilitem uma gestão ainda mais integrada de múltiplas instalações de produção, a eficiência da produção melhora. Ao mesmo tempo, se torna mais difícil identificar as causas de falhas e mau funcionamento nas instalações da planta, tornando a manutenção uma tarefa complexa. Além disso, com um crescente número de engenheiros especializados alcançando a idade obrigatória de aposentadoria, há uma necessidade urgente de contratar e treinar equipes e gerentes de manutenção.

A Internet Industrial das Coisas (IIoT – Industrial Internet of Things, em inglês) é vista como um meio para compensar a escassez de equipe para manutenção da planta e auxiliando no treinamento de pessoal. Com a IIoT, um sistema pode ser construído permitindo que engenheiros relativamente inexperientes realizem a manutenção com a mesma eficiência e qualidade que os engenheiros mais instruídos e experientes. No entanto, muitos fabricantes têm hesitado a introduzir estes sistemas devido às preocupações quanto a segurança na rede e a dificuldade e custos de adicionar a nova infraestrutura. Para atender a este problema, a Yokogawa desenvolveu o serviço de suporte de comunicação SensPlus Buddy. Com este serviço, os usuários podem transmitir visualmente as informações de manutenção para o pessoal de campo.

 

Principais Características

O serviço de suporte de comunicação SensPlus Buddy pode ser acessado em qualquer local e dispositivo conectado à internet. Suas características são as seguintes:

 

1. Fácil aplicação e uso

O SensPlus Buddy é um serviço baseado em nuvem. Como tal, ele não requer a instalação de algum hardware ou software especial, só é necessária uma conexão padrão com a internet. Ele pode rodas em qualquer dispositivo móvel ou computador que tenha um navegador de internet instalado. Para máxima segurança, o acesso é estritamente controlado por um sistema de autenticação de usuário e a comunicação só é permitida entre usuários em grupos específicos.

O SensPlus Buddy suporta chamadas de vídeo, o compartilhamento de arquivos de imagens como captura de tela feita durante a chamada de vídeo ou ao visualizar um manual e a sobreposição de instruções em imagens, e estas funções podem ser acessadas facilmente utilizando qualquer tipo de dispositivo móvel.

 

 

2. Compartilhamento de dados em tempo real

Experts em engenharia e equipes de suporte podem fazer chamadas de vídeo para compartilhar imagens e outros dados em tempo real com operadores de campo. Graças ao suporte à tecnologia de realidade aumentada do serviço, a equipe pode escrever instruções de fácil entendimento em fotos que foram feitas no local e enviar de volta aos operadores no campo.

 

Instruções escritas a mão numa tela de captura de um documento

 

 

3. Obter informações necessárias no campo

Quanto o operário de manutenção no campo necessita ver informações de um sistema de controle ou informações de um documento, como um manual de operação, a equipe de suporte na sala de controle central pode enviar imagens, como uma tela de console do sistema de controle ou fotos de páginas específicas de um documento. Ambos, emissor e receptor, podem inscrever mensagens nas imagens.

 

Principais Mercados em Destaque

Indústrias de manufatura

 

Aplicações

Comunicação entre a sala de controle central e operadores da planta, ou entre funcionários de diferentes plantas. Comunicação entre operadores de campo e terceiros como help desks de fabricantes de equipamentos de plantas.

 

Uso de tecnologia de realidade aumentada da Yokogawa

A Yokogawa acredita que a tecnologia pode ajudar a resolver o problema de erro humano. Ao combinar esta tecnologia com a tecnologia móvel, a qual vem avançando rapidamente nos últimos anos, e ao usá-la em plantas de manufatura, a Yokogawa pretende reduzir o erro humano e melhorar a segurança e eficiência no trabalho de campo. A companhia denomina esta abordagem como RA Industrial e está trabalhando com os clientes para desenvolver e aprimorar a tecnologia. O serviço de suporte de comunicação SensPlus Buddy é o primeiro a utilizar a tecnologia de realidade aumentada da Yokogawa. Com a intenção de introduzir soluções avançadas ao setor de manufatura, a Yokogawa continuará seus esforços em desenvolver tecnologia de realidade aumentada.

 

Sobre a Yokogawa

A rede global da Yokogawa é composta de 113 companhias distribuídas entre 60 países. Fundada em 1915, a companhia de US$3.5 bilhões é engajada em inovação e pesquisa no estado da arte. A Yokogawa está ativa na indústria de automação e controle (IA), teste e medição, aviação e outros segmentos de negócios. O segmento de AI possui um papel vital em uma grande variedade de indústrias incluindo óleo, química, gás natural, energia, siderúrgica, papel e celulose, farmacêutica e alimentos. Focando neste segmento, a Yokogawa ajuda as companhias a maximizar seus lucros por oferecer um gama de produtos de alta confiabilidade e serviço com a nossa subsidiária “KBC Advanced Technologies” para proporcionar soluções premium e serviços. Para maiores informações sobre a Yokogawa, por favor visite www.yokogawa.com

 

Para mais informações

Serviço de suporte de comunicação SensPlus Buddy

https://www.yokogawa.com/solutions/services/lifecycle-performance-care-services-sustainable-plan/secured-remote-solutions/#Details_SensPlus-Buddy-Communication-Support-Service

 

 

Os nomes das companhias, organizações e marcas neste texto são marcas comerciais ou marcas registradas dos seus respectivos portadores.