Notícias

04 de Junho, 2020

Yokogawa Assina Acordo de Investimento e Parceria com a JEPLAN, Desenvolvedora de Tecnologia Inovadora de Reciclagem Química

- Colaboração para uma economia circular -

 

A Yokogawa Electric Corporation anuncia que assinou um contrato de investimento e parceria com a JEPLAN, INC., uma empresa de reciclagem de materiais de poliéster utilizando uma tecnologia exclusiva de reciclagem química*1. As duas empresas farão parceria em um negócio que faz uso desse processo de reciclagem de ponta.

Impulsionada pelo crescimento populacional e pelo aumento dos padrões de vida nos países emergentes, a demanda global por resina de poliéster, um material usado na produção de garrafas, embalagens, roupas e outros produtos, deve crescer. Atualmente, como sugere a adoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), existe um interesse comum em todo o mundo em abordar questões ambientais por meio de reciclagem e reutilização de recursos. Por esse motivo, as empresas que utilizam resinas de poliéster como materiais buscam cada vez mais aumentar a proporção de material reciclado em seus produtos.

A resina de poliéster produzida utilizando a BRING Technology™ da JEPLAN é de qualidade igual à resina de poliéster convencional à base de petróleo. Além de permitir a reciclagem e reutilização repetidas de resinas de poliéster, essa tecnologia é capaz de remover impurezas, o que é difícil nos processos gerais de reciclagem. A JEPLAN realizou testes em uma planta piloto que demonstraram com sucesso o uso dessa tecnologia de reciclagem em uma escala quase comercial e agora planeja lançar a produção e o fornecimento em larga escala de resinas plásticas recicladas.

Um dos três objetivos de sustentabilidade da Yokogawa para o ano de 2050 é fazer a transição para uma economia circular. Através desta parceria de capital e negócios com a JEPLAN, a Yokogawa avança em direção ao seu objetivo de promover a criação de uma sociedade que circula recursos. Como parte da implantação desta nova tecnologia, a JEPLAN busca a introdução de tecnologia da informação que converterá as instalações de produção existentes em plantas inteligentes, aumentando assim a produtividade. Por meio dessa parceria, a Yokogawa fornecerá suas mais recentes tecnologias e produtos de medição, controle e informação para uso nessas plantas, possibilitando assim operações de circulação de recursos de última geração.

Sobre o assunto dessa parceria, Tetsuya Murai, vice-presidente da Yokogawa que também atua como CEO do Japão e Coréia e presidente da Yokogawa Solution Service Corporation, comentou que “a Yokogawa está criando valor junto aos clientes sob o slogan corporativo da marca Co- inovando tomorrow ™. Essa parceria levará a uma coinovação significativa no campo da economia circular. A Yokogawa poderá contribuir para estabelecer uma sociedade sustentável, propondo uma variedade de soluções, criando novas oportunidades de negócios e valor para os clientes, impulsionando a transformação digital.”

Masaki Takao, CEO e cofundador da JEPLAN, contribuiu com os seguintes pensamentos sobre essa parceria: “A JEPLAN possui uma planta piloto para a reciclagem de poliéster utilizado em roupas, e a companhia do nosso grupo possui uma planta comercial que recicla garrafas plásticas. Estou convencido de que essa parceria fortalecerá os sistemas de produção de ambas as fábricas e expandirá nossas oportunidades de negócios, e acredito que garantirá que sejam tomadas medidas para a realização de nossa visão de "Circular tudo". Além disso, agiremos para criar uma economia circular, uma meta que ambas as empresas buscam alcançar o mais rapidamente possível, fazendo o melhor uso do conhecimento que acumulamos em nossos respectivos campos.”

 

JEPLAN, INC.

Fundação: janeiro de 2007

CEO e cofundador: Masaki Takao

Negócio: Reciclagem de produtos de poliéster utilizando tecnologia de reciclagem química; produção e venda de resina reciclada; planejamento, produção e venda de produtos da marca BRING.

Sites: JEPLAN, INC.: http://www.jeplan.co.jp/ja/ (japonês)

PET Refine Technology Co., Ltd. *2: http://www.prt.jp/en.html

 

* 1 Utiliza resíduos como materiais e altera sua composição por meio de uma reação química

* 2 Uma subsidiária da JEPLAN, INC.

 

Sobre a Yokogawa

Fundada em 1915, a Yokogawa desenvolve atividades abrangentes nas áreas de medição, controle e informação. O negócio de automação industrial oferece produtos, serviços e soluções essenciais a uma ampla variedade de indústrias de processo, inclusive petróleo, produtos químicos, gás natural, energia, ferro e aço, bem como celulose e papel. Com o negócio de inovação da vida, a empresa procura melhorar radicalmente a produtividade nas cadeias de valor do setor farmacêutico e alimentício. Os negócios de teste e medição, aviação, entre outros, continuam a fornecer instrumentos e equipamentos essenciais com precisão e confiabilidade líderes do setor. A Yokogawa inova em conjunto com seus clientes através de uma rede global de 114 empresas em 62 países, alcançando US$ 3,7 bilhões em vendas no ano fiscal de 2019. Para informações adicionais, acesse www.yokogawa.com

 

 

Os nomes das empresas, organizações, produtos, serviços e logotipos mencionados neste texto são marcas registradas ou marcas comerciais da Yokogawa Electric Corporation ou de seus respectivos titulares.