Notícias

15 de Junho, 2021

Yokogawa Bio Frontier inicia as vendas de S-CNF, um material nanocelulósico de alto desempenho.

- Uma nova alternativa para uso em filmes, cargas, aditivos funcionais e outros produtos nas indústrias química e de materiais -

Yokogawa Bio Frontier Inc., uma subsidiária da Yokogawa Electric Corporation, anuncia que iniciou as vendas de nanofibras de celulose sulfatada 100% derivadas de plantas (S-CNFTM). A empresa está inicialmente fornecendo amostras para clientes potenciais, e posteriormente aumentará a produção em preparação para a venda comercial deste material S-CNF derivado de plantas altamente versáteis para clientes principalmente das indústrias químicas e de materiais.

A nanofibra de celulose é um material de biomassa fibrosa derivado da celulose, um importante componente estrutural das plantas. Ela é produzida extraindo a celulose de materiais como a polpa de madeira e desfibrando-a para formar fibras nanosizadas muito finas. As empresas da indústria de materiais têm demonstrado um grande interesse na nanofibra de celulose por ser um material forte e leve que é resistente à deformação quando exposto ao calor e fornece uma barreira altamente eficaz contra o oxigênio e outros gases, e sua produção e descarte têm um baixo impacto ambiental.

Além de ter as mesmas características da nanofibra de celulose padrão, o S-CNF em forma de gel pode ser seco para produzir uma substância em pó que tem aproximadamente 1/100 do volume e peso do gel. Este pó custa significativamente menos para transportar e armazenar, e suas propriedades físicas podem ser restauradas misturando-o com água. Ao ajustar a proporção de mistura, as propriedades físicas da nanofibra de celulose podem ser alteradas para se adequar a aplicações específicas. Além disso, o processo empregado pela Yokogawa Bio Frontier para quebrar fibras e produzir S-CNF consome menos energia do que outros processos de produção de nanofibras de celulose, e espera-se que isso contribua significativamente na redução de custos da produção.

No futuro, a Yokogawa Bio Frontier trabalhará para a produção comercial do S-CNF e desenvolverá este negócio através da venda deste produto e do licenciamento de seu processo de produção comercial principalmente para empresas da indústria química e de materiais. A empresa também analisará as atividades de pesquisa e desenvolvimento em conjunto com os clientes que utilizam S-CNF. A Yokogawa Bio Frontier se esforçará para promover o uso generalizado de materiais derivados de plantas que diminuirão nossa dependência de recursos fósseis e contribuirão para a realização de uma sociedade neutra em carbono.

A S-CNF será exposta na Kansai Sustainable Material Expo, que será realizada de 23 a 25 de junho no centro de exposições Intex Osaka.

 

Principais mercados-alvo para S-CNF

・ Indústrias químicas, petroquímicas, automóveis, materiais de construção, cerâmicas, têxteis e outros materiais

・ Produtos alimentícios, produtos farmacêuticos e processamento de papel

 

Aplicações S-CNF

・Enchedor para materiais plásticos/borracha, etc.

・Embalagem de filmes e garrafas

・Aditivos funcionais para produtos cosméticos e tintas

・Espessantes, emulsificantes

 

Sobre a Yokogawa Bio Frontier

A Yokogawa Bio Frontier foi estabelecida em janeiro de 2021 como uma subsidiária integral da Yokogawa Electric Corporation. Ela está envolvida na fabricação e venda de materiais de biomassa derivada de plantas, bem como nas atividades de licenciamento e consultoria relacionadas. A empresa também está desenvolvendo um negócio de biomassa que lida com produtos de nanocelulose e lignina (monômero) e um negócio de células inteligentes que se concentra no uso de microalgas. www.yokogawa.com/jp-ybf/

Os nomes de empresas, organizações, produtos, serviços e logotipos aqui mencionados são marcas registradas ou marcas comerciais da Yokogawa Electric Corporation ou de seus respectivos proprietários.