Notícias

22 de Fevereiro, 2016

Yokogawa celebra acordo com a Statoil para desenvolvimento de sistema wireless de campo.

A Yokogawa Electric Corporation anuncia que concluiu um acordo com a Statoil ASA, empresa de energia norueguesa, para desenvolver conjuntamente um sistema wireless de campo. Sobre este acordo, a Statoil e a Yokogawa irão juntar seus respectivos pontos fortes em operações de campo e tecnologia wireless ISA100*1, para o desenvolvimento de um sistema capaz de monitorar os níveis de ruído em tempo-real das fábricas da Statoil e nas plantas de exploração e produção (upstream) como parte do projeto de vigilância de ruídos sem fio WINOS. Com a introdução deste sistema a Statoil será capaz de obter informações em tempo-real sobre o ruído, quando o trabalho for em áreas ruidosas, e utilizar estes dados para um melhor controle de risco da exposição de pessoas a este tipo de aplicação.

 

Sobre a Parceria

Nas plantas existem muitas e diferentes fontes de ruído, e o ruído produzido pode ter um efeito nocivo sobre os trabalhadores destas áreas, prejudicando sua audição. Como os níveis de ruído muitas vezes variam consideravelmente, a monitoração periódica com sensores deve ser feita em tempo-real e em vários locais, para que possam ser elaboradas medidas de proteção, tais como restringir a quantidade de tempo que os funcionários gastam em ambientes de trabalho ruidosos e exigência para o uso de protetores auriculares.

Em uma ampla gama de setores, como energia e materiais, há uma ênfase crescente sobre a saúde, segurança e meio ambiente (HSE). Sistemas de aquisição de dados nos locais de produção tem que ser capaz de medir e recolher não somente as variáveis de vazão, pressão, temperatura, mas também dados ambientais tais como a concentração de um gás por exemplo. A tecnologia wireless é adequada para o uso com estes sistemas. A Yokogawa possui uma grande experiência no desenvolvimento de produtos baseados na tecnologia ISA100 e forneceu uma variedade de dispositivos e adaptadores que podem transformar um instrumento convencional em um dispositivo wireless para uso em aplicação de óleo & gás. Um grande número de sistemas wireless da Yokogawa já estão em operação em várias unidades da Statoil.

Ambas as empresas agora querem capitalizar a boa relação que foi estabelecida através da disponibilização destas soluções wireless, trabalhando em conjunto para desenvolver um sistema de monitoração de ruídos em tempo-real e fazendo uso de suas respectivas tecnologias e know-how.

 

Esboço do Desenvolvimento em Conjunto

A Statoil e a Yokogawa têm como objetivo desenvolver um sistema que irá ajudar a Statoil na gestão de riscos de exposição ao ruído e atingir a conformidade da norma OHSAS 18001*2. Este sistema irá usar uma rede wireless ISA100 para coletar os dados dos sensores de ruído distribuídos por toda a planta. Estes dados serão sobrepostos a um mapa da planta e poderá ser acessado de uma sala de controle ou através de um serviço de hospedagem na nuvem. Os dados poderão ser salvos e acessados a qualquer momento. Para estas aplicações, sistemas wireless são superiores aos sistemas com fio convencionais, pois os sensores podem ser instalados em uma ampla área e também em locais de difícil acesso, permitindo que toda a planta seja monitorada.

Com base neste acordo, a Yokogawa fornecerá sua tecnologia e produtos para a construção do sistema de comunicação wireless ISA100 e a Statoil vai utilizar sua experiência para determinar as especificações gerais do sistema e realizar os testes de campo. Outras empresas norueguesas e institutos de pesquisa contribuirão para o desenvolvimento destas tecnologias, desenvolvendo os sensores e dados gráficos para visualização.

A Statoil e a Yokogawa irão realizar testes de campo nas plataformas offshore no Mar do Norte, para confirmar a sua viabilidade como solução HSE.

Após a assinatura deste acordo, Masatoshi Nakahara, diretor da Yokogawa e vice-presidente sênior comentou: “É extremamente importante e uma questão de preocupação para os gestores das empresas a otimização da gestão do HSE. Com base neste acordo, a Yokogawa irá desenvolver um sistema ideal na Noruega, maior produtor de petróleo e gás da Europa. Para atingir este objetivo a Yokogawa irá combinar sua tecnologia wireless e know-how com o conhecimento possuído pela Statoil, uma empresa de classe mundial que é bem conhecida por suas inovações na exploração de petróleo e tecnologias de produção. Acreditamos que este esforço vai levar as soluções ideias que ajudarão nossos clientes.”
 

Sobre Yokogawa

A rede global da Yokogawa possui 88 empresas e abrange 56 países. Fundada em 1915, a empresa de US$ 3,5 bilhões se dedica à pesquisa de ponta e inovação. A Yokogawa está ativa na automação industrial e controle (IA), teste e medição, e de aviação e outras empresas de diversos segmentos. O segmento IA desempenha um papel vital em uma ampla gama de indústrias, incluindo petróleo, produtos químicos, gás natural, energia, ferro e aço, papel e celulose, produtos farmacêuticos e alimentos. Para mais informações sobre Yokogawa, por favor visite www.yokogawa.com

Os nomes das empresas, organizações e marcas neste texto são marcas comerciais ou marcas registradas de seus respectivos detentores.