Notícias

26 de Julho, 2021

Yokogawa começa a trabalhar no projeto de estudo de Colaboração Interindustrial para a Realização de um Complexo Industrial de Carbono Neutro.

- Descarbonização como o uso eficiente das emissões de CO2 -

A Yokogawa Electric Corporation (TÓQUIO: 6841) anuncia que começou a trabalhar em um projeto de estudo colaborativo interindustrial para alcançar a neutralidade de carbono em um complexo industrial no distrito de Goi da cidade de Ichihara, província de Chiba. O estudo é um exame da viabilidade da colaboração de empresas de diferentes setores em um empreendimento de reciclagem de carbono e envolverá levantamentos sobre a situação atual dos balanços energéticos das plantas industriais dos envolvidos e a captura e reutilização do dióxido de carbono (CO2) emitido por elas. O objetivo deste projeto é definir as bases para um empreendimento que pretende alcançar a meta de zerar as emissões líquidas de CO2 para todo o complexo industrial até 2050. Este estudo foi encomendado pela Organização para o Desenvolvimento de Novas Energias e Tecnologias Industriais (NEDO)*.

 

Colaboração interindustrial em um empreendimento de reciclagem de carbono

 

Em linha com os esforços da comunidade internacional para enfrentar as mudanças climáticas, o Acordo de Paris foi adotado na 21ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do clima (COP 21), no qual os signatários concordaram em reduzir as emissões de gases de efeito estufa a praticamente zero na segunda metade deste século. De acordo com um relatório da Agência Internacional de Energia (AIE), a tecnologia de captura, utilização e armazenamento de carbono (CCUS) que captura as emissões de CO2 de usinas de energia elétrica e de outras plantas industriais, bem como o CO2 na atmosfera, será responsável por aproximadamente 15% da redução alcançada de CO2 necessária para conseguir zerar as emissões líquidas de CO2 até o ano 2070. O Japão declarou que vai alcançar a neutralidade de carbono até 2050. De acordo com um anúncio do Ministério da Economia, Comércio e Indústria em dezembro de 2020, a reciclagem de carbono tem um papel fundamental na Estratégia de Crescimento Verde do Japão, e a inovação neste campo, por meio de parcerias público-privadas, é recomendada.

Após a comissão deste estudo pela NEDO em fevereiro, a Yokogawa entrou em contato e solicitou a cooperação de empresas do distrito de Goi bem como distritos vizinhos que operam plantas com altas emissões de CO2, e também realizou um levantamento de tecnologias CCUS e outros assuntos. A partir deste mês, a Yokogawa começará a colaborar com essas empresas para examinar a viabilidade de um empreendimento de reciclagem de carbono, com foco nos três aspectos do uso eficaz de materiais e energia, captura e utilização de CO2 e gerenciamento de hidrogênio.

Neste estudo, a Yokogawa vai aproveitar a experiência adquirida em todo o Grupo Yokogawa, incluindo a das subsidiárias Yokogawa Solution Services Corporation e KBC Advanced Technologies Limited. Particularmente, a Yokogawa fará uso do conhecimento dos processos de fabricação que foram cultivados por meio do trabalho para diversos tipos de fábricas no Japão e no exterior, experiência em melhoria de processos e eficiência energética para locais específico, bem como a integração de vários locais industriais dos setores, tecnologias de usinas virtuais que permitem o controle de oferta e demanda em nível regional, sistemas regionais de gerenciamento de energia que otimizam o controle com base na oferta e demanda e tecnologia de simulação para apoiar a elaboração do planejamento de produção ideal.

Ao cooperar com parceiros na pesquisa de vários setores, a Yokogawa quer alcançar o objetivo de zerar as emissões líquidas de CO2 para toda a comunidade e contribuir para fazer com que a sociedade seja neutra em carbono, que é um dos “Três objetivos” da empresa para sustentabilidade.

*Detalhes do projeto:

Nome do projeto: Reciclagem de carbono e desenvolvimento de tecnologia de geração de energia térmica de próxima geração / Negócios de promoção de tecnologia de geração de energia térmica de próxima geração / Estudo de viabilidade de negócios de reciclagem de carbono utilizando colaboração interindustrial em complexos industriais, etc. / Projeto de estudo de colaboração interindustrial no distrito de Goi da Prefeitura de Chiba

Período do projeto: FY2020 a FY2022

 

A Yokogawa fornece tecnologias e serviços avançados nas áreas de medição, controle e informações para clientes em uma ampla gama de indústrias, incluindo energia, produtos químicos, materiais, produtos farmacêuticos, alimentos e água. A Yokogawa trata dos problemas dos clientes em relação à produção cada vez mais complexa, gerenciamento de operações e otimização de ativos, energia e cadeia de suprimentos com manufatura inteligente habilitada digitalmente, permitindo a transição para operações autônomas.
Fundada em Tóquio em 1915, a Yokogawa continua a trabalhar em direção a uma sociedade mais sustentável por meio de mais de 17.500 funcionários em uma rede global de 119 empresas em 61 países.
Para mais informações visite 
www.yokogawa.com

Os nomes de empresas, organizações, produtos, serviços e logotipos aqui mencionados são marcas registradas ou marcas comerciais da Yokogawa Electric Corporation ou de seus respectivos proprietários.