Notícias

13 de Abril, 2018

Yokogawa cria o Consórcio de Co-inovadores Single Cellome

– Desenvolvendo sistemas para análise de célula única e promovendo seu uso em P&D de medicamentos
e estudos de ciências da vida –

 

A Yokogawa Electric Corporation anunciou a criação, em 1º de abril, do Consórcio de Co-inovadores Single Cellome*1, com grupos de pesquisa liderados pelo professor Kenichiro Todoroki e com o professor assistente Hajime Mizuno, do Laboratório de Química Analítica e Bioanalítica da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de Shizuoka.

Este consórcio possui escritórios no Shonan Health Innovation Park, no qual a Takeda Pharmaceutical Co., Ltd. está estabelecida para promover a inovação no Japão. Aproveitando o conhecimento que a Yokogawa e os grupos de pesquisa acima mencionados obtiveram através de suas pesquisas conjuntas no campo da espectrometria de massa de célula única*2, este consórcio visa desenvolver sistemas sofisticados para sondar as condições dentro de células individuais. Isso envolverá o desenvolvimento de uma função de amostragem de célula única que pode ser combinada de maneira flexível com outros métodos analíticos, a incorporação de uma função de sensoriamento para medir diretamente as condições em uma célula viva e funções que permitirão a injeção direta de genes ou medicamentos nas células. Com o objetivo de obter informações sobre os requisitos do cliente que serão necessários para melhorar essa tecnologia, o consórcio incentivará várias organizações envolvidas em P&D de medicamentos e estudos de ciências da vida a fazer uso desse sistema.

A análise de célula única permite a medição das mudanças e interações das moléculas dentro das células, que são os blocos básicos de construção de todos os organismos. Isso pode fornecer conhecimentos sobre os mecanismos das doenças e levar a um melhor entendimento da eficácia e das reações adversas a novos medicamentos. No entanto, os métodos atuais não são capazes de identificar a localização de células individuais, pois as células devem primeiro ser tratadas em grupos. Quando esses grupos são divididos em células individuais, sua localização original não pode ser determinada. Assim, não é possível obter um resultado analítico para uma célula em particular e seus conteúdos moleculares que correspondam a uma localização específica no tecido do órgão.

O Dr. Mizuno e a Yokogawa desenvolveram em conjunto um sistema que usa uma tecnologia de bioimagem confocal da Yokogawa para capturar imagens do citoplasma que foram extraídas de células-alvo e analisa esse material por meio de espectrometria de massa de alta resolução. Espera-se que refinamentos adicionais deem a este sistema a capacidade de identificar mecanismos moleculares detalhados dentro de uma célula ou entre células com informações posicionais precisas. A expectativa é de que tais sistemas sofisticados sejam uma grande ajuda para esclarecer diferenças individuais na eficácia de medicamentos entre pacientes e porque o risco de doenças varia entre os indivíduos. Espera-se que o método de ensaio de célula única seja útil em aplicações de medicina regenerativa que requerem a seleção de células de alta qualidade e outros campos relacionados à biotecnologia, como a bioengenharia de produtos agrícolas.

O Consórcio de Co-inovadores Single Cellome visa desenvolver rapidamente sistemas que possam medir as mudanças nos níveis celular e molecular. O consórcio procurará incentivar as instituições acadêmicas e organizações industriais que estão envolvidas na descoberta de medicamentos e pesquisas de ciências da vida em todo o mundo a usar esses sistemas. Ao coletar feedbacks, o consórcio poderá realizar melhorias nos sistemas, métodos analíticos e aplicativos que atenderão melhor às necessidades. Prevê-se que um número de universidades, instituições de pesquisa e empresas farmacêuticas se juntem a este consórcio.

O objetivo do consórcio é desenvolver sistemas que possam combinar efetivamente amostragem unicelular com métodos analíticos como a espectrometria de massa. O consórcio também visa contribuir para a pesquisa no campo da ciência da vida, que permitirá o desenvolvimento de medicamentos e tecnologias médicas mais seguras e eficazes.

 

Detalhes do Consórcio

  • Nome: Consórcio de Co-inovadores Single Cellome
     
  • Objetivo: Desenvolver um manipulador*3 para a amostragem e análise de células únicas, e promover seu uso, inclusive, em combinação com vários outros métodos analíticos
     
  • Estrutura: Representante: Dr. Hajime Mizuno, professor assistente do Laboratório de Química Analítica e Bioanalítica da Divisão de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade de Shizuoka
     
  • Escritório de gestão: Sede de Negócios de Inovação da Vida da Yokogawa Electric Corporation
     
  • Data do estabelecimento: 1º de abril de 2018
     
  • Localização:
    Shonan Health Innovation Park
    2-26-1, Muraoka-higashi, Fujisawa-shi, Kanagawa 251-8555, Japão
    Tel.: +81-466-32-1012 Ext: 736174
     
  • Privilégios de filiação: Participação de reuniões semestrais

 

*1 O conjunto completo de moléculas e suas interações dentro de uma célula.

*2 Um tipo de análise de célula única. Com este método, os componentes são aspirados de uma célula através de um capilar de vidro e as moléculas são ionizadas através de nanopulverização para determinar o tipo e a quantidade de moléculas usando um espectrômetro de massa. Com um microscópio, os operadores podem analisar com precisão as moléculas, observando sua condição. Em contraste com os ensaios convencionais, esse método precisa de apenas uma célula para análise. Também pode quantificar metabólitos intermediários e rastrear a via metabólica até o final dos metabólitos.

*3 Um dispositivo que executa uma operação sem um contato direto do operador humano.

 

Sobre o Yokogawa

A rede global da Yokogawa possui 113 empresas e abrange 60 países. Fundada em 1915, uma empresa de 3.5 bilhões de dólares, realiza pesquisas de ponta em inovação. A Yokogawa está envolvida em automação industrial e controle (AI), teste e medição, aviação e outros segmentos de negócios. O segmento de automação industrial desempenha um papel vital em uma ampla gama de indústrias, incluindo petróleo, produtos químicos, gás natural, energia, siderurgia, papel e celulose, produtos farmacêuticos e alimentos. Visando estes segmentos, a Yokogawa auxilia as empresas a maximizar seus lucros oferecendo uma ampla gama de produtos altamente confiáveis e trabalhando com sua subsidiária KBC Advanced Technologies para fornecer soluções e serviços premium. Para mais informações sobre a Yokogawa, por favor, visite o site www.yokogawa.com.

 

Os nomes das empresas, organizações e marcas neste texto são marcas comerciais ou marcas registradas de seus respectivos detentores.