Notícias

17 de Julho, 2013

Yokogawa da Europa vence projeto de uma das maiores empresas de Armazenamento de Gás e Petróleo do Reino Unido

Yokogawa anuncia que sua subsidiária no Reino Unido, foi vencedora de um contrato de vários milhões de libras do cliente SSE Hornsea Ltda. para a atualização de uma das maiores instalações de armazenamento subterrâneo de gás do Reino Unido.

A empresa irá fornecer um controle integrado e sistema de segurança, juntamente com uma solução de medição. O pedido inclui o fornecimento e instalação do sistema CENTUM ® VP para controlar os compressores de gás. Também estão incluídos no projeto o ProSafe ®-RS  sistema integrado de segurança instrumentado, o que contribuirá para garantir a segurança do processo na instalação.

A instalação de armazenamento de gás compreende nove cavidades artificiais salinas que foram liberadas em uma camada de sal de 1,8 km, criando em torno de 325 milhões de metros cúbicos de espaço de armazenamento de gás.

O gás é importado para o site e injetado nas cavidades para armazenamento. Quando necessário, o gás é então retirado das cavidades e exportado para o Sistema de Transmissão Nacional. De acordo com o British Geological Survey: "Quando comparado com instalações acima do tanque de armazenamento do solo, o armazenamento subterrâneo de gás fornece os volumes significativamente maiores e mais barato e, quando cuidadosamente construídos e monitorados são altamente seguros”.

Este contrato faz parte de um projeto da SSE para prolongar a vida do site e permitir a sua utilização tanto para corte de pico quanto para armazenamento em longo prazo, melhorando o controle, compressão e medição.

É objetivo do projeto garantir a viabilidade dos sistemas de controle do ativo e da disponibilidade comercial das instalações para o futuro, substituindo o sistema de controle obsoleto por outro mais moderno, sustentável e que possua um sistema de segurança e controle suportável.

 "Esta é uma vitória significativa para a Yokogawa", declara David Clough, Diretor de Vendas da Yokogawa Reino Unido. "Foi a qualidade dos nossos produtos e sua superioridade técnica, juntamente com a experiência e dedicação dos nossos engenheiros, que foram reconhecidos pelo cliente. Estamos empenhados em alcançar o objetivo do projeto, o aumento da vida útil e sempre mantendo a segurança. "

Herman Van Den Berg, presidente da Yokogawa Europa BV: "Na Europa e América do Norte, o gás é, muitas vezes armazenado em instalações subterrâneas, e muitos projetos para a construção e atualização de tais instalações estão em fase de planejamento, estimulado por tais desenvolvimentos como o aumento na produção de gás de xisto. A Yokogawa tem como alvo a indústria de gás natural, e acreditamos que este projeto vai nos permitir ganhar mais experiência no controle de armazenamento de gás e aplicações de segurança que pretendemos compartilhar com todo o Grupo”.

Sobre a SSE

SSE é um dos maiores geradores de eletricidade do Reino Unido, com mais de 13.000 MW de capacidade (Reino Unido e Irlanda) a partir do portfólio mais diversificado de centrais eléctricas. Ele é o principal gerador de energia elétrica a partir de recursos renováveis, com uma capacidade total de geração de 3.200 MW. Através de sua divisão de desenvolvimento de renováveis, SSE Renewables, que está envolvido no desenvolvimento de novos projetos de energia renováveis, como eólica, das ondas, das marés, hidráulica e eletricidade.