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19 de Outubro, 2020

Yokogawa divulgará Servidor de Informações Colaborativas.

Tóquio, Japão – 19 de outubro de 2020

 

Yokogawa divulgará Servidor de Informações Colaborativas

- Uma solução OpreX Control and Safety System que fornece um ambiente para a gestão integrada de operações de fábrica a partir de qualquer local -

A Yokogawa Electric Corporation (TÓQUIO: 6841) desenvolveu um Servidor de Informações Colaborativas (Servidor CI), com lançamento no mercado em janeiro de 2021 como parte da família OpreX™ Control and Safety System. A solução integrará o manuseio de todos os tipos de dados de instalações e sistemas de fábrica para permitir a gestão otimizada de atividades de produção por todo empreendimento, e fornecerá o ambiente necessário para monitorar e controlar operações remotamente de qualquer lugar. Ao reduzir a necessidade de viagens, isso também ajuda a diminuir o risco de infecção pela COVID-19. 

Operações de monitoramento e gestão do Servidor CI por todo o empreendimento

 

Fundamentação do Desenvolvimento

Uma vez que cadeias de suprimentos estendem-se por todo o mundo e as necessidades de consumidores ficam cada vez mais diversas, muitas empresas hoje têm de lidar com a crescente complexidade no suprimento de matérias primas e em suas operações. Ao mesmo tempo, elas passam por escassez de trabalho pois seus operadores mais experientes envelhecem e se aposentam. Sob essas circunstâncias, as empresas devem buscar por eficiência em suas operações e tomar decisões rapidamente em resposta às mudanças do mercado se quiserem permanecer rentáveis. E para simplificar as operações e garantir a segurança de sua força de trabalho, há uma necessidade crescendo rapidamente por soluções remotas que permitirão a funcionários que trabalhem juntos sem precisar estar no local de fato.

 

Para atender essas necessidades, a Yokogawa desenvolveu um Servidor CI, uma solução que automaticamente agrega os dados que foram adquiridos de instalações e sistemas de fábrica para que equipes em qualquer lugar possam monitorá-las e operá-las e para que tenham acesso às informações necessárias para tomar decisões rápidas e eficazes.

 

Características

1. Simplificação das operações e garantia de segurança através de um ambiente operacional que pode ser acessado de qualquer lugar.

Uma fábrica funciona com maior eficácia quando há colaboração total entre os operadores fabris, especialistas em áreas como manutenção e gestão de qualidade e tomadores de decisões nas sedes, bem como com outras fábricas. O Servidor CI fornece um ambiente remoto de operação que sustenta comunicações de larga escala e permite que operações fabris sejam monitoradas e controladas a partir de locais remotos como centros de operações integradas. O Servidor CI pode ser usado a partir de qualquer computador ou dispositivo móvel com um navegador web para monitorar e controlar as operações fabris. A operação eficaz de qualquer lugar é facilitada com a criação de um dashboard adequado para uma organização e com a concessão das permissões necessárias.

 

Além de facilitar a colaboração regular entre os tomadores de decisões e outros especialistas que não estão em locais fabris, o Servidor CI também auxilia na operação e gestão eficientes de centros de energia que frequentemente estão espalhados por uma grande área e situados em ambientes hostis, instalações offshore e outras instalações. Igualmente, ao eliminar a necessidade de viajar para as fábricas, o Servidor CI reduz a necessidade de contato interpessoal e, portanto, leva a um risco menor de transmissão de COVID-19 para pessoas, empresas e a comunidade.

 

2. Integração uniforme de dados e gestão centralizada de informações necessárias para tomadas de decisão rápidas

Instalações e sistemas frequentemente diferem nos formatos de dados e protocolos de comunicação que empregam, e isso prejudica a agregação de informações e a gestão de dados em um formato unificado. O Servidor CI suporta uma gama de protocolos de comunicação e não somente consegue adquirir dados de processo de sistemas de controle, como também agrega dados como o estado operacional de instalações e equipamentos, matérias primas, inventário de produtos acabados e consumo de energia. Dados de manutenção de equipamentos, qualidade do produto e outros itens são coletados automaticamente em tempo real, convertidos a um formato unificado, agrupados e associados. Os dados de uma ampla variedade de sistemas e dispositivos criados por diferentes fornecedores também podem ser coletados e integrados, tanto de maneira individual como de múltiplas fábricas.

A coleta e a organização dos dados exigidos usando um formato unificado anteriormente tinha de ser feita manualmente. A automação dessas tarefas pelo Servidor CI economiza tempo e assegura que as informações corretas sejam entregues em tempo real às pessoas certas, para tomada de decisão rápida e eficiente. O Servidor CI permite uma rápida resposta a mudanças de mercado e auxilia na otimização de custos e aperfeiçoamento da eficiência operacional não somente em plantas individuais, mas por todas as operações de fabricação de uma empresa.

 

3. Uso de dados em atividades de aprimoramento operacional e em aplicações

A integração de dados do Servidor CI não apenas é útil na gestão de fábricas, como também ajuda a melhorar a eficiência e qualidade da produção. O Servidor CI permite o agrupamento de dados em um formato unificado para que possam ser usados em todas as áreas em sistemas de informação, sistemas de aprimoramento de qualidade, aplicações de análise de dados e outros sistemas afins, e os dados coletados ao longo de vastos períodos podem ser automaticamente incorporados e utilizados por esses sistemas e aplicações.

Por exemplo, em indústrias de processo onde a qualidade da matéria prima e a integridade do equipamento de produção são intimamente relacionadas à qualidade do produto final, a análise de dados com o auxílio de softwares de inteligência artificial (IA) pode identificar novas correlações e KPIs importantes que podem ajudar a reduzir falhas e melhorar as operações gerais. Além disso, ao construir um clone digital* para uma fábrica usando dados que foram integrados por um Servidor CI, é possível verificar novas soluções, novas configurações de parâmetros e outros aprimoramentos operacionais afins com antecedência

Shigeyoshi Uehara, vice-presidente da Yokogawa e líder dos Sistemas AI e da Sede de Negócios de Serviços, diz que “a nova solução do Servidor de Informações Colaborativas fornece a infraestrutura de gestão de dados necessária para que clientes realizem a sua transformação digital (DX). A Yokogawa chama para o futuro da indústria de fabricação AI2AI, automação industrial para autonomia industrial, e ajudará as indústrias com essa migração de serem automatizadas para serem autônomas. A Yokogawa possui soluções para melhorar a eficiência operacional, eficiência energética, qualidade e outros aspectos através do uso de dados, e fornecerá, com o Servidor CI, suporte aos clientes para atividades de produção aprimoradas e para o crescimento sustentável dos negócios.”

 

* Um modelo que replica os ativos físicos e processos no mundo real usando dados em tempo real e outras fontes. Ele permite a simulação, diagnóstico e predição.

Principais Mercados Alvo

Pipelines de petróleo e gás upstream, pipelines de gás e líquidos midstream, petroquímicos, químicos, energia renovável, setor de celulose, farmacêuticas, alimentos, mineração, ferro e aço e distribuição de água e tratamento de esgoto.

 

Aplicações

Monitoramento de fábrica, operação, controle, coleta de dados, armazenamento de dados, etc.

 

Sobre a OpreX

OpreX é a marca abrangente dos negócios de automação industrial (AI) e controle da Yokogawa. O nome OpreX representa a excelência em tecnologias e soluções que a Yokogawa cultiva através da co-criação de valor com seus clientes e abrange toda a gama de produtos AI, serviços e soluções de Yokogawa. Esta marca é composta pelas cinco categorias a seguir: OpreX Transformation, OpreX Control, OpreX Measurement, OpreX Execution e OpreX Lifecycle. Um dos grupos de produtos que compõem a categoria OpreX Control é a família OpreX Control and Safety System, que inclui o Servidor de Informações Colaborativas. Com as suas diversas soluções OpreX Control, a Yokogawa pode rapidamente efetuar mudanças para os seus clientes que levam à transformação nessas áreas como a gestão e operações, e fornece tecnologia de controle altamente confiável que garante eficiência, alta qualidade e operações fabris seguras e estáveis.

 

Com a marca OpreX, a Yokogawa entregará soluções integradas que abordam necessidades específicas e apoiam seus clientes em seus esforços de transformação e crescimento dos seus negócios.

 

Sobre a Yokogawa 

Fundada em 1915, a Yokogawa se empenha em atividades de grande alcance nas áreas de medição, controle e informação. O negócio de automação industrial fornece produtos, serviços e soluções vitais para uma ampla variedade de processos industriais incluindo petróleo, químicos, gás natural, energia, ferro e aço e celulose. Com o negócio de inovação de vida, a empresa busca melhorar radicalmente a produtividade nas cadeias de valores das indústrias farmacêutica e de alimentos. Os negócios de teste e medição, aviação e afins continuam a fornecer instrumentos e equipamentos essenciais com precisão e segurança líderes da indústria. A Yokogawa co-inova com seus clientes através de uma rede global de 114 empresas em 62 países, gerando USD 3,7 bilhões em vendas no FY2019. Para mais informações, visite www.yokogawa.com.

 

Os nomes de corporações, organizações, produtos, serviços e os logos aqui contidos são marcas comerciais ou marcas registradas da Yokogawa Electric Corporation ou seus respectivos detentores.