Notícias

12 de Agosto, 2015

Yokogawa e Gas Secure fornecem sistema Wireless de detecção de gás com certificação SIL2

São Paulo, 23 de julho

 

Yokogawa e Gas Secure fornecem sistema wireless de detecção de gás com certificação SIL2 para industrias de Gás Natural Liquefeito

 

A Yokogawa Electric Corporation e a GasSecure anunciaram a entrega do primeiro sistema de detecção de gás wireless SIL2 do mundo*1 -certificada para uso em uma instalação de GNL no norte da Europa. A partir de agora as duas empresas vão começar a promover os diferenciais desta solução, para as empresas que têm um forte interesse em manter suas operações seguras e protegidas.

 

Cenário

 

A Yokogawa tem desenvolvido uma grande variedade de produtos de campo com a tecnologia ISA100 Wireless*2, tais como: Adaptadores que convertem o sinal de instrumentos convencionais HART para sinal ISA100 e as tem fornecido para plantas e outras instalações, principalmente para Upstream no setor de Óleo e Gás. A GasSecure desenvolveu detectores de gás ISA100 Wireless que podem detectar vazamentos de gases hidrocarbonetos*3 e são certificadas em conformidade com a ATEX e IECEx para óleo e gás, offshore, plataformas de perfuração e tanques, plantas industriais e outros. A GasSecure já forneceu uma diversidade destes produtos ao redor do mundo para empresas de óleo e gás.

 

Em 2014, a GasSecure e a Yokogawa concluíram um acordo sob a qual as duas empresas em conjunto desenvolveram um sistema de detecção de gás sem fio para atender as exigências e expectativas dos seus clientes.

Visão geral do sistema

Este sistema usa detectores de gás wireless GS01 da GasSecure para medir as concentrações de hidrocarbonetos. Usando o protocolo de comunicações wireless ISA100, o GS01 estabelece um link com um access point Yokogawa YFGW510 e com a estação de gerenciamento YFGW410. Embora o GS01 use um sensor infravermelho de baixa potência ele é muito eficiente em termos de energia e tem um tempo de resposta muito rápido. Esta capacidade do GS01 e a utilização de comunicações redundantes por produtos de campo Wireless Yokogawa torna os componentes essenciais para a construção de uma solução de monitoramento rápida e altamente confiável.

 

Para atender aos requisitos de segurança dos seus clientes, a GasSecure fez melhorias para o GS01 poder obter a certificação SIL2. Por sua vez, a Yokogawa modificou o YFGW410 para que ele agora suporta o padrão de comunicação de segurança PROFIsafe e verificou-se que os produtos de ambas as empresas executam e operam conforme especificado.

 

Direção Futura

Nas indústrias de óleo & gás, química e outros segmentos, a segurança é uma preocupação primordial na produção, armazenamento e locais de processamento. Sistemas wireless de campo podem ser instalados em locais de difícil acesso e têm custos mais baixos do que os sistemas cabeados. Por estas razões, as soluções de campo wireless são ideais para sistemas que recolhem a informação de produção, tais como a taxa de vazão, pressão e temperatura. E ao contrário de outras plataformas de tecnologia wireless, estes podem ser utilizados para construir sistemas que executam outras funções como segurança e detecção de gás, e estão bem adaptados para este fim. Com o lançamento de sistemas de detecção de gás sem fio com certificação SIL2, a Yokogawa irá promover ativamente seus sistemas e produtos, buscando expandir para novos negócios.

 

*1 Um dos quatro níveis de integridade de segurança definidos no IEC61508, um padrão para a segurança funcional de equipamentos elétricos e eletrônicos que foi desenvolvido pela Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC). Certificação SIL2 é geralmente necessária para a maioria dos dispositivos de segurança de campo.

 

*2 Um protocolo de rede com base no padrão de comunicação wireless ISA100.11a para automação industrial que foi desenvolvido pela Sociedade Internacional de Automação (ISA), e as aplicações necessárias para a sua execução. Este foi aprovado como padrão internacional IEC62734 pela IEC em outubro de 2014.

 

*3 Um termo geral para compostos que consistem de Carbono e Hidrogênio, incluindo Metano, Etano, Benzeno e Tolueno. Estes são os componentes principais de óleo e gás natural.

 

Sobre Yokogawa

A rede global da Yokogawa possui 88 empresas e abrange 56 países. Fundada em 1915, é uma empresa de 3,5 bilhões de dólares e se engaja na vanguarda e tecnologias de ponta. A Yokogawa é ativa na automação industrial e controle (IA), teste e medição, e segmentos de aviação e outras empresas. O segmento IA desempenha um papel vital em uma ampla gama de setores, incluindo petróleo, produtos químicos, gás natural, energia, ferro e aço, celulose e papel, produtos farmacêuticos e alimentos. Para mais informações sobre Yokogawa, visite www.yokogawa.com.

 

Sobre GasSecure

GasSecure AS é uma subsidiária da Dräger e desenvolve, comercializa e vende o primeiro detector óptico de gás, verdadeiramente sem fio do mundo, para aplicações industriais exigentes. Representando uma evolução na detecção de gás, o detector é baseado na tecnologia ótica de de baixo consumo, MEMS, e introduziu uma novo nível de confiabilidade e flexibilidade para a detecção de fugas de gás. Os detectores totalmente wireless aumentam a segurança e reduzem drasticamente os custos para o petróleo e gás, petroquímica, naval e de outras indústrias de processo. Para obter mais informações, visite www.gassecure.com

 

 

 

Sobre a Dräger

Dräger é um líder internacional nos campos da tecnologia médica e de segurança. Seus produtos protegem, apoiam e salvam vidas. Fundada em 1889, a Dräger gerou receitas de cerca de 2.430 milhões de euros em 2014. O Grupo Dräger está atualmente presente em mais de 190 países e tem cerca de 13.500 funcionários no mundo todo. Por favor, visite www.draeger.com para mais informações.

 

Os nomes de empresas, produtos e marcas neste texto são marcas comerciais registradas ou marcas comerciais de seus respectivos proprietários.