Notícias

02 de Dezembro, 2020

Yokogawa e InSphero celebram um acordo de parceria.

Apoiando pesquisa de desenvolvimento de drogas através do uso de HCA e modelos de cultura tridimensionais.

A Yokogawa Electric Corporation (TÓQUIO: 6841) anuncia que celebrou um acordo de parceria com a InSphero AG, uma pioneira no desenvolvimento de tecnologias in vitro 3D para a descoberta e segurança de drogas. As duas empresas almejam estabelecer e avançar métodos para o uso de análise de alto conteúdo* 2 (HCA) na descoberta e avaliação de segurança de drogas. Elas conjuntamente promoverão e apoiarão o uso de soluções HCA de alto valor agregado na pesquisa de descoberta de drogas que envolve o uso de modelos in vitro 3D*1.

Através de suas plataformas de descoberta e segurança 3D InSight™, a InSphero fornece soluções in vitro robustas e fisiologicamente otimizadas para as indústrias farmacêutica e de biotecnologia. As plataformas de descoberta e segurança da empresa foram adotadas por importantes companhias farmacêuticas por todo o mundo para decisões informadas mais precoces no processo de descoberta de drogas e melhor predição da resposta do paciente a novas drogas e terapias. A tecnologia escalável Akura subjacente a essas plataformas inclui formatos de poço 96 e 384 e um sistema de órgão-em-chip para integração de modelos esferoides 3D em redes multi-tecido e de órgãos em um chip biofuncional multi-canais. Precisamente projetadas para imagiologia de células e ambientes automatizados, as plataformas InSphero são adequadas para uma ampla variedade de aplicações, desde HCA à investigação de interações complexas entre modelos teciduais esferoides.

A série do sistema de triagem CellVoyager de alto rendimento da Yokogawa é equipada com a unidade de scanner confocal CSU da empresa, que realiza uma varredura de células em alta velocidade, permitindo imagens 3D de alta resolução para a triagem de compostos candidatos. Além disso, a função deep learning do software de análise de alto conteúdo CellPathfinder permite técnicas de análise de imagens complexas, como a análise fenotípica*3. Juntas, a InSphero e a Yokogawa avançarão com o uso de tecnologias e metodologias HCA e, assim, abordarão a crescente demanda por essas soluções em aplicações como a descoberta de drogas. Ao usar essa tecnologia para extrair informações farmacológicas úteis e elucidar a patofisiologia de doenças em modelos esferoides 3D multicelulares complexos, as duas empresas contribuirão para o desenvolvimento de novas drogas e no avanço da saúde humana.

Como parte deste acordo de parceria, a InSphero passou a usar o citômetro quantitativo de imagem confocal CQ1 da Yokogawa em seus programas correntes de descoberta e segurança de drogas. No periódico científico SLAS Discovery, ambas as companhias publicaram conjuntamente um artigo*4 sobre o método ideal de HCA usando modelos esferoides multicelulares 3D para a descoberta de drogas. A InSphero e a Yokogawa poderão fazer uso de deep learning e outros recursos de HCA para aperfeiçoar ainda mais os estudos e desenvolver soluções de análise e imagiologia de alto conteúdo para modelos in vitro 3D.

 

“Ao longo dos últimos anos, modelos in vitro 3D se tornaram claramente o padrão ouro para aplicações de descoberta de drogas”, diz o Dr. Jan Lichtenberg, CEO e cofundador da InSphero. “O nosso portfólio de plataformas de descoberta e segurança 3D InSight™ fornece diversas vantagens importantes sobre modelos animais e 2D para equipes de pesquisa que buscam por modelos baseados em células mais humanas. Encontramos o parceiro HCA perfeito na Yokogawa para nos ajudar a otimizar nossos instrumentos e software de imagem 3D — e para impulsionar seu conjunto excepcional de ferramentas para imagens 3D de alta qualidade para análise de células vivas.”

Hiroshi Nakao, um vice-presidente da Yokogawa e líder da Sede Corporativa de Inovações para a Vida, diz “como uma de nossas três metas de sustentabilidade de longo prazo para o ano de 2050, estamos trabalhando para garantir o bem-estar de todas as pessoas. Através dessa parceria, seremos capazes de fornecer serviços integrados desde a construção de modelos in vitro 3D de alta qualidade até análises complexas, assim contribuindo para o aperfeiçoamento de tecnologias de triagem e a velocidade de descoberta de drogas.”

 

Sobre a solução HCA da Yokogawa

Para uma ampla variedade de aplicações de pesquisa, desde a pesquisa básica até a triagem de descoberta de drogas, a linha de inovações para a vida da Yokogawa fornece sistemas de análise de alto conteúdo (HCA), também conhecidos como sistemas de triagem de alto conteúdo (HCS). Junto com o nosso avançado software de análise, esses sistemas HCA fornecem imagens 3D de alta qualidade para análise aprimorada de células vivas, permitindo que pesquisadores identifiquem substâncias como moléculas pequenas, peptídeos e RNAi que podem alterar o fenótipo de uma célula. Imagens de microscopia de alta resolução capturadas com instrumentos HCA da Yokogawa podem ser usadas para detectar alterações celulares fenotípicas a nível molecular, fazendo dessa uma poderosa ferramente para estudar os efeitos de substâncias fisiologicamente ativas como siRNA, peptídeos e anticorpos em culturas de células, amostras de tecido e organismos inteiros.

Aprenda mais sobre as soluções HCA da Yokogawa em https://www.yokogawa.com/solutions/products-platforms/life-science/high-content-analysis e siga-os no LinkedIn, Twitter, Facebook e YouTube.

 

 

Sobre a InSphero

InSphero é a pioneira em soluções de ensaios celulares 3D de nível industrial e tecnologia 3D scaffold-free de órgão-em-chip. Através de parcerias, a InSphero apoia pesquisadores farmacêuticos e de biotecnologia na tomada de decisões bem-sucedida ao reconstruir com precisão a fisiologia humana in vitro. Seu conjunto de plataformas de tecido humano 3D InSight™ robusto e precisamente projetado é usado por importantes farmacêuticas em todo o mundo para aumentar a eficiência da descoberta de drogas e testes de segurança. A empresa é especialista em toxicologia hepática, doenças metabólicas (por exemplo, diabetes T1 e T2 e doença hepática NAFLD e NASH) e oncologia (com um foco em imuno-oncologia e modelos PDX). A tecnologia escalável Akura™ subjacente às Plataformas de Descoberta e Segurança 3D InSight™ inclui formatos de poços 96 e 384 e o sistema Akura™ de órgão-em-chip para impulsionar inovação eficiente por todas as fases do desenvolvimento de drogas.

Saiba mais sobre a InSphero em www.insphero.com e siga-os no Twitter e LinkedIn.

 

 

*1 Modelo de cultura tridimensional para estudos in vitro (modelo 3D in vitro)

Produzidos sando cultura de células, os modelos 3D in vitro são usados na descoberta de drogas para investigar a segurança e a eficácia de compostos candidatos. Eles podem ser usados para modelar tumores, fibrose hepática e afins.

 

*2 Análise de alto conteúdo (HCA)

HCA se refere a uma série de técnicas que automaticamente e rapidamente capturam e analisam grandes quantidades de dados usando sistemas de imagem baseados em microscopia.

 

3* Análise fenotípica

Um método analítico para quantificar alterações fenotípicas usando diversos parâmetros. Pode ser usado para analisar alterações de localização e morfologia de proteínas nas células, determinando assim se um composto de droga tem os efeitos desejados.

*4 Wardwell-Swanson, J., Suzuki, M., et al. A Framework for Optimizing High-Content Imaging of 3D Models for Drug Discovery, SLAS Discovery, June 2, 2020, https://doi.org/10.1177/2472555220929291

 

 

Sobre a Yokogawa

Fundada em 1915, a Yokogawa trabalha com uma ampla gama de atividades nas áreas de medição, controle e informação. O setor de automação industrial fornece produtos, serviços e soluções vitais para um vasto número de indústrias de processamento incluindo petróleo, químicos, gás natural, energia, ferro e aço e celulose. Com o setor de inovações para a vida, a empresa busca melhorar radicalmente a produtividade nas cadeias de suprimento da indústria farmacêutica e de alimentos. O setor de teste e medição, aviação e outros negócios continua a fornecer instrumentos e equipamentos essenciais com precisão líder na indústria e confiabilidade. A Yokogawa co-inova com seus clientes através de uma rede global de 114 empresas em 62 países, gerando US$ 3,7 bilhões em vendas no FY2019. Para mais informações, visite www.yokogawa.com.

Os nomes de corporações, organizações, produtos, serviços e logos contidos aqui são marcas ou marcas registradas de seus respectivos detentores.