Notícias

31 de Maio, 2022

Yokogawa e Mitsubishi Heavy Industries realizam projeto de sistema de robô habilitado para IA para a Fundação Nippon - Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Conjunto DeepStar - Visando operações autônomas em plataformas offshore

Tóquio, Japão - 31 de maio de 2022

 

Yokogawa Electric Corporation

Mitsubishi Heavy Industries, Ltd.

 

Yokogawa e Mitsubishi Heavy Industries realizam projeto de sistema de robô habilitado para IA para a Fundação Nippon - Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Conjunto DeepStar

- Visando operações autônomas em plataformas offshore -

 

A Yokogawa Electric Corporation e a Mitsubishi Heavy Industries, Ltd (MHI) anunciam que foram selecionadas pela Nippon Foundation, uma organização privada sem fins lucrativos, para realizar um projeto como parte da Nippon Foundation - DeepStar*1 Joint Research e Desenvolvimento para a promoção da descarbonização no campo de petróleo e gás natural offshore. O projeto está previsto para começar em 1º de junho.

 

O objetivo deste projeto é desenvolver um sistema de inspeção automática que utiliza robôs para identificar e prever perigos em instalações offshore. O uso de uma ampla variedade de robôs para permitir operações não tripuladas e, assim, reduzir o risco de realizar inspeções em plataformas offshore há muito tempo é considerado; no entanto, a coordenação centralizada de robôs individuais é complexa, pois requer o gerenciamento de vários sistemas e os dados que eles adquirem. A Yokogawa já está envolvida na pesquisa e desenvolvimento de uma plataforma de serviço de robôs que centraliza o gerenciamento de vários robôs e os conecta perfeitamente aos sistemas de controle existentes. Aproveitando as descobertas desta P&D, este projeto construirá uma infraestrutura de comunicação e um sistema de robô que é adequado para o ambiente encontrado em plataformas offshore e utilizará um aplicativo de IA para converter para uso em operações de plataformas offshore os dados de imagem e som adquiridos por robôs.

 

Como parte do projeto, um teste de prova de conceito será realizado usando o robô de inspeção de fábrica EX ROVR de segunda geração que a MHI introduziu no mercado em abril sob o nome ASCENT. Com seus recursos à prova de explosão*2, o EX ROVR contribui positivamente para aumentar a segurança do trabalhador, aumentar a eficiência do trabalho e melhorar as taxas de operação das instalações, realizando inspeções 24 horas por dia sob condições de atmosfera potencialmente explosivas. A qualificação à prova de explosão do robô já foi certificada nacional e globalmente pela Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC)*3 e certificação ATEX*4, padrões à prova de explosão amplamente adotados na Europa e em outras regiões. Essas qualificações permitirão o uso seguro do EX ROVR sob condições de gás combustível da Zona 1.

 

A adoção de um manipulador à prova de explosão 6-DOF*5 com câmera equipada com luz permite fotografia em close-up e de frente, de diversas posições, de instrumentação de planta complexamente organizada. Medição da densidade do gás, gravação de som e aquisição de imagens térmicas também são possíveis. Além disso, quando usado em combinação com o aplicativo on-line fornecido como recurso padrão, o operador pode configurar e gerenciar remotamente os cronogramas de inspeção e a confirmação dos dados de inspeção. No caso de ocorrência de um incidente na planta, o monitoramento remoto permite a identificação rápida das condições no local, contribuindo assim para maior eficiência da inspeção da planta e resolução segura e rápida do incidente em questão.

EX ROVR “ASCENT” de segunda geração da Mitsubishi Heavy Industries

 

A Yokogawa fornece soluções e serviços para seus clientes que possibilitarão uma transformação digital (DX) em seus negócios e está preparando o caminho para um futuro em que as indústrias farão a transição da automação industrial para a autonomia industrial (IA2IA). A robótica é uma tecnologia chave que está abrindo caminho para a autonomia industrial. A Yokogawa e a MHI já firmaram um acordo de cooperação para a utilização de robôs nas indústrias de petróleo, gás e petroquímica. Com este projeto, a Yokogawa e a MHI pesquisarão e desenvolverão em conjunto um sistema de robô adequado para uma variedade de ambientes e situações.

 

Visão geral do projeto

Desenvolvimento de um sistema de inspeção automática que utiliza robôs para prever perigos em instalações offshore

  • Objetivo

Desenvolvimento de tecnologia para melhorar a segurança dos trabalhos de inspeção em plataformas offshore

  • Contexto

Atualmente em plataformas offshore de petróleo e gás, os trabalhadores realizam inspeções diárias de patrulha e inspeções de emergência, mas devido às mudanças nas condições climáticas e ao risco de exposição a gases tóxicos, isso pode ser uma tarefa difícil. Os robôs oferecem uma solução promissora, no entanto, os dados de imagem e som adquiridos pelos robôs não podem ser interpretados como são pelos operadores que controlam os sistemas de controle da planta, por isso é necessário convertê-los em dados significativos. Além disso, diferentemente das plantas onshore, as plataformas offshore têm acesso limitado aos serviços públicos de telecomunicações, sendo, portanto, necessário que cada instalação tenha sua própria infraestrutura de telecomunicações para a operação dos sistemas robóticos.

  • Método

- Desenvolver uma plataforma de serviço de robôs que vincule robôs e sistemas de controle em plataformas offshore

- Desenvolver um aplicativo de IA para a plataforma de serviço do robô

- Desenvolver um sistema de robô que consiste na plataforma de serviço do robô, robôs e um sistema de controle da planta

- Realize um teste PoC usando o robô EX ROVR da MHI

 

*1  Um consórcio global de desenvolvimento de tecnologia offshore com sede em Houston, Texas. Empresas de todo o mundo participam.

*2  Um robô descrito como “à prova de explosão” é equipado com recursos que limitam coletivamente o perigo do robô causar uma explosão ou incêndio por suas próprias faíscas elétricas ou calor em ambientes cheios de gás inflamável.

*3 A IEC emite certificados IECEx que atestam a adequação do equipamento para uso em atmosferas explosivas. A certificação IECEx, amplamente adotada internacionalmente, é baseada em padrões de avaliação de qualidade estabelecidos pela IEC.

*4 A certificação ATEX refere-se a duas diretivas relativas a atmosferas explosivas (em francês: ATmospheres EXplosibles). As diretivas, que são baseadas no IECEx, estipulam os requisitos de saúde e segurança, e procedimentos de avaliação de conformidade, que devem ser atendidos para trazer ao mercado da UE equipamentos ou sistemas de proteção para uso em atmosferas explosivas. Como as diretivas ATEX e IECEx seguem os mesmos padrões, fundamentalmente não há diferença em termos de seus detalhes técnicos.

*5 Níveis de Liberdade. O efetor do manipulador do EX ROVR pode se mover nas direções para cima, para baixo, para a direita, para a esquerda, para frente e para trás. Ele também pode inclinar para frente ou para trás, balançar para a esquerda ou direita e girar inclinado para a esquerda ou direita.

 

Sobre a Fundação Nippon - Programa Conjunto de Pesquisa e Desenvolvimento DeepStar para Promover a Descarbonização no Campo de Petróleo e Gás Natural Offshore

Com base em um memorando de entendimento entre a Nippon Foundation e o consórcio DeepStar, concluído em dezembro de 2021, e com financiamento fornecido pela Nippon Foundation, as duas organizações trabalharão juntas para promover o desenvolvimento de tecnologias de descarbonização.

Sobre a Yokogawa

A Yokogawa fornece soluções avançadas nas áreas de medição, controle e informação para clientes de uma ampla gama de indústrias, incluindo energia, produtos químicos, materiais, produtos farmacêuticos e alimentos. A Yokogawa trata de questões do cliente relativas à otimização da produção, dos ativos e da cadeia de fornecimento com a aplicação efetiva de tecnologias digitais, permitindo a transição para operações autônomas.

Fundada em Tóquio em 1915, a Yokogawa continua a trabalhar para uma sociedade sustentável através de seus 17.500 funcionários em uma rede global de 119 empresas, abrangendo 61 países.

Para mais informações, visite www.yokogawa.com.br

 

Sobre o Grupo MHI

O Grupo Mitsubishi Heavy Industries (MHI) é um dos principais grupos industriais do mundo, abrangendo energia, infraestrutura inteligente, maquinário industrial, aeroespacial e defesa. O MHI Group combina tecnologia de ponta com profunda experiência para fornecer soluções inovadoras e integradas que ajudam a criar um mundo neutro em carbono, melhorar a qualidade de vida e garantir um mundo mais seguro. Para mais informações, por favor visite www.mhi.com ou siga nossos insights e stories em spectra.mhi.com