Notícias

15 de Fevereiro, 2013

Yokogawa e Soteica Visual MESA iniciam uma parceria global

Iniciativa conjunta irá fornecer serviços e soluções para otimização da eficiência energética da planta

A Yokogawa tem o prazer de anunciar a adição da Soteica Visual MESA – uma das melhores empresas no segmento de serviços de soluções de otimização de gerenciamento de energia – ao seu portfólio de Energy Management Solutions – EMS (Soluções de Gerenciamento de Energia) de toda a planta. A Yokogawa fornecerá este novo serviço aos clientes por meio de seu forte desempenho em vendas e de seus canais de serviços. Também adquiriu 44,3% da participação da Soteica Visual MESA para acelerar o desenvolvimento de EMS em conjunto.

Fabricantes de todo o mundo estão muito interessados na parceria, por possuírem forte necessidade de EMS, que irá ajuda-los a reduzir o consumo de energia e seus custos de produção. Além disto, existe uma tendência crescente para melhoria das diferentes fontes de energia convencionais e alternativas, que podem ajudar a proteger o meio ambiente, reduzindo as emissões de gases como CO2 e NOx.

Há dois componentes para gerenciamento de energia em plantas. Um é tornar mais eficiente o fornecimento e a distribuição das utilidades, tal como vapor, eletricidade e combustíveis que são utilizados por equipamentos no processo principal e o outro é a otimização da energia consumida pelo próprio processo. A Yokogawa possui uma vantagem competitiva em sistemas de controle e pacotes de solução de controle avançado para os principais processos e ainda ajuda seus clientes a economizar energia, otimizando as operações em suas plantas. Ao mesmo tempo, as empresas carecem de Gerenciamento de Energia (EMS) para as utilidades que podem ser usados para atingir a melhor combinação das fontes de energia convencionais e renováveis, baseado em fatores como as condições operacionais do processo e preços da energia. Até agora, as empresas tem encontrado soluções para estes requisitos analisando caso a caso.

Por esta razão, a Yokogawa decidiu fazer parceria com a Soteica Visual MESA, líder global em tecnologia na área de EMS que tem trabalhado junto com grandes empresas de petróleo e tem um grande histórico na indústria do petróleo. A parceria permitirá também a Soteica Visual MESA de expandir suas vendas do Visual MESA através da rede global de vendas da Yokogawa, com um foco particular na Ásia.

O Visual MESA é capaz de reduzir os custos anuais com energia em torno de 2% a 5%. Existem aproximadamente 3.400 plantas em todo o mundo com $40 milhões ou mais em custos com utilidades por ano que poderiam se beneficiar do Visual MESA e obter um retorno sobre o seu investimento em um ano ou menos e a Yokogawa tem como alvo inicial estas instalações.

A Yokogawa fornecerá serviços de EMS de alto valor agregado, incluindo a manutenção, gerenciamento de energia e serviços de otimização de todo o site (serviços de sustentabilidade). Yokogawa e Soteica Visual MESA também cooperarão em engenharia, com o objetivo de adquirir o conhecimento necessário para criar um novo modelo de negócio para um serviço de EMS que possa ajudar a otimizar a eficiência energética em uma planta, tanto o processo principal quanto as utilidades.

"Estamos muito entusiasmados com esta parceria global com a Yokogawa, uma vez que nos permitirá aumentar significativamente a exposição do Visual MESA, nossa solução líder da indústria para os serviços de otimização de utilidades", disse Oscar Santollani, CEO da Soteica Visual MESA. Ele acrescentou: "Encontramos na Yokogawa um parceiro com quem partilhamos da mesma ética de trabalho e do rigor de engenharia. Estamos ansiosos para uma longa e produtiva relação".

O presidente da Yokogawa, Shuzo Kaihori, comentou: "A tecnologia avançada das plantas de nossos clientes necessitam não somente reduzir seu consumo de energia, mas também obter á melhor combinação de fontes de energia convencionais e renováveis​​, a fim de proteger o meio ambiente, reduzindo as emissões de CO2, NOx e outros gases. Para atender às necessidades de nossos clientes em crescimento nesta área, a Soteica se encaixa perfeitamente para a Yokogawa, nos permitindo entregar um gerenciador de energia, soluções de otimização e serviços comprovados para toda a planta. "

SOBRE A YOKOGAWA

A Yokogawa possui uma rede global de 90 empresas, abrangendo 55 países. Fundada em 1915, é uma empresa de US$4 bilhões e que realiza pesquisas de ponta e inovação. A Yokogawa está envolvida na automação industrial e controle (IA), teste e medição e outros segmentos de negócios. O segmento de IA desempenha um papel vital em uma ampla gama de indústrias, incluindo petróleo, químicos, gás natural, energia, siderurgia, papel e celulose, farmacêutica e alimentos. Para mais informações sobre Yokogawa, por favor, visite o website da empresa:  www.yokogawa.com.br

SOBRE A SOTEICA VISUAL MESA

Soteica Visual MESA L.L.C. foi criada em 2012 a partir da fusão de Soteica LLC e MESA Visual LLC. Ambas as empresas trazem um combinado de 44 anos de experiência no desenvolvimento e implantação global de soluções de software de gestão em energia e de hidrocarbonetos para as indústrias de refino e petroquímica. Sediada em Houston, Texas e tem escritórios em Barcelona e Buenos Aires.

Soteica Visual MESA possui pacotes de otimização e produtos de gerenciamento de informações. Para mais informações sobre a Soteica Visual MESA, visite o website da empresa: www.soteicavisualmesa.com

Saiba mais em: http://www.yokogawa.com/pr/news/2013/pr-news-2013-07-en.htm