Notícias

07 de Janeiro, 2014

Yokogawa ganha projeto de Gás Natural Liquefeito na Rússia

A Yokogawa Electric Corporation tem o prazer de anunciar que a sua subsidiária, a Yokogawa Europe Solutions BV, foi premiada com um projeto da Yamgaz, um consórcio da Technip e da Companhia JGC, para fornecer sistemas integrados de controle e segurança com a finalidade de construir uma fábrica de gás natural liquefeito (GNL) e outras instalações em Sabetta, mais precisamente na Península de Yamal na Rússia, que é localizada, no noroeste da Sibéria, acima do Círculo Polar Ártico, no Distrito Autónomo de Yamal-Nenets.
 
O Projeto Yamal GNL é um dos maiores projetos de recursos da Rússia e está sendo realizado pela JSC, de propriedade majoritária da Novatek (80%), a maior empresa de petróleo e gás independente da Rússia, e também da Total (20%), uma das principais empresas de energia da França. Como parte deste projeto, será construído um grande complexo integrado para a liquefação de gás natural, que terá uma capacidade de produção de 16,5 milhões de toneladas por ano. Os três trens de processo que irão compor este complexo terão uma produção anual de 5,5 milhões de toneladas cada e devem ser entregues em 2016, 2017, e 2018, respectivamente.
 
    Para este projeto, a Yokogawa fornecerá o sistema integrado de controle de produção CENTUM VP ®, o sistema instrumentado de segurança ProSafe ®-RS, os sistemas de gestão de informação da planta Exaquantum ™, os pacotes de gerenciamento de dispositivos integrados de monitoramento e diagnóstico de equipamentos PRM ®, além de sistemas analíticos, analisadores e sistemas de treinamento de operadores. A Yokogawa será responsável pela entrega, engenharia, instalação, comissionamento e treinamento de operadores. Estima-se que esta será o maior projeto da Yokogawa para gás natural na Rússia.
 
    A Rússia detém uma das maiores reservas de gás natural do mundo e é ativa no campo de GNL, com muitos projetos em andamento. Acredita-se que existem muitos campos de gás natural, que ainda não foram desenvolvidos na Península de Yamal e que a quantidade de GNL produzido irá aumentar. Nossos sistemas estão em uso em 47 plantas de liquefação de gás e em 42 terminais de GNL no mundo todo, com um total de 54 transportadores de GNL. Com base neste forte histórico, saudamos este nosso papel importante no projeto Yamal GNL; estamos ansiosos para começar a trabalhar com ele, e planeja usar isso como um trampolim para expandir o nosso mercado relacionado ao campo de GNL na Rússia.
 
Nossas Atividades na Rússia e em outros países da Comunidade dos Estados Independentes (CEI)
 
    A Yokogawa tem uma posição no mercado Russo desde 1993, quando abriu um escritório de representação em Moscou. Em 1997, nossa subsidiária foi fundada lá para lançar este negócio em uma grande escala. Nós fomos expandindo nossos negócios não só na Rússia, mas também em outros países da CEI, reforçando nossos serviços aos clientes através da criação de escritórios de vendas e criação de centros técnicos. Na Rússia, temos participado de grandes projetos de desenvolvimento de energia, como o Sakhalin II, para o qual entregou sistemas de controle, monitoramento, segurança e outros sistemas para duas plataformas offshore, instalações de produção terrestres e oleodutos.
 
 
Sobre a Yokogawa
    A rede global da Yokogawa abrange 55 países e possui 88 empresas. Fundada em 1915, esta empresa de 4 bilhões de dólares realiza pesquisas de ponta e inovação. A Yokogawa está envolvida na automação industrial, controle, teste e medição e outros segmentos de negócios. O segmento de automação industrial desempenha um papel vital em uma ampla gama de indústrias, incluindo petróleo, produtos químicos, gás natural, energia, siderurgia, papel e celulose, produtos farmacêuticos e alimentos.