Notícias

13 de Maio, 2014

Yokogawa Ganha Projeto de Primeira Usina Termoelétrica Supercrítica na Arábia Saudita.

A Yokogawa Electric Corporation anunciou que ganhou o Projeto Hyundai Heavy Industries Co., Ltd. para sistemas de controle de suprimentos, sistemas de instrumentos de segurança, sistemas de análises e outros produtos para o Estágio-1 da Usina Termoelétrica Supercrítica de petróleo do Sul de Jeddah, na Arábia Saudita. O projeto será realizado pela Yokogawa Electric e Yokogawa Oriente Médio & África B.S.C.(c).
O Sul de Jeddah será a primeira Usina Termoelétrica Supercrítica da Arábia Saudita e está sendo construída por uma companhia estatal, a Saudi Electricity Company, localizada no sul da cidade de Jeddah, que está na costa ocidental da Arábia Saudita, na região do Mar Vermelho. O Estágio-1 do projeto envolve a construção de quatro unidades de 723MW, produzindo um total de 2,892MW. A unidade 1 está programada para iniciar as operações em 2017.
Para cada uma das quatro unidades, a Yokogawa irá fornecer o seguinte:
- CENTUM® VP R5, sistema de controle de produção integrada para o controle de caldeiras e seus equipamentos auxiliares, incluindo todos os sistemas elétricos IEC61850*²-based, ProSafe®, sistema de segurança instrumentada (SIS), Exaquantum™, sistema de medição de informação de planta (PIMS), e um simulador de treinamento da operação da planta.
- PK200 conversores para correntes pneumáticas
- Sistemas de análises líquidas, incluindo condutividade, pH e analisadores de cloro residual.
- Sistemas de análises de gasoduto, incluindo, oxigênio, gás infravermelho e analisadores de lasers semicondutores*³
 
A Yokogawa da Arábia Saudita, uma subsidiária da Yokogawa Oriente Médio & África, será responsável pela engenharia e custos de DCSs, SISs e PIMSs. A Yokogawa Electric e a Yokogawa Electric Korea Co., Ltd. serão responsáveis pela engenharia e entrega dos conversores de correntes pneumáticas e sistemas de análises.
A Yokogawa já executou um grande número de projetos de óleo e gás e petroquímica e providenciou mais de 80 sistemas de controle para usinas e serviços de usinas em todo o Oriente Médio. Além do mais, a companhia já definiu as bases na região através de iniciativas como a criação da Yokogawa Arábia Saudita em 2006. A Yokogawa acredita que este forte histórico, foi uma consideração fundamental na sua seleção para este projeto.
A Usina Termoelétrica Supercrítica é altamente eficiente e produz menos gases de efeito estufa do que as usinas convencionais e está previsto que mais usinas deste gênero sejam construídas na Arábia Saudita e em outros países. Em antecipação às crescentes demandas de produtos e serviços altamente confiáveis, a Yokogawa irá estabelecer esforços no setor global de energia.
 
*¹ Com esta tecnologia, a pressão e a temperatura são mantidas acima do ponto crítico assim que o vapor passa da caldeira para a turbina de vapor. Isso possibilita que a energia seja gerada mais eficazmente e reduz a emissão dos gases do efeito estufa.
 
*² Com base no IEC61850, padrão internacional definido pela Comissão Internacional de Eletrotécnica (IEC), os sistemas elétricos ao longo desta planta, incluindo mais de 750 dispositivos eletrônicos inteligentes (IEDs), também como toda a estatística e as medidas de tarifas de energias, precisam ser integrados ao CENTUM VP DCS. A Yokogawa está proporcionando uma plataforma operacional de integração para este grande número de usinas.
 
*³ A TDLS200 possui um tempo de resposta rápido e é utilizado nos processos de combustão. Uma dessas aplicações é a medição contínua do resíduo NH3 no processo de desnitrificação, que remove o NOx dos gases de escape produzidos no resultado da combustão de combustíveis na caldeira. Existe um crescimento da necessidade de tais soluções de medição contínua, pois ajudam a reduzir a corrosão nos equipamentos da planta e também protege o meio ambiente, reduzindo a emissão de grande quantidade dos gases na camada de ozônio.
 
Sobre a Yokogawa
 
A rede global da Yokogawa abrange 55 países e possui 88 empresas. Fundada em 1915, esta empresa de 4 bilhões de dólares realiza pesquisas de ponta e inovação. Yokogawa está envolvida na automação industrial, controle, teste e medição e outros segmentos de negócios. O segmento de automação industrial desempenha um papel vital em uma ampla gama de indústrias, incluindo petróleo, produtos químicos, gás natural, energia, siderurgia, papel e celulose, produtos farmacêuticos e alimentos.