Notícias

08 de Abril, 2021

A Yokogawa incorpora o Espectrômetro de Diodo Laser Sintonizável tipo Sonda TDLS8200 à sua linha de analisadores OpreX.

- Análise simultânea das concentrações de Oxigênio, Monóxido de Carbono e Metano para controle ótimo de combustão em fornos -

A Yokogawa Electric Corporation (TOKYO: 6841) anuncia o desenvolvimento do Espectrômetro de Diodo Laser Sintonizável tipo Sonda TDLS8200, com lançamento de vendas em 6 de maio, como parte da família de Analisadores OpreXTM. Embora apresente as mesmas características de baixo custo de instalação, alta estabilidade e alta confiabilidade de seu predecessor TDLS8100, o TDLS8200 é capaz de medir, simultaneamente, as concentrações de Oxigênio, Monóxido de Carbono e Metano de forma direta e em alta velocidade. Além da capacidade de medição simultânea de três tipos diferentes de gás, o TDLS8200 será aprimorado durante este ano com o lançamento de uma versão que será capaz de realizar medições em ambientes com temperaturas até 850oC. Isto permitirá a medição estável e simultânea de Oxigênio, Monóxido de Carbono e Metano em caldeiras, fornos, e, assim, facilitará o controle eficiente da combustão e a operação segura.

Espectrômetro de Diodo Laser Sintonizável tipo Sonda TDLS8200

 

Histórico do Desenvolvimento

Qualquer excesso de ar fornecido para controlar a combustão em um forno irá absorver calor dentro do forno, antes de sair pela chaminé. Além disso resultar em perda de calor, isto pode gerar teores altos de Óxidos de Nitrogênio e Óxidos de Enxofre, fontes de poluição ambiental. Por outro lado, se excesso insuficiente de ar for fornecido, a combustão completa não ocorrerá, resultando em perda de energia, emissão de Monóxido de Carbono, fumaça negra e residual de Metano. O Monóxido de Carbono e o Metano são gases inflamáveis que podem facilmente formar uma mistura explosiva com o ar acumulado dentro do forno.

Como tal, existe a necessidade do monitoramento das concentrações de Oxigênio, Monóxido de Carbono e Metano em plantas de Óleo & Gás, Petroquímica, Energia elétrica, Siderurgia e Cerâmica com o objetivo de controlar e assegurar um processo de combustão seguro, eficiente e ambientalmente correto.

 

Características

1. Combustão eficiente e segura por meio da análise simultânea e estável de Oxigênio, Monóxido de Carbono e Metano

A característica mais significativa do TDLS8200 é sua fonte de emissão de laser dupla e ópticas, que resulta na capacidade de medir, simultaneamente, Oxigênio, Monóxido de Carbono e Metano para controle de combustão. Seu sistema de medição direta baseia-se no uso do laser, de fácil manutenção comparado ao sistema de amostragem convencional e mais robusto que os sensores baseados em catalisadores. Isto assegura a medição estável, simultânea e sem perdas das concentrações de Oxigênio e Monóxido de Carbono.

 

2. Substituição simples do sistema de amostragem

O TDLS8200 é do tipo sonda, de fácil instalação. Um ponto de amostragem ou sonda existente pode ser, facilmente, substituído por um TDLS8200, que pode ser instalado na mesma tomada onde o instrumento anterior estava instalado. Como nenhum dispositivo adicional se faz necessário, o TDLS tem um conceito muito compacto de instalação.

 

3. Lançamento planejado da versão aprimorada que será capaz de realizar medições em ambientes com temperaturas até 850oC

O TDLS8200 que será lançado em 6 de maio será capaz de operar com temperaturas até 600oC, o que significa que pode ser usado em aplicações como caldeiras e chaminés. Com lançamento previsto para esse ano, a versão aprimorada do TDLS8200 será capaz de realizar medições em ambientes com temperaturas até 850oC, possibilitando o uso do analisador em aplicações em fornos.

 

Principais Mercados Alvo

Óleo & Gás, Petroquímica, Energia elétrica, Siderurgia e Cerâmica

 

Aplicações

Controle de combustão em fornos e caldeiras e segurança.

 

Analisadores de Gases tipo Laser da Yokogawa

Os analisadores de gases tipo laser da Yokogawa utilizam o método de medição por espectroscopia de diodo laser sintonizável (TDLS) para detectar a concentração de gás. Eles oferecem desempenho superior em tempo real porque são instalados diretamente na tubulação de processo e não necessitam de um sistema de amostragem para que possam medir a concentração do gás desejado. Esses analisadores utilizam o método de absorção direta sobre a área do espectro para calcular a concentração de gás a partir de um gráfico de distribuição de absorção de luz, permitindo a medição de concentração estável mesmo em ambientes onde a temperatura e pressão oscilam, ou onde outros gases de background ou grandes quantidades de particulado possam estar presentes na medição. Desde o seu lançamento em 2008, os analisadores de gás tipo laser da Yokogawa entraram em uso em todo o mundo, graças à sua alta confiabilidade e desempenho superior em ambientes desafiadores. A Yokogawa passa a oferecer dois modelos: o TDLS8000 e o TDLS8100. O TDLS8000 com o conceito do emissor e detector separados, adequado para medir a concentração de gases em alta temperatura e em alta pressão, mesmo na presença de grandes quantidades de particulado, e o TDLS8100 adequado para medição de concentração de gases onde a vazão caia dentro da faixa de 1 a 30m/s. O TDLS8200 é o terceiro modelo incorporado a linha de analisadores, com a capacidade de análise de dois tipos de gases simultaneamente.

 

Sobre o OpreX

OpreX é a marca abrangente da automação industrial (IA) da Yokogawa e dos negócios de controle. O nome OpreX representa a excelência nas tecnologias e soluções que a Yokogawa cultiva através da cocriação de valor com seus clientes e engloba toda a gama de produtos, serviços e soluções de IA da Yokogawa. Essa marca compreende as cinco categorias a seguir: OpreX Transformation, OpreX Control, OpreX Measurement, OpreX Execution e OpreX Lifecycle. O espectrômetro de diodo laser sintonizável tipo sonda TDLS8200 faz parte da linha de produtos OpreX Analyzer, que está alinhada sob a categoria OpreX Measurement. A categoria OpreX Measurement inclui sistemas e instrumentação de campo que permitem alta precisão de medição, sistema de aquisição de dados e análise.

 

Sobre a Yokogawa

Fundada em 1915, a Yokogawa desenvolve atividades abrangentes nas áreas de medição, controle e informação. O negócio de automação industrial fornece produtos, serviços e soluções vitais para uma ampla gama de indústrias de processo, incluindo petróleo, produtos químicos, gás natural, energia, siderurgia e papel e celulose. Com o negócio de inovação da vida, a empresa visa melhorar radicalmente a produtividade nas cadeias de valor da indústria farmacêutica e alimentícia. As empresas de teste e medição, aviação e outras continuam a fornecer instrumentos e equipamentos essenciais com precisão e confiabilidade líderes do setor. A Yokogawa co-inova com seus clientes por meio de uma rede global de 114 empresas em 62 países, gerando US $ 3,7 bilhões em vendas no ano fiscal de 2019. Para mais informações, visite www.yokogawa.com.  

 

Os nomes de empresas, organizações, produtos, serviços e logotipos aqui mencionados são marcas registradas ou marcas comerciais da Yokogawa Electric Corporation ou de seus respectivos proprietários.