Notícias

28 de Maio, 2015

Yokogawa lança FAST/TOOLS® R10.02 Web-based Enterprise Automation Solution (Solução de Automação Enterprise baseada em Web)

A Yokogawa Electric Corporation irá anunciar em 29 de maio, o lançamento do FAST/TOOLS® R10.02, a mais recente versão do pacote de software de visualização e gerenciamento de operações em tempo real baseado em web que traz mudanças revolucionárias para inteligência da informação de processo em tempo real. Este lançamento foi desenvolvido para reduzir de maneira significativa a engenharia de sistemas dispersos geograficamente em alta escala, que necessita de uma engenharia diferente e de distribuição com gerenciamento centralizado. A introdução de uma base de dados de engenharia mestre no modo Enterprise estabelece um ambiente único de engenharia contendo todas as definições da estrutura corporativa (Enterprise) e dos dados a serem distribuídos. É mais fácil de gerenciar, menos restritivo e menos complexo que bases de dados distribuída.

Histórico do Desenvolvimento

Yokogawa identificou uma necessidade crescente de integração de diversas disciplinas e funções requeridas para o envio de soluções de informação centralizada em formato mais fácil para o usuário final empregando-se novas tecnologias tais como cloud computing industrial, SaaS (Software as a Service) industrial e IIoT (Industrial Internet of Things). Em essência, o objetivo é conectar sensores, dispositivos e unidades fabris para facilitar o acesso remoto de dados e habilitar o controle supervisório de qualquer lugar. A solução enterprise do FAST/TOOLS garante o cumprimento destas necessidades oferecendo uma solução compreensiva de distribuição, operação e monitoração de sistemas de controle. Isto ajudará as companhias a fazer decisões rápidas, reduzir o custo total de aquisição do sistema (TCO) e alcançar excelência operacional.

 

Principais Características

1.Gerenciamento de Engenharia Enterprise

Para reduzir tempo de engenharia durante a fase de desenvolvimento e reduzir tempo e custos de viagem para engenheiros e desenvolvedores, Yokogawa desenvolveu um módulo de engenharia independente de plataforma para a sua solução corporativa (Enterprise Solution) que permite que engenheiros em locais remotos possam colaborar de forma segura com cada aplicação descarregada via rede de TI global. Quando instalado em qualquer dos servidores pertencente ao sistema de automação corporativo (Enterprise Solution), este modulo facilita em engenharia múltipla e centralizada para a distribuição da aplicação com engenheiros e outros profissionais de projeto acessando a mesma informação de projeto atualizada em seus computadores em qualquer local que estejam. O gerenciamento se torna mais fácil, menos restritivo e menos complexo que base de dados distribuídas. Para aumentar a segurança, tanto a autorização de servidor como de usuário é local no servidor e o sistema e suas aplicações possuem segurança aumentada para prevenir falhas e proteger contra acessos não autorizados.

 

2. Distribuição de Dados Aprimorada

Como parte da visão da Yokogawa em auxiliar os usuários em visualizar dados pesados do sistema, a versão R10.02 incluiu uma engine RDBMS (Relational Database Management System) embarcada. Isto é ideal para uso em ambiente empresarial onde a distribuição de dados é geralmente requerida para diversos servidores múltiplos e domínios e onde também existe uma troca de dados bidirecional com fontes externas e com plataformas múltiplas. A engine RDBMS embarcada permite tanto arquivamento em paralelo e gravação de dados em base histórica local como em um RDBMS central.

 

3. Gerenciamento de Alarme Operacional Aprimorado

Com ambientes corporativos mais complexos e a necessidade de manipular uma sempre crescente quantidade de dados, alarmes tendem a ocorrer com maior frequência. Para reduzir o número de manutenções e comissionamento relacionados a alarmes espúrios que podem distrair os operadores quanto a reagir a alarmes operacionais importantes, na revisão R10.02 se adicionou uma função que inibe o disparo de alarmes espúrios baseado em limites ajustados. Com esta função, se pode realizar manutenção de equipamento sem provocar distúrbios na rotina operacional da planta.

 

4. Inteligência geograficamente baseada em política de atuação

A distribuição de dados globalmente através de múltiplos níveis e disciplinas requer uma política de atuação com segurança baseada na localização. Com a versão R10.02, os usuários que pedirem acesso em seu sistema utilizando as credenciais do login do seu sistema operacional terão permissão de acesso a dados de controle baseados na política de atuação e localização de suas facilidades. Os usuários podem acessar os dados e usar funções de controle habilitadas a partir de qualquer dispositivo disponível.

 

Nobuaki Konishi, gerente do Centro de Negócios de Sistemas de Automação de Processos na matriz da Yokogawa, comentou no pronunciamento do novo lançamento: “A Yokogawa embarcou em uma nova visão de gerenciamento de engenharia múltipla que permitirá aumentar a velocidade de execução de projetos por permitir que a engenharia seja executada de qualquer lugar remoto. Isto inclui a habilidade de se realizar Teste de Aceitação de Fábrica de qualquer local remoto. R10.02 oferece aprimoramentos significantes na eficiência de engenharia e funcionalidade que dá aos nossos clientes grande flexibilidade na forma que eles trabalham.”

 

Principais Mercados

Upstream/midstream de óleo e gás, petroquímica, energia renovável, energia, papel e celulose, farmacêutica, alimentos, siderúrgicas, tratamento de água e de esgoto.

 

Sobre FAST/TOOLS

Lançado em 1978, FAST/TOOLS evoluiu de SCADA centralizado e software IHM para um ambiente de automação corporativo que é empregado pela rede global da Yokogawa para facilitar o controle supervisório do sistema de nossos clientes. Este software industrial com estado da arte beneficia nossos clientes através de visualização aprimorada, colaboração, suporte de decisão, configuração, comunicação, segurança, virtualização, distribuição, conectividade, análise/gerenciamento de alarme e gerenciamento/gravação de dados. O FAST/TOOLS também providencia um historiador de alto desempenho com arquivamento e aquisição de dados já arquivados de histórico de produção, junto com serviço de informação via web que dramaticamente simplifica o transporte de informação operacional.

Yokogawa continuará aprimorando todos os serviços e soluções incluindo o FAST/TOOLS, com o objetivo de garantir a segurança e a operação altamente eficiente durante todo o ciclo de vida da planta do cliente.

 

Para mais informações

 FAST/TOOLS® R10.02

 

Sobre a Yokogawa

A Yokogawa possui uma rede global de 86 companhias distribuídas entre 56 países. Fundada em 1915, com investimento em torno de US$4 bilhões em pesquisa de ponta e inovação. Yokogawa está comprometida com a automação industrial e controle (IA), teste e medição e outros segmentos de negócios. O segmento de IA trabalha em um papel vital em uma inúmera variedade de indústrias incluindo óleo, química, gás natural, energia, siderúrgica, papel e celulose, farmacêutica e alimentos. Para maiores informações sobre a Yokogawa, favor visitar o website da companhia em www.yokogawa.com.

Os nomes das companhias, organizações e marcas neste texto são marcas registradas de seus respectivos fabricantes.