Notícias

04 de Dezembro, 2015

Yokogawa lança nova versão do Centum

Yokogawa lança CENTUM® VP R6.02, Sistema de Controle de Produção Integrada

Com melhoria nas funções de operação e monitoração para uma maior eficiência e segurança

A Yokogawa Electric Corporation anunciou o lançamento no dia 2 de dezembro de 2015 do CENTUM VP® R6.02, uma nova versão do sistema de controle integrada de produção da empresa com melhorias em algumas funcionalidades.

 

Desde o lançamento da série CENTUM há 40 anos, a Yokogawa continua a melhorar o seu principal produto. De acordo com a visão do VigilantPlant® da Yokogawa para a área de Controle, a empresa desenvolveu uma série de novas funções de operação e monitoramento para o CENTUM VP, a mais recente geração da série CENTUM, que tornará mais fácil para os operadores manterem o controle do que está acontecendo em uma planta.

 

Cenário de Desenvolvimento

As refinarias de petróleo, plantas petroquímicas e outras plantas de downstream possuem inúmeros fornecedores para escolher e devem lidar com considerável variabilidade na composição das matérias-primas que recebem, necessitando de uma série de alterações em seus processos. Outras mudanças são necessárias devido ao envelhecimento das instalações e a necessidade de variar os volumes de produção para atender uma demanda flutuante. Para responder a estes desafios e garantir a operação segura e eficiente das instalações da planta, os operadores devem ter condições de verificar rapidamente e completamente diferentes tipos de dados.

 

Melhorias

O CENTUM VP R6.02 vem com a função para as tendências em tempo real mais poderosa quanto a visualização do estado de operação da planta. A função de alarme também foi melhorada para se certificar de que a informação de alarme será entregue aos operadores do turno seguinte. Esta versão do CENTUM VP também possui integração com o ProSafe®-RS R4.01, que foi lançado recentemente, em novembro.

1. Função de tendência em tempo real para uma compreensão mais clara das condições da planta.

- Permite aos operadores realizar a verificação de dados rapidamente e, assim, conseguir absorver o número crescente de mudanças nos requisitos do processo.

O número de penas que podem ser verificados em um único gráfico de tendência foi duplicado para 16. O número máximo de pontos de dados que podem ser exibidos em gráficos de tendência também foi duplicado, para cerca de 13.000. Isso garante que os operadores tenham todas as informações necessárias para ficar a par do que está acontecendo em suas plantas. Além da configuração tradicional pelo teclado convencional, foi criada a funcionalidade de drag-and-drop para adicionar novas penas a uma tela de tendência a partir de gráficos de operação, listas de alarmes e semelhantes. Com estas novas funções, os operadores podem desfrutar de um acesso mais rápido e mais conveniente aos dados.

 

2 - Long-Term

Uma nova função foi adicionada, capaz de exibir dados de tendências em tempo real e dados de tendência de Long-Term gravados em uma linha contínua, na mesma janela, permitindo que os operadores possam rastrear facilmente mudanças que ocorreram em um período mais longo de tempo.

 

2. Prevenção de alarmes perdidos ou esquecidos durante troca de operadores.

O CENTUM VP tem uma função que permite aos operadores colocar temporariamente à parte (shelves) notificações de alarme menos urgentes, para garantir que eles possam responder de forma adequada aos alarmes de alta prioridade. Embora seja possível verificar os alarmes arquivados, o processo envolve vários passos e há um risco de que eles não sejam realizados. Com o CENTUM VP R6.02, há um novo visualizador de lista que exibe todos os alarmes arquivados. Quando os operadores usarem esta lista, junto com o visualizador de alarmes suprimidos (que foi lançada anteriormente com CENTUM VP R6.01), haverá menos risco de alarmes serem perdidos ou esquecidos na troca dos operadores.

 

3. Forte integração com ProSafe®-RS R4.01

O CENTUM VP R6.02 oferece uma melhor integração com o Sistema Instrumentado de Segurança ProSafe-RS R4.01, permitindo o monitoramento do N-IO (Network I/O). O N-IO (Network I/O é um novo dispositivo de I/O que está agora disponível para uso com o Prosafe-RS R4.01, usando a interface homem-máquina (HMI) fornecida para ambos os sistemas. Além disso, a ferramenta de engenharia Automation Design Suite (AD Suite) agora pode salvar os dados de engenharia, gerenciar o histórico de e possui suporte à definição de I/O, tanto para a instrumentação de controle de processo quanto para  instrumentação de segurança. Essa melhoria de integração resulta em maior eficiência de engenharia durante todo o ciclo de vida da planta.

 

Principais mercados-alvo

Indústrias de processo como, petróleo e gás natural, produtos petroquímicos, produtos químicos, energia elétrica, papel e celulose, produtos farmacêuticos, alimentos, ferro e aço e de água e esgoto.

 

Aplicações

Operação, monitoramento e controle automático de plantas.

 

Desenvolvimento

A Yokogawa tem se esforçado continuamente para melhorar a plataforma CENTUM, mantendo a compatibilidade com versões anteriores do sistema. No desenvolvimento do CENTUM VP, as quatro seguintes inovações têm sido enfatizadas:

 

1. Operação Avançada

Habilita os operadores a tomar decisões mais inteligentes

 

2. Engenharia Inteligente

Um novo ecossistema de engenharia que proporciona certeza e confiança

 

3. Agilidade do Sistema

Flexibilidade, adaptabilidade e capacidade de extensão para atualização e expansão de plantas, mudanças nas operações e exigências de negócios.

 

4. Sustentabilidade das plantas

O desempenho do sistema em seu ponto ideal ao longo de todo o ciclo de vida da planta

Em de acordo com a sua iniciativa VigilantPlant, a Yokogawa continuará a desenvolver e trazer ao mercado novos produtos e outros tipos de soluções que ajudarão seus clientes a terem a planta ideal.

 

Sobre VigilantPlant

O VigilantPlant é o conceito de automação da Yokogawa para as operações industriais seguras, confiáveis ​​e rentáveis. Destina-se a permitir que um estado permanente de excelência operacional, onde o pessoal da fábrica está vigilante e atento, bem informado e pronto para tomar ações que otimizem o desempenho da planta e de negócios. Com base neste conceito, a Yokogawa introduz uma variedade de soluções através de Excelência em Segurança, Excelência em Ativos, Excelência na Produção e iniciativas de Excelência em Ciclo de Vida.

 

Sobre a Yokogawa

A rede global da Yokogawa possui 86 empresas e abrange 56 países. Fundada em 1915, uma empresa de 4 bilhões de dólares, realiza pesquisas de ponta em inovação. A Yokogawa está envolvida em automação industrial e controle (IA), teste e medição e outros segmentos de negócios. O segmento de automação industrial desempenha um papel vital em uma ampla gama de indústrias, incluindo petróleo, produtos químicos, gás natural, energia, siderurgia, papel e celulose, produtos farmacêuticos e alimentos. Para mais informações sobre a Yokogawa, por favor, visite o site www.yokogawa.com.br