Notícias

18 de Setembro, 2013

Yokogawa Lança Nova Versão Do ProSafe-RS e aprimoramento Para o DPharp EJX

A Yokogawa Electric Corporation anunciará em 30 de setembro o lançamento de uma versão aprimorada do sistema instrumentado de segurança ProSafe®-RS e a inclusão de uma nova função para o transmissor multivariável DPharp EJX.

A nova versão do ProSafe-RS, R3.02.10, oferece funções aprimoradas para processos de upstream de óleo e gás, que é um dos principais mercados de atuação da Yokogawa. O transmissor multivariável DPharp EJX foi aprimorado para melhorar a conectividade com o ProSafe-RS.

Desenvolvimento

Nos processos de upstream de óleo e gás, sempre existiu uma preocupação em prevenção de acidentes e proteção do meio ambiente. Assim, existe uma demanda crescente por sistemas instrumentados de segurança que podem detectar condições anormais e iniciar com segurança uma parada de emergência. No entanto, poços e oleodutos são tipicamente distribuídos sobre uma área muito ampla e muitas vezes possuem espaço limitado para instalação de equipamentos. Para melhorar a eficiência operacional e reduzir custos com Hardware, existe uma necessidade de consolidar as funções executadas pelo sistema instrumentado de segurança e pelo sistema de controle. Em resposta a essas necessidades, a Yokogawa está lançando uma nova versão do sistema instrumentado de segurança Prosafe-RS e aprimoramento do transmissor multivariável DPharp EJX

Visão geral dos aprimoramentos

1. Cálculo da taxa de vazão de gás AGA

Para monitorar e controlar poços de gás e gasodutos é necessário a compensação da vazão de gás. O volume de gás deve ser transformado em normalizado pelo fato de que aumenta ou diminui significativamente dependendo da pressão e da temperatura do processo. Esta compensação geralmente é realizada por um dispositivo de controle ou por um computador de vazão dedicado. Para nossos clientes em regiões como as Américas e o Oriente Médio que desejam eliminar a necessidade de tais dispositivos dedicados, a Yokogawa incorporou a função de cálculo de vazão de gás no Prosafe-RS R3.02.10. Assim, o Prosafe-RS que é certificado para uso em aplicações até SIL3*1 , agora está adequado para uso tanto em sistemas de segurança quanto para monitoração e controle.

 

2. Comunicação Modbus*2 entre DPharp EJX e ProSafe-RS para o cálculo da taxa de vazão de gás.

Para poder realizar a compensação da vazão de gás, pressão diferencial, pressão estática e temperatura devem ser medidos. O transmissor multivariável DPharp EJX é um sensor que consegue medir todas as três variáveis. Como o protocolo Modbus é largamente utilizado nos processos de upstream de óleo e gás para a comunicação entre sensores e equipamentos de compensação de vazão de gás, a Yokogawa adicionou suporte ao protocolo Modbus para o transmissor multivariavel DPharp EJX. Este sensor pode, assim, ser utilizado junto com o Prosafe-RS para realizar cálculos com alta confiabilidade e precisos para compensação da vazão de gás.

3. Suporte para a grande variedade de redes utilizadas nos processos de upstream de óleo e gás.

Uma variedade de redes são utilizadas para conectar o ProSafe-RS no local ao sistema SCADA FAST/TOOLS da Yokogawa. Algumas redes utilizam fibra ótica de alta banda, enquanto outras contam com conexões sem fios de baixa banda. Ao otimizar a frequência da coleta de dados e o volume de dados transmitidos, o ProSafe-RS R3.02.10 agora pode se conectar a outros sistemas utilizando meios com baixa banda.  Isto melhora a eficiência da manutenção, permitindo engenharia remota. Dados essenciais são armazenados no controlador do Prosafe-RS, garantindo a continuidade em caso de uma falha de rede.

 

Principais Mercados e Aplicações

Desligamento de emergência e prevenção / combate a incêndios, produção e outras aplicações em indústrias de processo, tais como, óleo, gás natural e petroquímicas.

Sobre ProSafe-RS

Nas indústrias de óleo, gás natural, petroquímica, ferro e aço, energia e indústrias de materiais básicos, o Prosafe-RS é importante para garantir a segurança das operações da planta e, assim, cumprir as nossas obrigações para com a sociedade prevenindo acidentes e protegendo o meio ambiente. Lançado em fevereiro de 2005, o sistema instrumentado de segurança ProSafe-RS ajuda a evitar acidentes, detectando condições anormais na operação da planta e iniciando ações como uma parada de emergência.

* 1 - Norma relativa à segurança funcional de equipamentos elétricos e eletrônicos que foi estabelecido pela Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC). Níveis de integridade de segurança (SIL) são definidas pela IEC61508. Com SIL3, o fator de risco para uma planta foi reduzido para um intervalo de 1/1000 a 1/10000.

* 2 - Protocolo de comunicação industrial desenvolvido pela Modicon, empresa dos EUA (agora propriedade da Schneider Electric).

Os nomes de empresas e produtos neste texto são marcas registradas ou marcas comerciais dos respectivos proprietários.