Notícias

17 de Dezembro, 2014

Yokogawa lança nova versão do Sistema Instrumentação de Segurança ProSafe®-RS Melhorias em controle e conectividade do sistema instrumentado segurança

A Yokogawa Electric Corporation anuncia o lançamento do ProSafe®-RS R3.02.20 em 26 de dezembro.

Esta nova versão do sistema instrumentado de segurança ProSafe-RS (SIS) oferece uma melhor conectividade com o ProSafe-SLS SIS, permitindo que o estado de ambos os sistemas sejam monitorados na tela pelos operadores do sistema de controle de produção integrada CENTUM® VP. Além disso, a versão R3.02.20 oferece maior suporte a protocolos de comunicação abertos, amplamente utilizados, melhorando a conectividade com softwares SCADA *1  de outras empresas.

 

Desenvolvimento

Nas indústrias de petróleo, gás natural, petroquímica, ferro e aço, e outras de energia e materiais básicos, a segurança das instalações é uma preocupação que aumenta a cada dia. Assim, há uma crescente demanda por SISs, que auxiliam na prevenção de acidentes através da detecção de condições anormais e iniciam ações como uma parada de emergência da planta. A Yokogawa oferece dois diferentes tipos de SISs, os programáveis ProSafe-RS e os de estado sólido*2 ProSafe®-SLS, e os clientes definem qual o sistema irá utilizar baseado nos requisitos de sua planta. Para clientes que utilizam ambos os sistemas SIS, existia a necessidade de uma solução que permita monitorar o estado de ambos os sistemas de forma integrada.

 

Apresentação das Melhorias

 

1. Monitoramento integrado dos sistemas

Devida a capacidade do ProSafe-RS poder coletar informações do ProSafe-SLS, os operadores agora podem monitorar o status de um ProSafe-SLS a partir das telas do CENTUM VP. Caso ocorra um problema em qualquer ponto da planta, os dados do Sequenciamento De Eventos (SOE) de ambos os SIS será exibido em uma tela integrada nas estações de operação. Os operadores e engenheiros de manutenção podem então usar esses dados para analisar e identificar rapidamente a causa do problema.

 

 

2. Suporte a protocolo de comunicação para aplicações de upstream

Em aplicações de cabeça de poço de petróleo e gás e gasodutos, os custos e economia de espaço são as principais considerações para um projeto. Para satisfazer estas necessidades, o ProSafe-RS vem equipado com ambas as funções de segurança e controle de processos. Os sistemas SCADA nestes sites muitas vezes contam com o DNP3 (Distributed Network Protocol 3) para comunicações via banda estreita sem fio e por satélite, devido a este protocolo aberto suportar o armazenamento temporário de dados no caso de uma interrupção na comunicação da rede. Este suporte ao DNP3 no controlador do ProSafe-RS R3.02.20 permite que os clientes facilmente substituam e ampliem seus sistemas no campo, utilizando sua infra-estrutura SCADA existente. Isso economiza tempo e reduz custos.

 

Sobre o ProSafe-RS

O ProSafe-RS é um SIS do tipo programável, que foi lançado em fevereiro de 2005. Ele pode ser totalmente integrado ao sistema de controle de produção da série CENTUM® e é certificado para uso em aplicações até SIL3*3. Desde o seu lançamento, o ProSafe-RS foi implementado em mais de 1.500 projetos em todo o mundo.

 

Sobre o ProSafe-SLS

O ProSafe-SLS é um SIS do tipo estado sólido, que foi lançado em 1997. Equipado com um núcleo magnético, o ProSafe-SLS pode ser usado em aplicações SIL4. Este sistema está em uso em cerca de 300 locais em todo o mundo, principalmente em aplicações de high-integrity pressure protection system (HIPPS).

 

* 1 Supervisório e aquisição de dados. Software SCADA é utilizado para monitorar e controlar processos de produção.

* 2 Um design simples de hardware que emprega um núcleo magnético e um dispositivo semicondutor.

* 3 Nível de integridade de segurança. SILs são definidos pela IEC 61508, uma norma de segurança funcional para equipamentos elétricos e eletrônicos, que foi desenvolvido pela International Electrotechnical Commission (IEC). Há quatro níveis: SIL1 até SIL4. Para uma planta onde medidas de segurança devem ser aplicadas, SIL3 reduz o fator de risco para 1/1000-1/10000 e SIL4 reduz a 1/10000-1/100000.

 

Aplicações / Principais Mercados

Para uso em sistemas “Emergency ShutDown” (ESD) e sistemas “Fire and Gas” (FGS) em refinarias de petróleo, instalações de processamento de gás natural, plantas petroquímicas e em instalações de produção de petróleo e gás

 

Sobre a Yokogawa

A rede global da Yokogawa possui 86 empresas e abrange 56 países. Fundada em 1915, uma empresa de 4 bilhões de dólares, realiza pesquisas de ponta em inovação. A Yokogawa está envolvida na automação industrial e controle (IA), teste e medição e outros segmentos de negócios. O segmento de automação industrial desempenha um papel vital em uma ampla gama de indústrias, incluindo petróleo, produtos químicos, gás natural, energia, siderurgia, papel e celulose, produtos farmacêuticos e alimentos.

Para mais informações sobre Yokogawa, por favor, visite o site www.yokogawa.com.