Notícias

23 de Outubro, 2013

Yokogawa lança novo módulo ISA100 WirelessTM do tipo antena Built-in

A Yokogawa Electric Corporation anuncia que em dezembro começará a fornecer aos fabricantes de sensores um novo modulo de comunicação wireless com uma antena do tipo built-in. Este novo módulo foi desenvolvido para utilização com sensores wireless, e será fornecido para companhias que desenvolvem e fabricam estes produtos. A Yokogawa já concluiu um contrato de licença para utilização desta tecnologia wireless com a New Cosmos Eletric Co. Ltda., um fabricante de detector de gás.

 A expectativa é que este módulo reduzirá drasticamente a quantidade de tempo necessário para desenvolver equipamentos compatíveis com a ISA100.11a*1.

 Experiência no Desenvolvimento

A Yokogawa defende o conceito “Wireless Anywhere”, ou seja, uso em toda um planta com tecnologia de comunicação wireless, e esta trabalhando duro para promover o uso desta solução de comunicação com a ISA100 WirelessTM*2 Como parte desta estratégia, desenvolveram este módulo de comunicação.

 Nas plantas, vários sensores são usados para medição de temperatura, pressão, nível, concentração de gás, vibração, e assim por diante. Para desenvolvimento dos sensores wireless para tais aplicações, não só os fabricantes precisam adquirir a tecnologia wireless, eles também devem cumprir com os regulamentos das agências de rádio e normas para áreas Explosivas para cada país. Baseado em várias tecnologias e conhecimentos que foram adquiridos no desenvolvimento do sistema wireless, a Yokogawa desenvolveu um módulo de comunicação wireless com a antena built-in que pode ajudar os fabricantes de sensores a diminuir significativamente o tempo necessário para desenvolvimento dos sensores wireless.

 A New Cosmo Electric, uma companhia com histórico reconhecido no fornecimento de solução de detecção de gás para a indústria, esta planejando o desenvolvimento de um detector de gás wireless. Em vista a sua alta confiabilidade, aplicações flexíveis, e capacidade de expansão, a empresa decidiu uma solução wireless ISA100 para este produto. Assim, a Yokogawa fornecerá este modulo e o suporte tecnológico necessário para o desenvolvimento deste detector de gás wireless.

 Vantagens na utilização do modulo

1. Velocidade no desenvolvimento dos sensores wireless

Este módulo é constituído de uma antena e associado a um circuito de comunicação wireless. Instalando este modulo a um sensor que incluem componentes como um circuito de interface e uma alimentação, um fabricante de sensor pode acelerar o processo de desenvolvimento de uma comunicação wireless ISA100. 

2. Conformidade com regulamentos de radio e normas para Áreas Explosivas

Baseado em sua vasta experiência tecnológica e conhecimento em desenvolvimento de dispositivos para campo wireless, a Yokogawa projetou um módulo que esta de acordo com os regulamentos de rádio em 100 países, bem como todas as normas de proteção para áreas explosivas. Assim, os fabricantes de sensores não precisarão se preocupar se seus sensores atendem os tais regulamentos e normas, reduzindo drasticamente o tempo de desenvolvimento.

 3. Compacto e leve

Incluindo a antena built-in, este módulo tem apenas 116 mm de comprimento e 23 mm de diâmetro, e pesa apenas 100 g. Isto permite o desenvolvimento de sensores compactos e leves.

  Principais mercados

Fabricantes de sensores que estão desenvolvendo dispositivos de campo wireless para utilização em indústrias como petroquímica, química, papel e celulosa, farmacêutica, alimentícias, aço e ferro, e outros segmentos.

 Abordagem da Yokogawa na comunicação de campo wireless

Os sistemas de campo wireless utilizam redes de comunicação wireless para conectar os dispositivos de campo da planta com o sistema de controle. A Yokogawa desenvolve estes equipamentos dentro das normas ISA100.11a. Além de ser altamente confiável, adequado para uma ampla gama de aplicações, e expansível, eles são compatíveis com os padrões de comunicação com fios, como FOUNDATION™ fieldbus, HART® e PROFIBUS®. A Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC) está atualmente considerando a adoção da norma IEC62734, onde se baseia a ISA100.11a.

 A Yokogawa lançou o primeiro ISA110.11a no mundo compatível com os dispositivos de pressão wireless e temperatura wireless em Julho de 2010. Em adição a tecnologia de controle sofisticado em processos contínuos, isso deu aos clientes uma ampla gama de dispositivos. Em Julho de 2012, a Yokogawa lançou um sistema wireless altamente confiável, um sistema Wireless de alta escala para uso em plantas e esta expandindo as possibilidades de aplicações de monitoramento e controle com os dispositivos e tecnologia wireless.

 Em linha com o conceito Wireless Anywhere, a Yokogawa vai continuar expandindo sua linha de soluções wireless ISA100 e fornecendo gratuitamente ou com uma licença base várias tecnologias fundamentais de forma modular.

Mais Informações:

 *1 ISA100.11a

Uma comunicação baseado na norma da Society of Automation (ISA) que é usado em sistemas wireless de campo
*2 ISA100 Wireless

Uma tecnologia que é baseada da norma da ISA100.11a. e uma camada onde inclui objetos de controle de processo padronizados, “devices descriptions” e “capabilities files”, uma interface com a Gateway, Provisionamento com Infravermelho, e um backbone router.

 Os nomes de empresa, produtos e marcas nestes textos são marcas registradas ou marcas comerciais dos respectivos proprietários.