Notícias

05 de Outubro, 2018

A Yokogawa Lança o Analisador de Líquidos 4-fios FLXA402 e o Adaptador Inteligente SENCOM SA11

– Novas soluções na família de Analisadores OpreXTM, que melhoram a eficiência da manutenção e permitem uma flexibilidade de projeto e na operação dos sistemas de monitoramento de dados em análise de líquidos –

 

A Yokogawa Electric Corporation anuncia o lançamento de duas novas soluções na família de Analisadores OpreXTM, com o desenvolvimento do analisador de líquidos 4-fios FLXA402 e do adaptador inteligente SENCOMTM SA11. O lançamento global do FLXA402 está programado para 17 de outubro e o SA11 será lançado globalmente ainda no final deste mês. O FLXA402 pode desempenhar com flexibilidade uma variedade de medições e o SA11 vem com funções de conversão de dados, transmissão, calibração e diagnósticos. Esses dois novos produtos para análise de líquidos serão oferecidos como parte da série SENCOM 4.0. Espera-se que eles ajudem a melhorar a eficiência da calibração e outras atividades de manutenção, além de facilitar a flexibilidade do projeto e da operação dos sistemas de monitoramento de dados em análise de líquidos.

 

Background do desenvolvimento

Os analisadores de líquidos, tipicamente, são formados por um sensor e um transmissor com função de conversão de dados, e usados para monitorar processos, tais como qualidade de matéria prima e produtos acabados, qualidade de água e efluente em processo de tratamento. Eles são utilizados em uma ampla gama de indústrias incluindo energia, abastecimento de água, tratamento de efluentes industriais e municipais, semicondutores, farmacêuticas, siderurgia, papel e celulose, petróleo, petroquímica e química. Os dois tipos básicos de transmissores são os dispositivos tipo 4-fios com cabos separados para alimentação e sinal, e tipo 2-fios que utilizam o mesmo cabo para alimentação e sinal. A Yokogawa fornece ambos. Os transmissores 4-fios são tipicamente utilizados para aplicações específicas como medição de pH, e os seus transmissores 2-fios FLXA21 e FLXA202 podem acomodar com flexibilidade múltiplos sensores dos quatro tipos básicos: pH/ORP, condutividade de contato, condutividade indutiva e Oxigênio dissolvido. Embora o FLXA402 seja um transmissor 4-fios, ele pode conectar-se a múltiplos sensores, realizar diagnósticos e comunicar-se digitalmente com sistema de hospedagem de dados.

 

Em aplicação de analisadores de líquido, há uma necessidade de sistema de monitoramento de dados que consiste em transmissores e sensores integrados capazes de transmitir dados diretamente para o sistema de controle, registradores, indicadores, ou dispositivo portátil como tablet. Embora tais dispositivos integrados sejam capazes de armazenar dados que são necessários para calibração e outras atividades de manutenção, a unidade completa deve ser substituída quando ocorre dano no sensor ou incrustação devido a exposição ao fluido. Para redução de custos de manutenção, a Yokogawa desenvolveu o adaptador inteligente SA11, que também funciona como um transmissor. Como apenas o sensor precisa ser substituído, isso reduz significativamente os custos de manutenção e elimina o desperdício.

 

Características do Produto

Os novos produtos são o analisador de líquidos 4-fios FLXA402, o adaptador inteligente SENCOM SA11 e os sensores de pH e ORP dedicados para uso com o SA11. Há ainda um novo dispositivo periférico: a caixa de junção BA11.

 

1.       Analisador de líquidos 4-fios FLXA402

(1)    Custo e impacto ambiental reduzidos

O FLXA402 pode trabalhar com sensores analógicos existentes (pH/ORP, condutividade de contato, condutividade indutiva e Oxigênio dissolvido), sensores de Oxigênio dissolvido óptico, e com o adaptador Inteligente SA11 e seus sensores dedicados. Utilizando o FLXA402 em combinação com o adaptador SA11 e a caixa de junção BA11, é possível conectar até cinco sensores, reduzindo tanto custo do sistema como impacto ambiental. Para transferência de dados de diagnóstico e outras informações do dispositivo, o FLXA402 suporta os protocolos de comunicação HART7 e Modbus. Essa solução também facilita a conexão à nuvem e a construção de um ambiente Industrial IoT (IIoT), para melhor manutenção em campo.

 

2.       Adaptador inteligente SENCOM SA11

(1)    Simples, mas com configuração flexível do sistema 

O adaptador SA11 tem funções para conversão de dados, transmissão, calibração e diagnóstico, e é destinado para uso com sensores dedicados. O SA11 suporta protocolo de comunicação Modbus. Além do FLXA402, o SA11 pode conectar-se diretamente com o UM33A-S indicador digital*1; o software de gestão de ativos FieldMate*2; e sistemas de controle, registradores e indicadores que suportam protocolo de comunicação Modbus. Usando o adaptador SA11 é fácil configurar um sistema que possa executar a monitoração de dados de calibração, configuração e ajuste.

 

(2)    Melhoria na eficiência de manutenção

Como o SA11 é capaz de armazenar dados de calibração e outros tipos de informações digitais, ele pode ser transferido para um laboratório ou outra localidade que seja segura e tenha melhores condições de trabalho. Isso reduz os trabalhos de manutenção que precisam ser realizados em campo, e ajuda a assegurar que os dispositivos estão adequadamente calibrados, reduzindo os tempos de parada.

 

*1 Dedicado para uso com o FLXA402, está planejado para ser lançado no final deste mês.

*2 Uma nova versão compatível com o SA11 será lançada no final deste mês.

 

 

Principais mercados

Industrias nos segmentos de energia, abastecimento de água, tratamento de efluentes industriais e municipais, semicondutores, farmacêuticas, siderurgia, papel e celulose, petróleo, petroquímica e química.

 

Aplicações

Controle da qualidade de matéria prima e produtos acabados, controle da qualidade da água e do efluente em processo de tratamento.

 

Sobre OpreX

OpreX é a marca abrangente para os negócios de automação industrial (IA) e controle da Yokogawa. O nome OpreX representa a excelência nas tecnologias e soluções que a Yokogawa cultiva através da cocriação de valor com seus clientes e engloba toda a gama de produtos, serviços e soluções de IA da Yokogawa. Esta marca compreende as cinco categorias a seguir destacadas: OpreX Transformation, OpreX Control, OpreX Measurement, OpreX Execution e OpreX Lifecycle. O FLXA402 e o SA11 são soluções da família de Analisadores OpreX, na categoria OpreX Measurement de sistemas e instrumentação de campo que permitem alta precisão de medição, sistema de aquisição de dados e análise.

Com está marca, a Yokogawa fornecerá soluções integradas que atendem as necessidades específicas e apoiam seus clientes em seus esforços para transformar e expandir os seus negócios.

 

Sobre a Yokogawa

Fundada em 1915, a Yokogawa desenvolve atividades abrangentes nas áreas de medição, controle e informação. O negócio de automação industrial oferece produtos, serviços e soluções essenciais a uma ampla variedade de indústrias de processo, incluindo petróleo, química, gás natural, energia, siderurgia, bem como celulose e papel. Com o negócio de inovação da vida, a empresa procura melhorar radicalmente a produtividade nas cadeias de valor do setor farmacêutico e alimentício. Os negócios de teste e medição, aviação, entre outros, continuam a fornecer instrumentos e equipamentos essenciais com precisão e confiabilidade, líderes do setor. A Yokogawa coinova com seus clientes através de uma rede global de 113 empresas em 61 países, alcançando US$ 3.8 bilhões em vendas no ano fiscal de 2017. Para obter informações adicionais, acesse www.yokogawa.com

 

Para mais informações

FLXA402 Analisador de Líquido 4-fios e SA11 Adaptador Inteligente SENCOM

https://www.yokogawa.com/solutions/products-platforms/process-analyzers/liquid-analyzers/smart-digital-sensor/4-wire-sencom-smart-sensor-platform/

 

Os nomes de empresas, organizações e produtos aqui mencionados são marcas comerciais ou marcas registradas de seus respectivos proprietários.