Notícias

14 de Novembro, 2014

Yokogawa lança o CENTUM® VP R6.01 Sistema de Controle de Produção Integrado - Sistema Ágil e inteligente para Configuração e Engenharia

A Yokogawa Electric Corporation anuncia o desenvolvimento de CENTUM® VP R6.01, uma versão avançada do carro-chefe do Sistema de Controle de Produção Integrado da empresa e seu lançamento em fevereiro de 2015, R6.01 marca o primeiro passo no desenvolvimento de um CENTUM VP completamente novo, que irá desempenhar um papel central na estratégia do VigilantPlant® da Yokogawa para os negócios de IA (Industrial Automation).

 

Desenvolvimento

Os fabricantes de hoje precisam de um alto grau de certeza e confiança para atingir uma produção plena e flexibilidade para fazer alterações nas especificações de produtos e materiais. Isto lhes permite responder de forma eficaz à concorrência global intensa e a grandes mudanças no mercado.

 

A evolução adaptativa do novo CENTUM VP se concentra em atender as necessidades dos clientes para manter-se com o ritmo acelerado das mudanças no cenário de negócios e tecnologia, fornecendo o máximo de retorno sobre o ativo e o menor custo total de propriedade. Este primeiro nível da versão R6 do sistema CENTUM VP representa muito mais do que convencionais melhorias funcionais. O R6 reúne engenharia inteligente, operação avançada, agilidade do sistema e planta sustentável. Com o R6, operadores de plantas podem ter a certeza de um ambiente de engenharia ideal que se estende por todo o ciclo de vida da planta, desde a concepção da planta, engenharia, instalação de sistemas e dispositivos para o start-up da produção, manutenção e renovação. Além disso, ele é projetado para atender as necessidades da indústria mais exigentes para as operações seguras da planta, confiáveis e também proteção ambiental.

 

A release R6.01 apresenta uma empolgante expansão dos dispositivos de I/O, além de introduzir novos componentes cruciais do sistema de controle e tudo isto combinado a um ambiente de engenharia intuitiva, que reduz drasticamente o tempo necessário para configurar e instalar o sistema de controle.

 

Novos Recursos

1. N-IO (Network-IO): Um dispositivo de I/O de campo com um módulo versátil de I/O que pode lidar com vários tipos de sinais de I/O.

 

Os sistemas de controle dependem dos dispositivos de campo para a transferência de dados entre os sensores, válvulas e outros tipos de instrumentos de campo. Usando esses dados, eles controlam automaticamente as operações de uma planta. Dependendo dos modelos dos instrumentos, diversos tipos de sinais elétricos podem ser utilizados para transferir estes dados. Com os dispositivos atuais da Yokogawa, FIO, um módulo compatível de I/O será necessário para cada tipo de sinal.

 

O N-IO, um novo dispositivo de I/O de campo desenvolvido para o CENTUM VP, cumpre as funções de I/O universal e condicionador de sinal, permitindo a configuração via software e atribuição flexível do I/O. Ele possui um módulo de I/O que acomoda vários tipos de sinais, aceitando até 16 pontos de I/O e permite a especificação de um tipo de sinal individualmente para cada ponto. Ambos os sinais de I/O, analógicos e digitais, que representam a maioria dos sinais de I/O em uma planta, podem ser tratados exclusivamente por meio das configurações de software. Sinais de pulso e relé podem ser também utilizados usando adaptadores adicionais. Com o N-IO, já não é necessário substituir o módulo de I/O, reduzindo a quantidade de religações e rearranjos que devem ser feito quando se muda de tipo e/ou layout de sensores durante um revamp de uma planta. Isto permite reduzir significativamente a quantidade de esforços que devem ser executados por técnicos e pelo pessoal de manutenção da planta.

 

Além disso, a Yokogawa assinou acordos na modalidade de OEM com a Pepperl+Fuchs GmbH*1 e MTL Instruments Group Limited*2, nos termos do qual a Yokogawa irá receber os produtos e irá comercializá-los como seus próprios produtos. Estes produtos serão usados em conjunto com os módulos de N-IO e isoladores de segurança intrínseca adquiridos a partir das duas empresas. Ambos os parceiros têm um histórico sólido no desenvolvimento de produtos de interface para uso em áreas de risco. Com esta parceria, a Yokogawa é capaz de garantir que o N-IO está em conformidade com as principais normas está na Europa, Ásia e Américas.

 

2. FieldMateTM Validator: Uma ferramenta baseada em software que é utilizada em conjunto com o N-IO para verificar a fiação dos dispositivos de campo e verificar se o dispositivo está funcionando corretamente

 

Após a instalação de um instrumento de campo e com a conclusão de todo o cabeamento, a fiação deve ser verificado. Até o momento, essa verificação só podia ser realizada utilizando os recursos de diagnóstico do CENTUM, através de suas telas de operação. Só que para isto, a equipe de comissionamento tem que aguardar que os instrumentos estejam com sua instalação finalizada e todo o sistema de controle CENTUM também, com suas estações de com trole e operação configuradas.

 

O novo CENTUM VP R6.01 apresenta o software de comissionamento de loops FieldMate Validator N-IO, uma ferramenta baseada em software que é usado para verificar a fiação e operações relevantes para qualquer instrumento de campo recém-instalado ou dispositivos de I/O de campo. FieldMate Validator é fornecido junto com o FieldMate, um software para PC da Yokogawa para gerenciamento / configuração de instrumentos de campo. Quando o FieldMate estabelece uma conexão com um dispositivo N-IO, a ferramenta FieldMate Validator pode verificar em tempo real a fiação de todos os instrumentos de campo, baseado na informação do loop de controle da aplicação configurada no sistema de controle, para verificar se estão funcionando corretamente . Não há mais necessidade de todo o sistema CENTUM estar instalado para fazer isso, assim poupando um tempo significativo e proporcionando maior versatilidade na execução do projeto.

 

3. Automation Design Suite (AD Suite): Um ambiente de engenharia integrado, o primeiro de seu tipo, que vai além das funcionalidades tradicionais de engenharia de um SDCD.

 

Aproveitando sua expertise em engenharia e experiência adquirida com a execução de inumeráveis projetos, a Yokogawa desenvolveu o ambiente integrado de engenharia chamado AD Suite.

 

AD Suite é uma plataforma integrada que facilita a execução de projetos, integração de sistemas e execução na planta, trazendo segurança e confiança através de todas as fases do projeto, start-up, operação, manutenção, expansão / upgrade e fases de extensão do ciclo de vida da planta.

 

Com os programas avançados de modelamento para trocadores de calor, filtros e outros tipos de equipamentos comumente utilizados em campo, o AD Suite é capaz de melhorar a eficiência da engenharia e ajudar a garantir um trabalho uniforme. Ele é capaz de gerenciar de forma centralizada os documentos funcionais, que fornecem a base para a engenharia do sistema de controle, juntamente com todos os dados armazenados no banco de dados do CENTUM. Isso simplifica o gerenciamento de histórico quando os programas são modificados e garante que a informação mais recente do projeto estará disponível quando uma expansão do sistema, modificação ou manutenção for realizada.

 

Em essência, o AD Suíte gera um ambiente completo de engenharia, com uma estrutura de banco de dados inteiramente nova que fornece as informações de engenharia de forma consistente e padronizada, mantém a integridade dos dados de engenharia, elimina inconsistências entre as informações de desenvolvimento e do sistema real, administra as mudanças e suporta o ciclo de vida da automação. Ao mesmo tempo, facilita a reutilização do valioso know-how de engenharia, eliminando a duplicação de trabalho para projetos subsequentes. Estes dois últimos ajudam na economiza de tempo e redução de custos.

 

Principais Mercados Alvo

As indústrias de processo, como petróleo e gás natural, petroquímica, produtos químicos, energia elétrica, papel e celulose, produtos farmacêuticos, alimentos, ferro e aço, e de água e esgoto.

 

Aplicações

Operação, monitoramento e controle automático de plantas.

 

Desenvolvimento Permanente

Desde o lançamento do Sistema de Controle de Produção Integrada CENTUM em 1975, a Yokogawa tem continuamente se esforçado para melhorar esta plataforma, incorporando as mais recentes tecnologias. Em 2008, a Yokogawa lançou o CENTUM VP, a mais recente geração desta série. Até o momento, mais de 25.000 sistemas da série CENTUM já foram entregues em todo o mundo.

 

Para o desenvolvimento desta versão inteiramente nova do CENTUM VP, quatro diferentes tipos de inovação são destacados: operação Hyper-intuitiva, gerenciamento total da automação, condutor inteligente da planta e sustentabilidade da planta. Este tem como objetivo, oferecer aos clientes um ambiente de operação adequado, que irá melhorar a segurança, confiabilidade e eficiência de suas operações, trazendo uma maior sinergia entre o sistema de controle e os dispositivos de campo. Isto irá melhorar significativamente a eficiência da produção e otimizar a manutenção geral de seus sistemas de controle de produção, sistemas instrumentados de segurança, controladores programáveis e todos os dispositivos de campo, resultando em redução de custos, estabilidade a longo prazo das operações e um ótimo desempenho da planta.

 

*1 Uma desenvolvedora alemã e fabricante de sensores industriais, soluções de interface de processo e equipamentos a prova de explosão.

 

*2 Uma empresa com base no Reino Unido, tendo como parte do negócio Eaton Corporation’s Crouse-Hinds, fabrica e desenvolve produtos de sistema de infraestrutura e equipamentos a prova de explosão as indústrias de processo.

 

 

Sobre VigilantPlant

VigilantPlant é o conceito de automação da Yokogawa para as operações industriais seguras, confiáveis e rentáveis. Destina-se a permitir um estado permanente de excelência operacional, onde o pessoal da fábrica está sempre vigilante e atenta, bem informada e pronto para tomar ações que otimizem o desempenho da planta e dos negócios. Com base neste conceito, a Yokogawa introduz uma variedade de soluções por meio de suas iniciativas de Excelência da Segurança, Excelência de Ativos, Excelência da Produção e Excelência do Ciclo de Vida.

 

Sobre a Yokogawa

A rede global da Yokogawa possui 86 empresas e abrange 56 países. Fundada em 1915, uma empresa de 4 bilhões de dólares, realiza pesquisas de ponta em inovação. A Yokogawa está envolvida na automação industrial e controle (IA), teste e medição e outros segmentos de negócios. O segmento de automação industrial desempenha um papel vital em uma ampla gama de indústrias, incluindo petróleo, produtos químicos, gás natural, energia, siderurgia, papel e celulose, produtos farmacêuticos e alimentos.

Para mais informações sobre Yokogawa, por favor, visite o site www.yokogawa.com