Notícias

22 de Setembro, 2020

Yokogawa lança o CENTUM VP R6.07.10 Sistema Integrado de Controle de Produção - O aprimoramento do produto central da família OpreX Control and Safety System acrescenta alarmes unificados e condições de servidor para operação segura e eficiente de sistema

Tóquio, Japão - 17 de setembro de 2020

Yokogawa Electric Corporation (TÓQUIO: 6841) anuncia o lançamento de 18 de setembro do CENTUM VP R6.07.10, uma versão melhorada do sistema de controle integrado de produção CENTUM VP. O CENTUM VP é um produto central da família de soluções OpreXTM Control and Safety System.

A Yokogawa melhorou o CENTUM VP R6.07.10 através da introdução de um servidor unificado de alarmes e condições (UACS) que garante operações seguras e protegidas, mesmo com sistemas de grande escala. Com base nas regras padrão, o UACS organiza e consolida os alarmes emitidos pelos dispositivos da planta de modo que somente os alarmes mais importantes sejam levados à atenção dos operadores, permitindo que esse pessoal se concentre no monitoramento dos processos e na melhoria da eficiência geral da planta.

[Imagem dos alarmes organizados e consolidados pelo UACS]

Histórico de desenvolvimento

Nos últimos anos, os fabricantes procuraram consolidar e integrar suas salas de controle e sistemas de controle de plantas para permitir operações mais eficientes com o número mínimo de operadores humanos. Isto exige que operadores individuais monitorem uma gama maior de atividades e respondam a um número maior de alarmes enquanto priorizam suas ações, dependendo do tipo de anormalidade de processo indicado. Entretanto, se muitos alarmes forem exibidos em sucessão rápida, um alarme importante pode ser ignorado, levando a uma resposta retardada e a um acidente potencialmente grave. A Yokogawa desenvolveu o UACS para integrar e gerenciar alarmes em sistemas de grande escala e assim garantir que todos os alarmes importantes sejam levados à atenção dos operadores.

 

Melhorias

1. Gestão unificada de alarmes para sistemas de grande escala

O UACS opera com base em uma arquitetura cliente-servidor*, gerenciando centralmente os alarmes que são exibidos nas estações de interface humana (HISs) dos operadores. O UACS é adequado para uso mesmo com sistemas de controle de plantas de grande escala que incluem sistemas de segurança instrumentados, controladores lógicos programáveis (PLCs), sistemas elétricos e outros componentes. O servidor e as funções de controle foram projetados para operar em uma configuração redundante, portanto, se uma anormalidade ocorrer no servidor operacional, a operação é suave e automaticamente comutada para o servidor de espera.

 

2. Gerenciamento de alarmes que impulsiona a conformidade com as normas IEC 62682 (Ed1, 2014)/ISA18.2-2016

O UACS inclui funções que atendem aos requisitos de prateleiras, supressão por projeto e de serviço definidos nas normas de gerenciamento de alarme IEC 62682 (Ed1, 2014)/ISA18.2-2016. O UACS suporta uma função avançada que suprime a indicação de alarme baseada em lógica de alarme predefinida, de modo que somente os alarmes mais importantes são levados à atenção dos operadores. Para melhorar a eficiência, esta função pode ser definida para, por exemplo, exibir apenas alarmes-chave quando ocorrer inundação de alarme, ou suprimir todos os alarmes durante a manutenção do equipamento.

O status do alarme pode ser exibido em um formato que esteja de acordo com as exigências do diagrama de transição do status do alarme definido nas normas acima mencionadas. Em conformidade com estas normas, o UACS também suporta o gerenciamento de alarmes com outras soluções e serviços da Yokogawa nas categorias OpreX Control e OpreX Transformation.

* Um modelo computacional pelo qual tarefas especializadas são executadas por um servidor e tarefas específicas do usuário são tratadas por clientes conectados ao servidor através de uma rede

 

Principais Mercados Alvo

Petróleo e gás, petroquímicas, produtos químicos, energia elétrica, papel e celulose, farmacêutica, alimentos, ferro e aço, abastecimento de água e tratamento de águas residuais, metais não ferrosos, metal, cimento etc.

 

Aplicações

Monitoramento das operações da planta e gerenciamento de alarmes para operações automatizadas

 

Sobre a série CENTUM

A Yokogawa lançou seu sistema de controle distribuído CENTUM (DCS) em 1975, uma novidade mundial. O CENTUM VP é a nona geração da série CENTUM. Conhecidos por seu desempenho robusto, os sistemas CENTUM estabelecem altos padrões de excelência em engenharia e tecnologia ao mesmo tempo em que garantem compatibilidade com versões anteriores de sistemas e suporte das mais recentes aplicações tecnológicas. A engenharia orientada pelo conhecimento está no coração do CENTUM, um produto emblemático da Yokogawa que tem servido orgulhosamente à indústria de processo nos últimos 40+ anos.

 

Para mais informações

CENTUM VP

https://www.yokogawa.com/solutions/products-platforms/oprex/oprex-control/oprex-control-and-safety-system/centum-vp/#Overview

Sobre o OpreX

OpreX é a marca abrangente para o negócio de automação industrial (IA) e controle da Yokogawa. O nome OpreX significa excelência nas tecnologias e soluções que a Yokogawa cultiva através da co-criação de valor com seus clientes e abrange toda a gama de produtos, serviços e soluções de automação industrial (IA) da Yokogawa. Esta marca compreende as cinco categorias a seguir: OpreX Transformation, OpreX Control, OpreX Measurement, OpreX Execution, e OpreX Lifecycle. Um dos grupos de produtos que compõem a categoria OpreX Control é a família OpreX Control and Safety System, que inclui o CENTUM VP DCS. Com suas diversas soluções OpreX Control, a Yokogawa é capaz de efetuar rapidamente mudanças para seus clientes que levam a uma transformação em áreas como gerenciamento e operações, e fornece tecnologia de controle altamente confiável que garante alta eficiência, alta qualidade e segurança e estabilidade nas operações da planta.

Com a marca OpreX, a Yokogawa fornecerá soluções integradas que atendem às necessidades específicas e apoiam seus clientes em seus esforços para transformar e fazer crescer seus negócios.

 

Sobre a Yokogawa 

Fundada em 1915, a Yokogawa se dedica a atividades de amplo alcance nas áreas de medição, controle e informação. O negócio de automação industrial fornece produtos, serviços e soluções vitais para uma gama diversificada de indústrias de processo, incluindo petróleo, produtos químicos, gás natural, energia, ferro e aço, e papel e celulose. Com o negócio de inovação de vida, a empresa visa melhorar radicalmente a produtividade em toda a cadeia de valor da indústria farmacêutica e alimentícia. Os testes e medições, aviação e outros negócios continuam a fornecer instrumentos e equipamentos essenciais com precisão e confiabilidade líderes da indústria. A Yokogawa co-inova com seus clientes através de uma rede global de 114 empresas abrangendo 62 países, gerando US$ 3,7 bilhões em vendas no ano fiscal de 2009. Para mais informações, por favor, visite www.yokogawa.com.

 

Os nomes de corporações, organizações, produtos, serviços e logotipos aqui mencionados são marcas registradas ou marcas comerciais da Yokogawa Electric Corporation ou de seus respectivos titulares.