Notícias

19 de Setembro, 2018

Yokogawa Lança o Detector de Calor de Fibra Ótica DTSXTM1

Uma solução OpreXTM Field Instruments que facilita o monitoramento e detecção de incêndio que está protegido em um gabinete de fácil de instalação.

A Yokogawa Electric Corporation anuncia que desenvolveu o detector de calor de fibra ótica DTSXTM, uma solução da linha OpreXTM Instrumentos de Campo para monitoramento e detecção de calor que será lançada em 21 de setembro. Com instalação em um gabinete e adequado para uso com cabos de fibra ótica especificados pela Yokogawa, o DTSX1 é uma solução completa e econômica de fácil instalação. Essa solução ajudará na identificação oportuna de problemas de manutenção, melhorando assim o tempo de operação da planta e reduzindo os custos de manutenção.    

 

Cenário de Desenvolvimento

Devido ao uso de instalações antigas, problemas de gerenciamento de segurança relacionados à escassez de mão-de-obra e vários outros problemas, o risco de incêndio é sempre uma preocupação nas instalações industriais e, portanto, há uma necessidade crescente de soluções de detecção de calor. Com sua capacidade de medir a distribuição pontual de temperatura e identificar anomalias ao longo de todo o comprimento de um cabo de fibra ótica, os detectores de calor de fibra óptica são uma solução promissora para tais preocupações, e dispositivos desse tipo são cada vez mais usados para monitorar a temperatura em uma ampla gama de instalações.

Em 2011 e 2014, respectivamente, a Yokogawa lançou os sensores de temperatura de fibra ótica DTSX200 e DTSX3000 para uso em aplicações como a detecção de um acréscimo anormal de calor em transportadores de carvão e cavaco de madeira, a medição de mudanças de temperatura em poços não convencionais de petróleo e gás e a detecção do vazamento de líquidos e gases de alta e baixa temperatura de tubulações e tanques. Em resposta à crescente demanda por soluções de manutenção de instalações que podem prevenir incidentes causados por falhas relacionadas ao calor em instalações industriais, bem como a necessidade de cumprir com os padrões de detecção de incêndio*1, a Yokogawa desenvolveu o DTSX1. Este detector fácil de instalação foi projetado especificamente para uso em detecção de calor e detecção de incêndio.

 

Características do Produto

1. Solução econômica e de fácil instalação

Todos os componentes do DTSX1, incluindo um display de fácil leitura, circuitos de saída de relé, circuitos de alarme e outros hardwares necessários para a detecção de calor, estão alojados em um único gabinete medindo 50cm (L) × 50cm (A) × 25m (P). Adequado para uso com cabos de fibra óptica especificados pela Yokogawa e projetado especificamente para uso em monitoramento de instalações e aplicações de detecção de incêndio, o DTSX1 é fácil de instalar, leva menos tempo de instalação *2 e custa menos do que um sensor de temperatura de fibra óptica de uso geral.

 

2. Capaz de medir dados de 4 cabos de até 16 km de comprimento

O DTSX1 pode ter até 4 canais recebendo dados de temperatura via cabos de fibra ótica, cada um com até 16 km de comprimento. Em termos de número de canais e distância total de medição, o DTSX1 supera todos os detectores de calor por fibra ótica atualmente no mercado*3. O número de canais pode ser definido para 1, 2 ou 4 e a distância de medição pode ser definida para 2, 4, 6, 8, 10 ou 16 km.

 

3. Templates já disponível para uso com o software GA10 para monitorar o status das instalações

Foram criados templates para o software de registro de dados baseado em PC GA10 da Yokogawa, que facilita a exibição de dados DTSX1. As janelas de monitoramento para cada tipo de aplicativo permitem a detecção rápida e a localização de falhas.

* 1 Um pedido para certificar o DTSX1 para conformidade com o padrão de detecção de incêndio EN54-22 da UE está pendente.
* 2 O tempo total de instalação, desde o início da instalação até a conclusão da configuração, foi reduzido em aproximadamente 30%.
* 3 Baseado em uma pesquisa de setembro de 2018 da Yokogawa.

 

Principais Mercados Alvo

As indústrias de ferro e aço, energia, química, metais não-ferrosos, papel e celulose e petróleo e gás.

 

Aplicações

  • Detecção de incêndio em esteiras transportadoras de carvão em usinas térmicas e usinas de ferro
  • Monitoramento de acúmulo anormal de calor em racks de cabos de energia
  • Detecção de incêndio em túneis de serviço
  • Monitoramento de manutenção de fornos em plantas de ferro e aço e químicas
  • Detecção de incêndio em túneis de trânsito e outras infraestruturas

 

Compromisso futuro

A manutenção está se tornando uma questão cada vez mais urgente à medida que as instalações envelhecem e os funcionários qualificados se aposentam. Alavancando a capacidade do DTSX1 de integrar-se suavemente com seus sistemas integrados de controle de produção, sistemas instrumentados de segurança e aquisição de dados e sistemas de controle, a Yokogawa oferecerá soluções que antecipa um risco de incêndio e ajudam os clientes a operar suas instalações com segurança.

 

Sobre o OpreX

OpreX é a marca abrangente da automação industrial dos negócios de controle da Yokogawa. O nome OpreX representa a excelência nas tecnologias e soluções que a Yokogawa cultiva através da co-criação de valor com seus clientes e engloba toda a gama de produtos, serviços e soluções de IA da Yokogawa. Essa marca compreende as cinco categorias a seguir: OpreX Transformation, OpreX Control, OpreX Measurement, OpreX Execution e OpreX Lifecycle. O detector de calor de fibra óptica DTSX1 é uma solução da família OpreX Field Instruments na categoria de medição OpreX de instrumentos e sistemas de campo que possibilitam medição, aquisição de dados e análise altamente precisas.

Com esta marca, a Yokogawa fornecerá soluções integradas que atendam a necessidades específicas e apoiem seus clientes em seus esforços para transformar e expandir seus negócios.

 

Sobre o Yokogawa

Fundada em 1915, a Yokogawa desenvolve atividades abrangentes nas áreas de medição, controle e informação. O negócio de automação industrial fornece produtos, serviços e soluções vitais para uma ampla gama de indústrias de processo, incluindo petróleo, produtos químicos, gás natural, energia, ferro e aço e celulose e papel. Com o negócio de inovação da vida, a empresa visa melhorar radicalmente a produtividade nas cadeias de valor da indústria farmacêutica e alimentícia. As empresas de teste e medição, aviação e outras continuam a fornecer instrumentos e equipamentos essenciais com precisão e confiabilidade líderes do setor. A Yokogawa co-inova com seus clientes por meio de uma rede global de 113 empresas em 61 países, gerando US$ 3,8 bilhões em vendas no ano fiscal de 2017. Para mais informações, visite www.yokogawa.com.

Os nomes de empresas, organizações e produtos aqui contidos são marcas comerciais ou marcas registradas da Yokogawa ou de seus respectivos proprietários.