Notícias

26 de Janeiro, 2018

Yokogawa Lança o Enterprise Pipeline Management Solution R1.03

 

A Yokogawa Electric Corporation anunciou o lançamento do Enterprise Pipeline Management Solution (EPMS) R1.03, a última versão do pacote de aplicações de nível empresarial para dutos de transporte, que teve seu primeiro lançamento ao mercado em junho de 2015. O pacote EPMS é baseado nos mais de 20 anos de experiência da Yokogawa em implementar soluções para gerenciamento de gasoduto e oleoduto ao redor do mundo.

Desenvolvido para implantação em ambientes de gerenciamento de operações dutos de transporte, o EPMS suplementa a base da plataforma SCADA com aplicações específicas para gases e líquidos, que permitem a um operador de dutos de transporte gerenciar contratos de entrega e logística associada de uma maneira segura, econômica e eficiente.

 

Características do desenvolvimento

Muitos sistemas SCADA de dutos de transporte atualmente em uso têm sido adaptados para atender um conjunto específico de circunstâncias. Eles carecem tanto de uma base padrão de sistema para suportar módulos de aplicações conectáveis e um projeto base que garanta a interoperabilidade com ambientes empresariais e políticas de TI. A manutenção e o upgrade de aplicações feitas sob medida, que muitas vezes têm sistemas complexos de arquitetura para proteção de brechas na segurança, aumenta os desafios para os operadores dos dutos.

O pacote EPMS é uma solução sustentável construída para aplicações de dutos de transporte que podem ser utilizadas em conjunto com funções comuns de supervisão e monitoramento, e é baseada em uma plataforma bem elaborada, que é tanto amigável em TI quanto segura. Como não há duas aplicações idênticas de dutos de transporte e filosofias operacionais podem divergir de um operador de para outro, o EPMS permite modificações fáceis em templates e funções, sem a necessidade de contatar experts em aplicações para dutos. Além disso, o EPMS pode ser oferecido em combinação com soluções avançadas de simulação, que tanto reduzem o tempo de comissionamento quanto permitem uma simulação completa do ambiente de gerenciamento das operações de dutos de transporte para o treinamento de operadores.

 

1. Interface de gerenciamento aprimorada

Quando ocorre a transição de um produto para outro no duto de transporte, uma mistura de um certo volume e que varia de qualidade se formará com a interface entre fluidos adjacentes. Com o EPMS R1.03, múltiplos cortes de produtos da mesma interface podem ser realizados para o gerenciamento fácil das gradações de qualidade. Além disso, o uso de medidores de densidade de produto para detectar variações na qualidade da interface com base na cor e teor de enxofre agora é suportado.

2. Uso compartilhado de dispositivos físicos

Para a entrega de produtos em diferentes tanques, o EPMS R1.03 permite múltiplos caminhos de fluxo para compartilhar o uso do mesmo medidor físico. Isto é possível graças à atribuição do chamado medidor lógico para cada caminho do fluxo. Os medidores lógicos atribuídos são então associados a um medidor físico específico. Isto é economicamente viável, pois reduz o número de medidores físicos necessários para cobrir uma aplicação específica.

3 Gerenciamento de lote aprimorado

Para grande flexibilidade, continuidade e eficiência energética, o EPMS R1.03 suporta uma injeção e remoção de fluxo lateral, uma vez que um lote de produto passa por um local de entrega ou recebimento intermediário. Os principais benefícios aqui são as oportunidades para ajustar facilmente o volume de um lote principal e para gerenciar de forma mais eficiente mudanças súbitas na demanda. Para outras otimizações, são fornecidos aprimoramentos para operações de divisão/mesclagem e lotes locais.

Shigetsugu Betchaku, gerente global de desenvolvimento de negócios da Yokogawa para o setor de óleo e gás midstream, disse o seguinte sobre este novo lançamento: “Com produtos múltiplos para dutos de transporte, o EPMS R1.03 trará flexibilidade significantemente maior na gestão de lotes, interfaces e raspadores.”

 

Principais mercados-alvo

Pipelines de óleo e gás upstream/midstream e plantas associadas.

 

Sobre o EMPS

O pacote de softwares EPMS da Yokogawa é baseado em mais de 20 anos de experiência na entrega de soluções de automação para oleoduto e gasoduto ao redor do mundo. Este pacote de aplicações de gerenciamento de dutos de transporte incorpora o mesmo conhecimento e capacidade utilizados no desenvolvimento do FAST/Tools R10.01, lançado em 2014. As funções suportadas pelo EPMS são:

- Nominação e medição de gás/líquido
- Cálculo do valor energético
- Gerenciamento de lote e tanque (líquidos multi-produtos)
- Monitoramento da integridade dos dutos de transporte
- Monitoramento de energia do compressor/bomba 

 

Para mais informações

Enterprise Pipeline Management Solution (EPMS)

https://www.yokogawa.com/solutions/products-platforms/control-system/supervisory-control-and-data-acquisition-scada/enterprise-pipeline-management-suite-epms/

Indústrias – Pipeline

https://www.yokogawa.com/industries/oil-gas/pipeline/

 

Sobre a Yokogawa

A rede global da Yokogawa é composta de 113 companhias distribuídas entre 60 países. Fundada em 1915, a companhia de US$3.5 bilhões é engajada em inovação e pesquisa no estado da arte. A Yokogawa está ativa na indústria de automação e controle (AI), teste e medição, aviação e outros segmentos de negócios. O segmento AI possui um papel vital em uma grande variedade de indústrias incluindo óleo e gás, química, gás natural, energia, siderúrgica, papel e celulose, farmacêutica e alimentos. Focando neste segmento, a Yokogawa ajuda as companhias a maximizar seus lucros por oferecer uma gama de produtos de alta confiabilidade e serviço com a nossa subsidiária “KBC Advanced Technologies” para proporcionar soluções premium e serviços. Para maiores informações sobre a Yokogawa, por favor visite www.yokogawa.com

 

Os nomes das companhias, organizações e marcas neste texto são marcas comerciais ou marcas registradas dos seus respectivos portadores.